Um agradecimento aos meus leitores

A partir do momento em que foi anunciado o câncer na laringe do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, tenho acompanhado algumas opiniões em portais, redes sociais e blogs. É assustador: o UOL foi obrigado a desabilitar os comentários e muitas mensagens que eu li pela rede traziam uma absurda carga de ódio e negativismo quanto à saúde e até mesmo à vida do ex-presidente.

Em parte não dá para entender tamanho ódio em tantas mensagens que acompanhei pela internet. Prefiro não discorrer sobre algumas teses que eu tenho sobre isso, pois provocaria uma polêmica da qual não pretendo alimentar. E principalmente porque o debate político no Brasil chega às raias da infantilidade com um maniqueísmo do tipo “nós somos bonzinhos e eles malvadinhos” – o que atrapalha qualquer tentativa de debate mais sério. As divergências políticas e ideológicas sempre existirão, contudo temos ainda muito a amadurecer nesta jovem e já problemática democracia.

Enquanto acompanhava essas leituras pensava em meu humilde blog. Comparando com alguns daqueles blogs famosos ou não tão famosos assim mas que contam com boa divulgação, impossível deixar de relacionar a quantidade de comentários e os possíveis page views daqueles com este pobre Grooeland.

Segundo o Google Statistics, este blog teve 13 mil page views no mês passado, o que é um número interessante para um blog que não é famoso e nem é tão divulgado assim. Há blogs que chegam a 15 mil page views por dia e nem pertencem às chamadas “celebridades” ou “sub-celebridades”. Por aqui são mais de 300 visitantes por dia que chegam até o Grooeland seja via Google, redes sociais, via blogs de amigos.

Não tenho pretensões maiores com este blog. É um hobby, uma coisa que eu gosto de fazer e faço questão de manter atualizado, após passar por um longo período sem postagens. Fico muito orgulhoso em saber que alguns textos e charges publicados aqui foram usados por professores em suas aulas e até mesmo em revistas. É um hobby, claro, mas também é uma grande responsabilidade, afinal são 232 followers – ou “seguidores”, em uma tradução mais literal – que acompanham as postagens deste blog.

E é para estes leitores que eu escrevo e que fazem toda a diferença por aqui. Em um destes blogs que possuem seus 15 mil, 30 mil acessos diários, o formulário de comentários está sempre “bombando”, com 200, 300 opiniões, até mais do que isso; porém ao analisar o teor daqueles comentários – não apenas neste caso específico do ex-presidente, mas também outros assuntos – poucos são aproveitáveis. Os meus comentaristas, ao contrário, são poucos, mas inteligentes. Eu prefiro estes 10, 12 comentários a 500 comentários vazios ou pretensiosos.

O que eu gostaria mesmo é ter mais tempo e organizá-lo de forma que eu pudesse visitar com mais frequência todos os blogs que eu gosto. Sempre dou um jeitinho, alguns intervalinhos aqui e ali, mas sei que fico em falta algumas vezes. Portanto essa postagem é uma forma de dizer “muito obrigado” a todos vocês, queridos leitores e comentaristas aqui do Grooeland, por contribuírem significativamente com opiniões inteligentes e sensatas para a manutenção agradável e prazerosa deste espaço. Gracias, thank you, obrigado! J

42 comentários:

  1. Jaiminho,
    um comentarinho para dizer que depois vem o comentariãooo, ainda hoje ou no máximo no madrugadãooo.
    (rimou).
    Volto.
    Beijinhos e ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, grande Jaime.

    Faço parte destes leitores que aparecem por aqui, no seu humilde mas muito confortável espaço virtual, sempre que possível.

    Tenho de comentar mais, é claro... mas o tempo é sempre corrido e nem sempre é fácil escrever alguma coisa, quando geralmente os posts já falam tudo.

    Parabéns pelo sucesso. Acho que seu blog merecia mto mais, mas a maioria da galera só quer ler bobagens e ver imagens engraçadinhas em blogs. Espaços assim, mais "cabeças", assustam o leitor comum. Mas vale a pena ser mantido.

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaime.
    Muito interessante o seu texto sobre a doença do ex-presidente e a opinião das pessoas.Nota-se que essas pessoas tem muito ódio no coração.Tenho medo delas.
    Sempre passo para visitar vc,mas nem sempre deixo comentários.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Adoro vir aqui... Muito boa a reflexão e as 'estatísticas'...

    Sobre o episódio 'Leitores, internet e doença do Lula, fico com a frase do Gilberto Dimenstein >> "Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado, um avanço do jornalismo, e, de outro, uma porta direta para o esgoto do ressentimento e da ignorância."

    Grande beijo =)

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu querido e novo seguidor, já estou te segundo também...Gostei do post, é bom falar disso, eu não votei no Lula, não gosto e nem acredito nos políticos atuais, mas sou humana e senti a doença dele, como se fosse a de um familiar, sem hipocrisia nenhuma, sou *gente.
    Não participo das coisas do Mal, amei o que vc escreveu baiano, eu sou uma carioca e nossos estados são semelhantes em *alegria de viver, não é.
    Beijo pra você.
    MerY*

    ResponderExcluir
  6. Bem, obrigada pela parte que também me toca, rs. Também compartilho desta opinião, prefiro poucos seguidores e comentários mas que valham a pena (meu blog, tadinho, está engatinhando e tem várias postagens sem comentários) que ter milhares de seguidores que nem leem e/ou comentários sem noção. Gostei do desenho que inicia esta sua postagem.Difícil mesmo entender essas pessoas que postam barbaridades contra seus semelhantes.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Jaime, você é lido por tanta gente porque é inteligente e arrasa nos textos!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Gracias, Aninha! rsrs

    ***


    Cissa, Cissinha,

    não tenha pressa, apareça quando puder e quiser! :) Beijinho!


    ***

    Prezado poeta Satoru ,

    e olha que o Lula nunca foi parado por uma blitze, hein? Já o Aecinho, foi. Esse ai num engana, né? hahaha

    Sou paulistano da Zona Norte, mano. Morei muito tempo no Jaçanã e depois atravessei a ponte, pertinho, pra morar em Bagulhos, digo, Guarulhos! =D E lá estudei e graduei pela gloriosa UNG.

    Tô escondido em Salvador há 11 anos! rs =D


    ***

    Salve, grande Moiza!

    Rapaz, não se preocupe com os comentários, sua visita é sempre muito bem-vinda! Sabe que sou um admirador do seu trabalho e acompanho seus progressos com as tirinhas, cartoons e caricaturas! Já te falei de um desenhista baiano chamado Cedraz, criador da Turma do Xaxado? Procure em São Google, é muito bom! Ele foi professor, bancário e correu atrás do grande sonho que é desenhar, publicar HQ´s! Lembro dele e de você porque são trajetórias que se parecem, em certo ponto!

    Grande abraço e obrigado pelas palavras!


    ***

    Professora Eneci,

    eu fico grato por suas visitas! Muito obrigado mesmo! :)

    Também fico assustado com essas manifestações todas de ódio e de pessoas que tratam adversários políticos como "inimigos mortais". Perigoso!

    Abraço!


    ***

    Oi, Calila!

    Muito obrigado pelas suas visitas, sempre com aquele aroma gostoso de um cafezinho no ponto...rs

    Apesar de eu ter minhas implicâncias com o Dimenstein, desta vez ele acertou em cheio. É uma pena que precise ser assim. Mas como ainda estamos aprendendo a lidar com uma "liberdade" como "nunca antes na história deste país" (ops! rs), ainda poderemos ter esperança de que este aspecto melhore. :)

    Beijão! =*


    ***

    Oi, Mery!

    Ah, que bom tê-la por aqui! Seja bem-vinda e volte sempre rs :)

    Eu gosto do Lula, sabe? E respeito quem tem suas divergências políticas, mas daí a atacar o ser humano desejando a morte e outras coisas horríveis...é lamentável! :(

    Pois é, eu sempre costumo dizer que Rio de Janeiro e Salvador são muito parecidos! E olha que eu sou paulistano, mano...rs Mas gosto dessa alegria toda! E quem não gosta, né? =D

    Beijo!

    ***

    Oi, Mari B.

    Ah, mas é assim mesmo no começo, enquanto estamos engatinhando...rs Depois aparecem alguns comentários, visitantes... eu acho melhor poucos e bons comentários do que milhares de comentários vazios e até pretensiosos.

    Não é? Tem gente que acessa a internet como se estivesse indo pra guerra...foi isso que eu tentei retratar em meus toscos rabiscos rs =D


    ***

    Puxa, Myself, obrigado mesmo por suas palavras! Eu agradeço a você por suas visitas e comentários! Beijoooo!

    ResponderExcluir
  9. Adoro esse blog!Encontrei e não largo mais!E em relação ao post,eu não entendo porque tanto rancor das pessoas com o Lula,pois existem políticos piores por aí e ninguém se manisfesta quando eles surgem com seus sorrisos falsos e conversas pra boi dormir.Ano que vem,durante a campanha politica,vamos poder comprovar a falta de memória da grande parte do eleitorado brasileiro, e também a falta de coragem de expor a revolta no momento que o candidato pedir o voto.Uma coisa é escrever ofendendo alguém,outra é fazer isso cara a cara, que é coisa bem rara.Abraços

    ResponderExcluir
  10. Kid Jaiminho!
    Voltei! Porque quero e posso!
    ...
    Mesmo sendo 3h26 da madrugada. Mas eu disse que voltaria no máximo no madrugadão...

    Bem, quanto ao Lula e "tiurma", também não vou falar mais do que: creio que com saúde não se brinca, seja lá quem esteja passando pelo o quê. Questões de dramas de saúde pessoal, são questões de dramas de saúde pessoal.

    Quanto ao Groo, posso te deixo a minha experiência com teu blog. Não me lembro sinceramente se foi eu ou tu, quem apareceu antes na vida virtual do outro. Só me lembro que quem foi o primeiro, (te lembra quem foi?), chamou o outro para seguir, e assim nos seguimos.
    Encontrei aqui um espaço muito inteligente, como alguns que tenho sorte de ter encontrado. Com uma pessoa, Jaiminho, que escreve muito bem e tem um traço maravilhoso, deste último posso falar, pois sou designer gráfica desde 87 (não vale adivinhar minha idade).
    Pois bem, quando o trabalho é muito bom sob meu ponto de vista, acabo ficando viciada, e volto e volto, e não larguei mais o Groo.

    Quanto aos comentários, Jaiminho, tenho sorte de ter seguidores inteligentes que comentam muito bem, (diga-se "bem", de forma inteligente, que acrescente, com poucas palavras ou muitas, e até dão indiretamente ideias, conselhos, e fazem eu crescer). Alguns entram lá, só para terem seus comentários retribuídos. Sinceramente, para mim não tem problema quanto a estes, cada um que pense e faça como quiser, retribuo e pronto. Tem gente também, que sentimos que não lê tudo, ... não posso fazer nada. Leia quem quiser, comente quem quiser, mas...
    comente bem quem puder!
    Tu és um deles!

    Aliás tu inauguraste o "comentariãooooo". Eu tenho alguns seguidores/comentaristas fieis que já vinham fazendo isso, vez por outra, mas tu semmmmpreeeee comenta compridoooooo, o que para mim é uma honra, (não te coloco nenhuma obrigação nisso), mas significa que a pessoa tirou tanto proveito, atá do que nem escrevi, que parece que está escrevendo junto (aliás o gaúcho já tá encorporando em mim, aguarda que te mando...).

    Jaiminho, concluindo:
    eu que te agradeço por seguir meu blog, comentar, apreciar,ler, pois tu és uma pessoa muuuuuuito inteligente, quem sabe existe uma espécie de osmose virutal, que pega via pixel, e fico um pouco mais assim! rsrsr

    Beijinhos e inté, querido amigo!
    Te cuida :)

    ResponderExcluir
  11. Jaiminho,
    o relógio do teu blog ainda está uma hora atrasado, bichinho.
    Arruma isso Tchê! rsrs
    (se quiser!) rsrs
    Beijinhosssss

    ResponderExcluir
  12. Kid Jaiminho!
    Voltei! Porque quero e posso!
    ...
    Mesmo sendo 3h26 da madrugada. Mas eu disse que voltaria no máximo no madrugadão...

    Bem, quanto ao Lula e "tiurma", também não vou falar mais do que: creio que com saúde não se brinca, seja lá quem esteja passando pelo o quê. Questões de dramas de saúde pessoal, são questões de dramas de saúde pessoal.

    Quanto ao Groo, posso te deixo a minha experiência com teu blog. Não me lembro sinceramente se foi eu ou tu, quem apareceu antes na vida virtual do outro. Só me lembro que quem foi o primeiro, (te lembra quem foi?), chamou o outro para seguir, e assim nos seguimos.
    Encontrei aqui um espaço muito inteligente, como alguns que tenho sorte de ter encontrado. Com uma pessoa, Jaiminho, que escreve muito bem e tem um traço maravilhoso, deste último posso falar, pois sou designer gráfica desde 87 (não vale adivinhar minha idade).
    Pois bem, quando o trabalho é muito bom sob meu ponto de vista, acabo ficando viciada, e volto e volto, e não larguei mais o Groo.

    Quanto aos comentários, Jaiminho, tenho sorte de ter seguidores inteligentes que comentam muito bem, (diga-se "bem", de forma inteligente, que acrescente, com poucas palavras ou muitas, e até dão indiretamente ideias, conselhos, e fazem eu crescer). Alguns entram lá, só para terem seus comentários retribuídos. Sinceramente, para mim não tem problema quanto a estes, cada um que pense e faça como quiser, retribuo e pronto. Tem gente também, que sentimos que não lê tudo, ... não posso fazer nada. Leia quem quiser, comente quem quiser, mas...
    comente bem quem puder!
    Tu és um deles!

    Aliás tu inauguraste o "comentariãooooo". Eu tenho alguns seguidores/comentaristas fieis que já vinham fazendo isso, vez por outra, mas tu semmmmpreeeee comenta compridoooooo, o que para mim é uma honra, (não te coloco nenhuma obrigação nisso), mas significa que a pessoa tirou tanto proveito, atá do que nem escrevi, que parece que está escrevendo junto (aliás o gaúcho já tá encorporando em mim, aguarda que te mando...).

    Jaiminho, concluindo:
    eu que te agradeço por seguir meu blog, comentar, apreciar,ler, pois tu és uma pessoa muuuuuuito inteligente, quem sabe existe uma espécie de osmose virutal, que pega via pixel, e fico um pouco mais assim! rsrsr

    Beijinhos e inté, querido amigo!
    Te cuida :)

    ResponderExcluir
  13. Kid Jaiminho!
    Voltei! Porque quero e posso!
    ...
    Mesmo sendo 3h26 da madrugada. Mas eu disse que voltaria no máximo no madrugadão...

    Bem, quanto ao Lula e "tiurma", também não vou falar mais do que: creio que com saúde não se brinca, seja lá quem esteja passando pelo o quê. Questões de dramas de saúde pessoal, são questões de dramas de saúde pessoal.

    Quanto ao Groo, posso te deixo a minha experiência com teu blog. Não me lembro sinceramente se foi eu ou tu, quem apareceu antes na vida virtual do outro. Só me lembro que quem foi o primeiro, (te lembra quem foi?), chamou o outro para seguir, e assim nos seguimos.
    Encontrei aqui um espaço muito inteligente, como alguns que tenho sorte de ter encontrado. Com uma pessoa, Jaiminho, que escreve muito bem e tem um traço maravilhoso, deste último posso falar, pois sou designer gráfica desde 87 (não vale adivinhar minha idade).
    Pois bem, quando o trabalho é muito bom sob meu ponto de vista, acabo ficando viciada, e volto e volto, e não larguei mais o Groo.

    Quanto aos comentários, Jaiminho, tenho sorte de ter seguidores inteligentes que comentam muito bem, (diga-se "bem", de forma inteligente, que acrescente, com poucas palavras ou muitas, e até dão indiretamente ideias, conselhos, e fazem eu crescer). Alguns entram lá, só para terem seus comentários retribuídos. Sinceramente, para mim não tem problema quanto a estes, cada um que pense e faça como quiser, retribuo e pronto. Tem gente também, que sentimos que não lê tudo, ... não posso fazer nada. Leia quem quiser, comente quem quiser, mas...
    comente bem quem puder!
    Tu és um deles!

    Aliás tu inauguraste o "comentariãooooo". Eu tenho alguns seguidores/comentaristas fieis que já vinham fazendo isso, vez por outra, mas tu semmmmpreeeee comenta compridoooooo, o que para mim é uma honra, (não te coloco nenhuma obrigação nisso), mas significa que a pessoa tirou tanto proveito, atá do que nem escrevi, que parece que está escrevendo junto (aliás o gaúcho já tá encorporando em mim, aguarda que te mando...).

    Jaiminho, concluindo:
    eu que te agradeço por seguir meu blog, comentar, apreciar,ler, pois tu és uma pessoa muuuuuuito inteligente, quem sabe existe uma espécie de osmose virutal, que pega via pixel, e fico um pouco mais assim! rsrsr

    Beijinhos e inté, querido amigo!
    Te cuida :)

    ResponderExcluir
  14. Jaiminho, vou dividir meu comentariãooo em dois, pois não quer entrar tudo, se por acaso entrar todos que fiz, vc apaga o que é sobra, ok?

    Kid Jaiminho!
    Voltei! Porque quero e posso!
    ...
    Mesmo sendo 3h26 da madrugada. Mas eu disse que voltaria no máximo no madrugadão...

    Bem, quanto ao Lula e "tiurma", também não vou falar mais do que: creio que com saúde não se brinca, seja lá quem esteja passando pelo o quê. Questões de dramas de saúde pessoal, são questões de dramas de saúde pessoal. Tenho visto barbaridades na internet sobre isso.

    Quanto ao Groo, posso te deixo a minha experiência com teu blog. Não me lembro sinceramente se foi eu ou tu, quem apareceu antes na vida virtual do outro. Só me lembro que quem foi o primeiro, (te lembra quem foi?), chamou o outro para seguir, e assim nos seguimos.
    Encontrei aqui um espaço muito inteligente, como alguns que tenho sorte de ter encontrado. Com uma pessoa, Jaiminho, que escreve muito bem e tem um traço maravilhoso, deste último posso falar, pois sou designer gráfica desde 87 (não vale adivinhar minha idade).
    Pois bem, quando o trabalho é muito bom sob meu ponto de vista, acabo ficando viciada, e volto e volto, e não larguei mais o Groo.

    ResponderExcluir
  15. Segue...

    Quanto aos comentários, Jaiminho, tenho sorte de ter seguidores inteligentes que comentam muito bem, (diga-se "bem", de forma inteligente, que acrescente, com poucas palavras ou muitas, e até dão indiretamente ideias, conselhos, e fazem eu crescer). Alguns entram lá, só para terem seus comentários retribuídos. Sinceramente, para mim não tem problema quanto a estes, cada um que pense e faça como quiser, retribuo e pronto. Tem gente também, que sentimos que não lê tudo, ... não posso fazer nada. Leia quem quiser, comente quem quiser, mas...
    comente bem quem puder!
    Tu és um deles!

    Aliás tu inauguraste o "comentariãooooo". Eu tenho alguns seguidores/comentaristas fieis que já vinham fazendo isso, vez por outra, mas tu semmmmpreeeee comenta compridoooooo, o que para mim é uma honra, (não te coloco nenhuma obrigação nisso), mas significa que a pessoa tirou tanto proveito, atá do que nem escrevi, que parece que está escrevendo junto (aliás o gaúcho já tá encorporando em mim, aguarda que te mando...).

    Jaiminho, concluindo:
    eu que te agradeço por seguir meu blog, comentar, apreciar,ler, pois tu és uma pessoa muuuuuuito inteligente, quem sabe existe uma espécie de osmose virutal, que pega via pixel, e fico um pouco mais assim! rsrsr

    Beijinhos e inté, querido amigo!
    Te cuida :)

    ResponderExcluir
  16. Segue (vou ter que dividir em 3):

    Quanto aos comentários, Jaiminho, tenho sorte de ter seguidores inteligentes que comentam muito bem, (diga-se "bem", de forma inteligente, que acrescente, com poucas palavras ou muitas, e até dão indiretamente ideias, conselhos, e fazem eu crescer). Alguns entram lá, só para terem seus comentários retribuídos. Sinceramente, para mim não tem problema quanto a estes, cada um que pense e faça como quiser, retribuo e pronto. Tem gente também, que sentimos que não lê tudo, ... não posso fazer nada. Leia quem quiser, comente quem quiser, mas...
    comente bem quem puder!
    Tu és um deles!

    Aliás tu inauguraste o "comentariãooooo". Eu tenho alguns seguidores/comentaristas fieis que já vinham fazendo isso, vez por outra, mas tu semmmmpreeeee comenta compridoooooo, o que para mim é uma honra, (não te coloco nenhuma obrigação nisso), mas significa que a pessoa tirou tanto proveito, atá do que nem escrevi, que parece que está escrevendo junto (aliás o gaúcho já tá encorporando em mim, aguarda que te mando...).

    ResponderExcluir
  17. Divido em 3 partes...


    Quanto aos comentários, Jaiminho, tenho sorte de ter seguidores inteligentes que comentam muito bem, (diga-se "bem", de forma inteligente, que acrescente, com poucas palavras ou muitas, e até dão indiretamente ideias, conselhos, e fazem eu crescer). Alguns entram lá, só para terem seus comentários retribuídos. Sinceramente, para mim não tem problema quanto a estes, cada um que pense e faça como quiser, retribuo e pronto. Tem gente também, que sentimos que não lê tudo, ... não posso fazer nada. Leia quem quiser, comente quem quiser, mas...
    comente bem quem puder!
    Tu és um deles!

    ResponderExcluir
  18. Última parte... acho...

    Aliás tu inauguraste o "comentariãooooo". Eu tenho alguns seguidores/comentaristas fieis que já vinham fazendo isso, vez por outra, mas tu semmmmpreeeee comenta compridoooooo, o que para mim é uma honra, (não te coloco nenhuma obrigação nisso), mas significa que a pessoa tirou tanto proveito, atá do que nem escrevi, que parece que está escrevendo junto (aliás o gaúcho já tá encorporando em mim, aguarda que te mando...).

    Jaiminho, concluindo:
    eu que te agradeço por seguir meu blog, comentar, apreciar,ler, pois tu és uma pessoa muuuuuuito inteligente, quem sabe existe uma espécie de osmose virutal, que pega via pixel, e fico um pouco mais assim! rsrsr

    Beijinhos e inté, querido amigo!
    Te cuida :)

    ResponderExcluir
  19. O Google simplesmente decidiu que a "Cecília Romeu" estaria desativada!
    @#$%&*
    Este é um teste para ver se estou ativada de novo!
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  20. Grande Jaime. Beleza?

    Valeu pela resposta ao meu comentário, hehehe. É uma honra saber que acompanha meus trampos desde o início!

    Antônio Cedraz?! Claro que conheço. Na verdade, tenho algumas revistinhas do Xaxado. Curto demais o trampo deste cara e, com certeza, o sucesso dele é mais do que merecido.

    Abração... e valeu pelo comentário lá no VidaMonga o/

    ResponderExcluir
  21. Qualidade é melhor do que quantidade. Também penso quanto a você sobre receber poucos comentários, mas comentários cheios de conteúdo.

    É realmente muito bom que o Grooeland tenha esse número de visitas por mês porque é um meio de disseminação democrático da informação, independente, de uma cidadão comum como a maioria das pessoas neste país e que sofre com os descasos políticos e sociais.

    Acho que se você conseguir mudar as ideias de uma pessoa sem precisar obrigar o seu leitor a engoli-las, mas abrindo os olhos delas com argumentos inteligentes e consistentes, terá valido a pena. E as grandes mudanças partem das pequenas que são a base das outras.

    ResponderExcluir
  22. Jaime,
    É sempre um grande prazer ler o seu blog! Sou fã há muito tempo e amadureci muito minha forma de escrever depois que passei a acompanhar suas postagens inteligentes, úteis e as vezes até cômicas.
    Muito obrigado por nos proporcionar um pouco de cultura útil em tempos de fofocas e futilidades.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. O sucesso do blog é mais do que merecido, Jaime. Sua inteligência, seu caráter e seu humor que o digam - e repitam, por muitos e muitos anos, para nosso deleite e orgulho.

    Quanto ao Lula, essa onda de intolerância e desrespeito absolutos vem decerto dos mesmos indivíduos que consagraram conceitos como "Todo político é ladrão.", gente que julga tudo e todos a partir do pior tipo de corrupção: a do seu próprio senso de humanidade.

    Abração

    ResponderExcluir
  24. O sucesso do blog é mais do que merecido, Jaime. Sua inteligência, seu caráter e seu humor que o digam - e repitam, por muitos e muitos anos, para nosso deleite e orgulho.

    Quanto ao Lula, essa onda de intolerância e desrespeito absolutos vem decerto dos mesmos indivíduos que consagraram conceitos como "Todo político é ladrão.", gente que julga tudo e todos a partir do pior tipo de corrupção: a do seu próprio senso de humanidade.

    Abração

    ResponderExcluir
  25. Oi, Tane!

    Muito obrigado mesmo por suas palavras e visitas! E por ceder um espaço em seu blog para minhas charges, fico muito honrado com isso, gracias!

    Pois é, também não entendo tamanho ódio... há várias pessoas escrevendo sobre um possível preconceito das origens do Lula, não sei. Deixa pra lá, escrever sobre isso sempre dá confusão por conta até da imaturidade das discussões políticas atualmente. E a falta de memória do eleitorado é vergonhosa... reclama-se tanto dos políticos corruptos, mas eles sempre estão lá graças aos votos de eleitores, não é verdade? Um abraço! E obrigado! :)


    ***
    Moiza, está rolando Bienal do Livro aqui na Bahia e no sábado troquei ideia com o Cedraz. Super gente fina, humilde, recebe a todos muito bem, conversa...ah, o que tem de cartunista boçal por aí, amigo, não é fácil! Deveriam aprender com o criador da Turma do Xaxado! Rs Abraço!


    ***


    Peterson, você é leitor antigo e sempre participativo aqui do humilde Grooeland, sempre com opiniões inteligentes e sensatas! E escreve muito bem, com clareza e coesão! Parabéns!

    Sim, sim, e é isso o que eu acho mais legal na blogosfera, digamos: a autonomia e a autoria por parte de cidadãos comuns que tem um espaço para publicarem suas ideias, algo muito difícil antes da popularização da web2.0. Mas sabe que nem tenho essa pretensão de mudar as ideias de alguém? Passo as informações por aqui – por isso coloco os hiperlinks para complementar os textos – e as pessoas fazem uso destas da melhor maneira que puderem ou quiserem. Mas eu fico feliz, como já relatei, de saber que colegas professores utilizaram alguns textos em sala de aula! :)


    ***


    Oi, Fabi!

    Ei, mas eu gosto de escrever futilidades também hahaha Mas eu agradeço muito suas palavras, querida. E que bom saber desta amadurecimento de sua escrita – eu tenho certeza de que contribuí 0,001% para isso rsrs

    E vez em quando “nóis investi na comicidade por que eh divertido” rsrs

    Beijinho!

    ***


    Fala, Tuca!

    Muito obrigado, rapaz! Que seja assim por muitos e muitos anos mesmo e eu não tenha uma recaída, né? rs

    Gostei do que escreveu sobre a pior corrupção que pode acontecer com alguém: a própria humanidade. E curiosamente muitas destas pessoas não teriam pudores em cometerem as mesmas práticas detestáveis de determinados políticos que atentam contra a ética, principalmente. Assim fica muito complicado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Cissa, Cissinha,

    seguinte: minha avó sempre diz que prefere seguir o “horário de Deus”. Será que São Google pensa igual à minha querida vovó? Rsrs

    Olha, Cissa, adorei seu comentariãooooo do corujãoooo! Sobre o Lula e a tchurma você falou pouco e falou bonito. È exatamente isso – e como tem barbaridade nestes fóruns, minha nossa.

    Eu nem sei quem foi ou veio primeiro, Cissa... eu acho que encontrei seu blog meio por acaso, passeando pela blogosfera um dia desses. E de cara gostei muito do seu estilo muito bem humorado contando a saga da italiana, da vizinha e dos demais personagens do condomínio. Não gosto de comparar estilos e autores, mas lembrei-me um pouco da escritora Claudia Tajes, gaúcha que nem ti. Conhece? E ela é publicitária também. Enfim, gosto muito dos livros dessa escritora pelo humor leve e espirituoso – exatamente como você faz no Humor em Conto – aliás, não apenas na parte do humor, você manda bem nas crônicas quando é pra tratar de assuntos mais sérios. Lembrei: acho que cheguei ao teu blog em uma crônica sobre a Independência do Brasil varonil. E cheguei por lá, li, gostei, comentei e resolvi passear pelo blog...dona Josefa? Buenos Aires, um galã cheio de mistério envolvido em um romance com uma vizinha? Uia, que isso aqui tá engraçado, deixa eu ler! rsrs E acho que foi assim que começou, eu creio. Aí não largo mais também e sempre dou um jeitinho em minha agenda pra lá de esquisita com os horários mais malucos para passar por lá e deixar algum comentariãooo – já disseram que era prolixo e pode até ser verdade, mas gosto de comentar assim porque realmente leio as postagens e identifico aspectos interessantes nos textos destes blogs que eu gosto.

    Nem sempre há comentariõeees, afinal depende de tempo, estado de espírito, etc. Mas gosto de que seja assim porque acredito também que o mais interessante dos blogs é a interatividade e a troca de ideias, complementos de textos – quantas e quantas vezes eu escrevi textos fraquinhos mas comentaristas inteligentes conseguiam reforçá-los com os comments? “Era isso o que eu estava tentando dizer!”, já pensei tantas vezes. Por isso agradeço sempre aos comentaristas inteligentes que chegam por aqui.

    E você está entre esses comentaristas, Cissa. Combina leveza e inteligência e isso é admirável. Eu é que tenho a agradecer por visitar, comentar e seguir o que este humilde e deslocado paulistano em Salvador ( mas que já conhece alguma coisa de baianês, o que permite um diálogo interessante com o gauchês hahaha) tem a escrever e rabiscar. E grato pelos elogios também...eu sempre fico sem jeito com elogios rsrs. Vermelho como um pimentão rsrs Osmose virtual? Né? Pode ser mesmo que exista via pixels, bora criar uma tese sobre isso rsrs

    Ah, esse Google...pra quem quer ser “Deus”, tá falhando muito ultimamente! Ei, São Google, pra chegar a Deus precisa comer muito maná, leite, mel e passar 40 anos no deserto, falo? Rsrs

    Beijinho, Cissa amiga querida, e obrigado por suas palavras! :) Te cuida aí no Rio Grande, tchê! Rs

    ResponderExcluir
  27. Jaiminho,
    nossa!
    Depois dessa, quando te devo???
    $$$
    rsrsrs
    Li teu (re)comentarião!
    Gracias, tchê! Xeruuuu!

    ResponderExcluir
  28. Sempre um prazer estar aqui nesse espaço agradável e de conteúdo inteligente e,melhor,que te faz refletir.
    Concordo plenamente contigo,para mim,mais vale um comentário que transmita algo bom,produtivo e renovador,do que mil bobeiras escritas.Vejo cada comentário em blogs,que eu mesma,me envergonho de ter lido.
    Parabéns pelos posts,pelas charges super hiper megas criativas.Um blog que eu fico muito feliz em seguir e comentar.
    Beijão,Jaime!Uma linda sexta para ti.Dani.

    ResponderExcluir
  29. Eu vi uns comentários sinistros na internet a respeito da saúde de Lula e também prefiro não tecer comentários, contanto, há uma revolta muito grande em nosso país pelo tratamento e tragédias que ocorrem no SUS (Seu Último Suspiro) e, portanto, não cabe a mim julgar tampouco quem fica revoltado, que está com doenças tão ou mais graves do que ele e não possuem dos mesmos recursos. E assim caminha a injusta humanidade.
    Sobre os visitantes do blogue, eu nunca conto isto de seguidores, visto que nem todo seguidor é leitor, muitos seguidores não passam de números. A mim o que me interessam são os parceiros, aqueles que comentam e sempre estão presentes. Estatísticas, números, não querem dizer nada. Eu mesmo, entro em muitos blogues, o assunto não me interessa e nem leio, fecho a janela, mas fiquei na estatística para alimentar o ego do blogueiro que se preocupa com isto.

    ResponderExcluir
  30. Eu vi uns comentários sinistros na internet a respeito da saúde de Lula e também prefiro não tecer comentários, contanto, há uma revolta muito grande em nosso país pelo tratamento e tragédias que ocorrem no SUS (Seu Último Suspiro) e, portanto, não cabe a mim julgar tampouco quem fica revoltado, que está com doenças tão ou mais graves do que ele e não possuem dos mesmos recursos. E assim caminha a injusta humanidade.
    Sobre os visitantes do blogue, eu nunca conto isto de seguidores, visto que nem todo seguidor é leitor, muitos seguidores não passam de números. A mim o que me interessam são os parceiros, aqueles que comentam e sempre estão presentes. Estatísticas, números, não querem dizer nada. Eu mesmo, entro em muitos blogues, o assunto não me interessa e nem leio, fecho a janela, mas fiquei na estatística para alimentar o ego do blogueiro que se preocupa com isto.

    ResponderExcluir
  31. Olha só, o meu comentário é o nº 28!!
    Obrigada pelo comentário no Inglês para Crianças. Continue acompanhando... tem mais novidades sobre o halloween para contar!

    ResponderExcluir
  32. Cissinha,

    eu agradeço, uai. E você merece, oras! rsrs

    Beijinho!


    ***

    Oi, Dani!

    Eu agradeço por suas palavras! Obrigado mesmo! :)

    Né? Tem cada comentário em um monte de blogs por aí que dá até vergonha alheia...rs Mas cada um no seu quadrado, né? Prefiro os meus poucos mais inteligentes e fiéis comentaristas, com os quais mantenho um diálogo prazeroso e enriquecedor! =)

    Beijo, Dani, tenha um ótimo final de semana! =*


    ***

    Christian,

    obrigado pela visita e pelo comentário. Bom, acho que a revolta não deveria ser apenas com o SUS, mas com o sistema educacional, habitacional, com um monte de ONG´s picaretas que temos por aí e muito mais... obviamente o SUS tem muitos, mas muitos problemas mesmo, no entanto não é fácil gerenciar um sistema de saúde tão complexo e abrangente. Falha dos governos, tanto atual quanto dos anteriores. Não é o ideal, mas é o que temos.

    O que eu acho bacana em ter um grande número de visitas é que alguns - mesmo que poucos - chegam e ficam. Há alguns que descobriram este blog "por acaso" e seguem... nem sempre comentam, o que é normal, pois o assunto abordado motiva a deixar alguma opinião; mas recebo alguns retornos via e-mail e outras redes sociais como Facebook e twitter. Gosto destes contatos que um blog proporcionar. :)

    Abraço!


    ***

    Michelle ,

    sempre acompanho! :) Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  33. E aí santista arretado da moléstia, como vai?
    Sobre a doença do Lula, acho que vale a manjada máxima "se você não tem algo de bom a dizer,não diga nada", que muitas pessoas deveriam seguir, ao invés de destilarem ódio a torto e a direito.
    E nestas minhas andanças por sites nerds, o que mais vejo é o que tu relatou; em "sites famosos" (que são famosos apenas pelo fato de serem famosos (?!)) existem centenas de comentaristas fixos que só comentam para aparecer e não somam absolutamente nada.
    É a arte de perder tempo levada a um outro nível.
    Por causa disso, realmente não importa quantas pessoas comentam, e sim se fazem isso sincera e desprendidamente.
    Teus textos e charges são inteligentes e, melhor ainda, sábios, já que a sabedoria consiste em saber quando se usar a inteligência de forma coerente e dosada.
    Acho que a maior recompensa que se tem ao manter-se um blog é saber que você influenciou alguém a pensar sobre assuntos que ela desconhecia ou não havia se dado de conta que conhecia.
    Isto e propiciar que pessoas realmente incríveis se tornem amigas de verdade porque se conheceram graças aquilo que você escreveu.
    E pode ter certeza de que fazes isso esplendidamente bem.
    Por isso, congratulações pelo ótimo e inimitável trabalho.
    E caso alguém te critique, deixa pra lá, gente sem senso de humor e sem imaginação sempre vai existir.
    Nem que seja para lembrar aos demais o quanto estas qualidades são valiosas.
    Abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  34. Oi Jaime!!
    Primeiro te digo que é uma honra ser teu seguidor e uma honra te-lo como meu.
    Me encanta seus comentários, não pelo tamanho deles e sim, pelo conteudo. Sempre inteligentes e pertinentes.
    Acabei de ler o comentário que você deixou para o Jacque, daria um post a parte.

    Em relação a midia e a doença do lula eu só tenho a lamentar a perversidade da raça humana.
    Tripudiar em cima de uma doença tão séria é no minimo desumano.

    Um beijo..mais sucesso ainda com seu blog!!

    ResponderExcluir
  35. Olá Jaime,
    Gostei muito do trabalho em seu blog. É muito legal, pois aborda temas variados em seus posts e os riscos e rabiscos são muito bons. Já estou seguindo seu blog, se desejar conhecer meu blog o endereço é http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com
    Saudações,
    Leandro CHH

    ResponderExcluir
  36. Olá, Jaime.

    Que bom estar aqui lendo sua crônica tão sensível aos problemas humanos, não só relatando fatos corriqueiros sobre opiniões que nos assustam com tanta falta de complacência e até mesmo distorções, fruto do falar por falar, sem depuração de conteúdo, dada a complexidade de entender a vida.
    Senti a leveza de suas ponderações, e sábias, não só nesta postagem, mas ao que me salta à vista, essa é sua proposta, no que pude apreender logo, nesse primeiro contato com o seu blog.
    Pude notar esse entendimento, também, nos comentários das pessoas à postagem.
    Agradeço-lhe a gentileza de comentar no meu blog, no apreço que deixou ao conto de infância, feito com simplicidade, mas ressaltando as coisas primordiais da vida, entre elas a saudade.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  37. Jaiminho,
    não ri, tá bom?
    Quero te convidar para um grupo no Face de blogueiros criado por um amigo, o Victor Von Serran, e não sei como fazer de lá... (rsrsrs), então te passo o link, pode ser?

    http://www.facebook.com/groups/274247739286217/


    O nome é "Blogosfera No Face".

    Se quiser participar, tá bem legal, muita gente dos meus amigos, pessoal que comenta lá no Humroemconto,
    e... outros que não sei quem são :) Vixi Maria!

    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  38. Putz! Jaime!
    Eu de novo... cliquei num troço lá e acabei te adicionando, mas não era para ter um convite?
    Ah! Sei lá... dá uma olhadinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Grande Jaime

    Primeiramente te comprimentar por fazer parte dste tão seleto grupo,a blogosfera no facebook, seja bem vindo e convide teus amigos. quanto a tua postagem, ao ler fiquei meio frutrado por não aparecer aqui antes, com tão bom conteudo, e uma blogosfera muito familiar...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  40. Jacques , havia um velho ditado que ouvi de alguém da família assim: “Se não tem nada de bom a dizer sobre alguém, cala-te e te mantém”. Ainda sobre essa doença maldita...

    Pois é, tem esse povo que só faz número mesmo...por isso que eu digo que sou privilegiado em contar com comentaristas inteligentes aqui neste humilde espaço. E você é um destes comentaristas inteligentes que sempre acrescentam!

    Só tenho a agradecer suas palavras. E eu acho que é por aí, poder formar uma rede e encontrar afinidades e a partir de textos, imagens, formar amizades e conhecer um pouco mais das pessoas que estão geograficamente distantes, mas sempre têm algo bom a dizer!

    As críticas são válidas, não me importo com elas, desde que sejam bem fundamentadas. Ataques pessoais nunca sofri por aqui...a não ser um ou outro comentarista mais nervosinho nas postagens sobre a Claudia Milk, IURD e Serra...rsrs

    Abraço! E obrigado mais uma vez! :)


    ***

    Oi, Ma! Também gosto muito de tê-la por aqui e agradeço demais por isso. Infelizmente eu não consigo visitar os blogs que mais gosto – e o seu, com todo esse talento para com a cerâmica, realmente gosto sempre de visitar – mas sempre dou um jeitinho nos intervalinhos aqui e ali rs

    É que às vezes eu sou prolixo... aí exagero mesmo nos “comentariãooooo”, como diz a Cissa rs. Preciso aprender a ser objetivo rs

    Sobre o Lula, assino embaixo sua opinião!

    Beijo e obrigado mesmo por visitar, comentar e ainda tecer belas palavras! :)


    ***

    Oi, Leandro CHH , muito obrigado pela visita e pelos elogios. Certamente visitarei seu blog em breve para conferir o conteúdo por lá! :)

    Abraço!

    ***

    Oi, Evaldo! Eu só posso agradecer por sua visita e comentário gentil, mas devo agradecer mais ainda por sua crônica leve e que remete à infância postada em seu blog. Eu fiz uma “regressão” aos meus tempos de menino, na casa da vó, do pomar, das janelas, do banco, dos causos... eu acho que devemos buscar mesmo essa simplicidade que você relatou tanto lá em seu espaço como aqui no comentário. Pablo Picasso buscava por isso também. Outros artistas passaram a procurá-la depois de explorarem tantas possibilidades. A simplicidade, em muitos casos, é mais.

    Obrigado mais uma vez e um abraço!

    ***

    Cissa, Cissinha, eu não dei risada, não... tanto eu te perguntei depois no FB como é que faz e o que se faz neste grupo – “ai, que burro, dá zero pra ele”. CHESPIRITO, Chaves, tinha que ser!

    Eu agradeço pela lembrança...mas será que eu consigo participar legal por lá? Do jeito que eu sou envergonhado pra fazer divulgação até do meu blog – sério! No entanto vou acompanhar quem posta por lá e acompanhar o trabalho dos participantes. É legal!

    Beijinho! =*


    ***

    Oi, Victor Von Serran, obrigado pelas boas-vindas. Em breve explorarei melhor a página lá do grupo para conhecer melhor o trabalho de tanta gente. E certamente o seu blog estará nesta minha “trip”. É só eu organizar meu tempo melhor. E obrigado por suas palavras também!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  41. Oi Jaime!

    Primeiramente, parabens pelo texto...e parabens pelo sucesso que o seu blog tem!!! Afinal, é mais do que merecido!
    Então eu tambem prefiro muito mais comentários de qualidade do que quantidade...pelo menos todos que comentam no meu blog são pessoas que sempre tem algo a agregar...e pessoas com quem adoro trocar idéias!

    Ah nem me fale na falta de tempo para visitar os blogs que eu gosto..estou devendo tantas visitas1 Mas essas semanas estão sendo muito complicadas e atarefadas no trampo que eu ando meio bagaço rs. Ah mas fico fleiz que mesmo com o corre-corre vc aparece no meu blog! Eu tento fazer o mesmo..normalmente se comentam no meu blog eu tenho mais chances de ir no blog comentar por causa do tempo mesmo..quero pegar um dia se possivel só para visitar blogs rs.

    De gfato, um professor de inglês que se recusa a participar do Halloween é um pouco raro de se ver1 Mas é triste mesmo saber que o pessoal deixa o Folclore para lá. Porémp enso que isso acontece justamente pelas pessoas terem contato com o folclore apenas nas escolas...nunca tivemos filmes ou uma divulgação diferente sobre. Assim, o povo acaba sempre se distanciando ou colocando o folclore brasileiro como uma matéria de algum ano escolar.

    Quanto as festas de São João..bom, de fato aqui em SP não tem muitas delas mas acho que isso acontece por conta das regiões mesmo..ai no Nordeste a festa é mais popular, aqui em SP existem outros eventos que ocupam a predilação das pessoas. Mas nas cidades do interior existe várias festas juninas sim!

    Ah legal vc curtir o Papo Furado..bom normalmente eu escrevo o que me veem á mente, muito embora eu escreva sobre determinadas coisas quando estou em um estado espirito para tal. Claro que tent oevitar os dias que estou em momentos estressantes com determinadas pessoas para não sair bombardeando minha opinião...
    bjs e bom resto de semana pra ti!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.