Porco x Mosquito: álcool gel é a solução!

( Outra charge de gosto duvidoso do autor do blog. Clique para maior visualização)

ADVERTÊNCIA: Se você chegou a este blog, por favor, adote as medidas de segurança contra o vírus H1N1. Mantenha a distância de 1 metro do monitor; utilize máscaras ou cubra a boca com um lenço descartável; ao digitar um comentário, lembre-se de utilizar o álcool gel – se utilizar sabonete, prefira o sabonete líquido. Se este computador for compartilhado, favor trocar o teclado ou higienizá-lo.

O Brasil demonstra cada vez mais sua ligação com a temática fashion. Afinal, vira e mexe temos por aqui uma modinha: lembram de uma tal “lei seca”, cujo frenesi e fiscalização durou mais ou menos 1 mês? E que tal o “Fora Sarney”, que aos poucos vem sendo frustrado pelo Conselho de ética do próprio senado e a tendência é terminar mesmo tudo em pizza, para tristeza dos revolucionários pós-1992? E a modinha da vez é o álcool gel, para alegria dos fabricantes do produto!

Às vezes penso que eu esteja alheio ao que está acontecendo. Com a volta às aulas em alguns estados, tenho visto a imprensa falar todos os dias sobre medidas de segurança e higiene contra o vírus H1N1 nas escolas. O que é muito bom, afinal a função da imprensa é informar. O grande “astro” destas medidas de higiene é mesmo o já citado álcool gel, que as escolas disponibilizam em quantidade nos corredores, nos banheiros e vestiários.

Peraí: que escolas? Aquelas em que as mensalidades custam perto de mil reais ou aquelas da periferia braba onde faltam até papel higiênico? Copos descartáveis? A molecada em boa parte das escolas públicas se amontoa nos bebedouros cheios de lodo e limpos de vez em quando. Aliás, é interessante ver crianças aprendendo em escolas com mensalidades que equivalem a dois meses de salários de uma típica família brasileira coisas que a vovó já ensinava tempos atrás, como lavar bem as mãos.

Não estou dizendo que o vírus H1N1 seja uma bobagem, não sou irresponsável ao ponto de tratar um vírus que já vitimou mais de 400 pessoas como algo inofensivo. A população deve ser alertada e as medidas para prevenção devem ser informadas. A questão toda é certa paranóia que é instalada na sociedade e de como tudo isso será praticamente esquecido mais tarde. Agora, basta o cidadão tossir ou espirrar para ser praticamente isolado. Não saia de casa. Não abrace ninguém, não aperte as mãos. Na balada, não beije ninguém. No motel, além da camisinha, use álcool gel! ( taí um bom slogan para os donos de motel e até fantasias de casais)

Enquanto todos se preocupam com o álcool gel e a nova gripe, na disputa entre o porco e o mosquito a dengue ganha de goleada: só na Bahia, neste ano, os casos já passam de 100 mil! E olha que não faltaram propagandas institucionais, projetos em escolas e folhetos distribuídos nas ruas. Houve aquela empolgação inicial com “blitze” de “caça-mosquitos” visitando casas, dando palestras para comunidades, mas depois...bem, quanto tempo vai durar essa história de álcool gel e medidas de prevenção ao vírus H1N1 mesmo?

Espero que tenham gostado do texto de hoje. Obrigado e deixo aqui um abraç...ops, não pode! Abraço, não! Aperto de mão e beijinho, só com luva, máscara e, claro, álcool gel, a moda do momento!
****
Follow me on twitter: http://twitter.com/jaimeguimaraess

21 comentários:

  1. Eh... sem querer parecer irresponsável, o vírus matou 400 pessoas numa população de 190 milhões de habitantes. Acho engraçado, moro no Rio de Janeiro, tenho amigos em Minas Gerais, em São Paulo e no Rio Grande do Sul (4 dos estados mais atingidos pela H1N1). E nenhum desses meus amigos tiveram a gripe, ou conheceram alguém que a teve. Será que a coisa tá tão grave assim?
    E, como você mesmo disse aí, na Bahia passaram de 100 mil casos de dengue. E alguém está falando nisso?

    E antes que eu me esqueça, estudo na UFRJ e lá não vi nenhuma garrafa de álcool gel.

    Fique a vontade para visitar o Meus Pensamentos! Pretendo voltar ao seu blog mais vezes!
    http://lucasconrado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Engraçado isso. Agorinha há pouco, tava lendo no jornal, sobre a paranóia da Ivete Sangalo, na apresentação do Prêmio Multishow. Parece que a coitada se lambuzou literalmente de álcool gel, da cabeça aos pés. Não deixava que ninguém se aproximasse. Tocar a barriguinha então, nem pensar! Falaram que a Regina Casé quis lhe fazer um carinho e Ivete se esquivou (educadamente, claro, porque ela é fina!)

    Você falou tudo. Aqui no Rio, o estrago que a Dengue fez, anos a fio, parece que virou coisa do passado. É só gripe, gripe, gripe. Não nego. A situação por aqui andou feia mesmo. Mas sei lá! O povo já tá ficando doido, inventando mezinhas e receitas mirabolantes...

    Álcool gel?! Nossas escolas (públicas) mal têm dinheiro pro álcool comum, pra rodar as folhas no mimeógrafo! Sim, porque ainda se usa muito o mimeógrafo por aí... Uahhahahahaa!!!!

    Cara, e pra pegar mulher? Beijo na boca transmite gripe suína?! Qual é o procedimento? Gargarejar com álcool gel?! Será que Listerine serve? Tem álcool aquela droga, não tem?!

    Uahhahahahhahhhhaa!!!!

    Abração, Jaimão!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Groo,

    Eu não sei quem é pior: vc ou o Marcelinho...

    Acho que vou me entupir de álcool gel e mandar mil beijinhos pra vcs dois!!!

    Vivi

    ResponderExcluir
  4. Espero que essa onde a alcool em gel não chegue nos botecos infle o preço da cerveja e da cachaça!

    Olha Raulzito sobre o programa Pró-Alcool:

    Derramar cachaça em automóvel
    É a coisa mais sem graça
    De que eu já ouvi falar
    Por que cortar assim nossa alegria
    Já sabendo que o álcool também vai acabar?
    Veja, um poeta inspirado em Coca-Cola
    Que poesia mais sem graça ele iria expressar?
    É triste ver que tudo isso é real
    Porque assim como os poetas
    Todos nós temos que sonhar

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. caara, o pessoal adorou a ideia do alcool em gel! na minha escola acabram com dois litros de alcool em gel em dois dias!!! soh que nao necessariamente para higienizar, já vi guerrinha de alcool em gel, o pessoal adora passar o alcool na maos e bater palmas, ou passar na cara dos otros, as pessoas tao ficando alcoolatras!!!!!

    meu, mas falando serio, é realmente muito idiota fazerem tanto escandalo por causa dessa gripe quando as pessoas estao morrendo de dengue, que eh uma questao unica de condições sanitarias básicas!!! malaria!! no brasil as pessoas ainda morrem de malaria!!!!

    ResponderExcluir
  6. Dengue?... Ok, é sério; mas a prevenção (que funciona) é responsabilidade de todos.
    Fome também, depressão (ih, dessa aí, que derruba a imunidade de dentro para fora ninguém nunca entra numas de falar mesmo; fogem), violência urbana...
    Well, tô fazendo a prevenção da homeopatia, e chega...
    As únicas escolas que me preocupam são as que preocupam você, também...
    As de samba já estão ensaiando, heim?!...

    ResponderExcluir
  7. Passando a informação, lá na UERJ também não tem sequer água na bica de alguns banheiros... Que dirá álcool em gel.
    Confesso que tendo um sobrinho de dois anos em casa, a gente compra qualquer paranoia sobre cuidados de saúde. O pior é que agora além do repelente no menino tem que ficar se lambuzando de álcool em gel. Não vou criticar a Ivete porque eu, se ficasse grávida, ficaria com medo até de epidemia do outro lado do continente. Mas racionalmente concordo com o texto na questão do exagero das notícias, parece algo pré-apocalíptico! Parece que o mundo está prestes a se tornar algo na linha do resident evil. "Se tossir perto de mim, leva tiro na cara!"

    ResponderExcluir
  8. Acho que estou com gri... opa... o que eh isso??? um mosquito???

    ResponderExcluir
  9. sahasuahsuhasa agora é modinha andar com essas máscaras por ai. Fora irresponsabilidade mais uma vez do governo em questão de outras doenças mais graves.

    Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. só uma observação sobre a lei seca,eu acho que a midia exagerou nas reportagens sobre a lei seca quando ela foi aprovada, daí sim passou um mês e a midia esqueceu, mas até hoje a policia pega pesado nas estradas..
    Eu acho erradissimo não ter aula, só se estiver em estado de clamidade dá sim, qual é a prevenção contra a gripe quando eles prolongam as férias e as crianças vão para o shooping e LOTAM os cinemas? isso foi uma pesquisa!
    bom, eu adorei o seu texto, realmente tem gente que exagera como isolar as pessoas depois de uma tosse, e o alcool gel então só em colégios particulares, o governo mesmo não vai gastar furtunas com alcool gel, ahhh só se tiver um parente com uma fabrica de alcool por que dai eles podem lavar o dinheiro né?
    humilde o teu blog? não é muito beem feito, e escrito, parabéns!!
    www.nossasblonicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. vdd todo mundo esqueceu da dengue!
    e agora que vai voltar o verão ela volta com tudo, e matando mtas pessoas

    ResponderExcluir
  12. Poxa vida, e o pior é que a coisa tá paranóica assim mesmo.
    Eu não sei medir, exatamente, a gravidade da situação porque eu não conheci ninguém que tenha pego ou que tenha se hospitalizado, ou chegando ao extremo da morte.
    Mas lá na faculdade, por exemplo, o ar condicionado está proibido. E a água tem que ser comparada na cantina. Claro que eu não ligo, não sou acostumada com ar condicionado, morro de frio. Mas, ter que comprar água, eu já acho um pouquinho absurdo.Mas, como a faculdade é particular, e os bolsistas não são levados em conta, eu fico na minha e mato a sede com saliva.

    Ótimo texto, Groo - como sempre. um grande beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Groo!

    Eu tava pensando mesmo nisso esses dias. Na escola onde faço estágio tem um vidro de álcool gel num local estratégico, onde qualquer um pode usar. Mas pense bem: todo mundo pega no tal vidro! Será mesmo que é por aí?? E os bebedouros sem copos descartáveis? E as pias dos banheiros sem sabonete? Sei lá, prefiro não ficar pensando muito não.
    Enquanto isso, na sala de justiça, tem gente morrendo por causa de dengue (como você mesmo lembrou), morrendo pelo tráfico, morrendo de AIDS, morrendo pela violência, morrendo de raiva e de indignação!
    Bom, deixa pra lá...

    Gostei do seu post. E ele me deu uma ideia: quem sabe não consigo uma graninha revendendo álcool gel? Pode ser uma boa. Em tempos de crise... rs

    Abração!

    ResponderExcluir
  14. Jaime, eu sou como você. Acho que o H1N1 virou fim do mundo. Mas é o poder do caos, a sociedade gosta dessas coisas. Falou em algo que pode dizimar a raça humana, está lá os jornais estampando nas primeiras páginas (porque quem tem capa é revista). Devido a isso que o povo morre de medo. A dengue mata muito mais, e se eu não estou enganado morre cerca de 200 mil pessoas por ano só de gripe comum. Mas é gripe comum, né? A dengue no RJ mata mais que bala perdida.

    Sobre o álcool gel, tem uma paradinha de alcool em cada canto da faculdade, eu já chego espirrando causando pavor dentro dos elevadores. Tem gente de máscara lá!!! Eu não perco uma, já solto uma "tá parecendo bandido de faroeste, hein!" ou "hare baba" hauuhau (eu não vejo caminho das primas, digo, das índias. rsrs

    Jaime, a gripe é forte sim, mas também não é pra tanto. Você acabou de ver porque a imprensa é o quarto poder e viu a força que tem.

    Se alguém morrer afogado em poças d'água, vão fazer o povo ficar com medo de chuva! Mas é que essas coisas são doenças sociais, é depositar todas as expectativas nos meios de comunicação sem apurar nada. A verdade só é encontrada se procurarmos, ele nunca vem até nós.

    Abração, jaime!

    http://renanbarretoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Acho que sou uma das poucas pessoas que não estão dando a mínima pra essa gripe!!

    A mídia consegue mesmo aterorizar as pessoas.

    E sobre a dengue,como vc mesmo disse,não está mais na moda ter medo da dengue,certamente será a próxima epidemia (de novo!)=P

    Beijosssss!!!!

    ResponderExcluir
  16. Hahah!
    Esses dias meu sobrinho disse que não queria tomar banho: Queria passar alcool em gel!!! Rsss

    Eh rir pra não chorar,, rssss... Pq a vida continua inalterada, com tds as outras doenças ai! Temos que nos previnir sim, mas sem paranoia!!! O pior pra mim foi terem adiado tanto tempo o retorno as aulas.. Aff! Pra que???

    Bjks

    ResponderExcluir
  17. É a influência midiática sobre a vida das pessoas. Não podemos nos deixar influenciar pelo sensacionalismo jornalístico e esquecer da realidade que está a nossa volta: a dengue tem complicações mais graves e taxa de letalidade mais alta que a nova gripe(como garantem os especialistas).

    Recentemente fiz uma postagem em meu blog a respeito da mesma situação, deixo o link para quem desejar analisá-la http://antenar-se.blogspot.com/2009/08/esqueceu-se-dengue.html

    Abraços Jaime.

    ResponderExcluir
  18. Oi Jaime!
    Sou amiga do Marcelo e ele me indicou seu blog. Li seu post e gostei bastante. Aqui no RJ o povo tb está paranóico com a gripe suína. Em todos os lugares que vamos so se fala nisso. Um saco. Tudo bem que devemos tomar os devidos cuidados, mas, acredito que não seja para tanto. Uma histéria coletiva é meio preocupante. Pensando somente nisso, deixamos outros assuntos bem mais importantes de lado. Vide o que esta acontecendo em nosso congresso nacional.
    Parabéns! Quando puder entre no meu blog.
    Um abraço.
    Cintia Carvalho


    http://cintia-carvalho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei mto dos desenhos e da sua criatividade de falar sobre assuntos polêmicos mais com ousadia e descontração...

    Obrigada por passar no meu blog, estou te seguindo aqui e espero voltar mais vezes! ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo blog!!!
    =D

    )'(  OIEEE!
    (__) 
    >\< PASSEI POR AQUI!

    "SE EXISTE UMA ARTE DO BEM FALAR , EXISTE UMA ARTE DO BEM OUVIR".

    Ninguém é tão forte que nunca tenha chorado;
    Ninguém é tão fraco que nunca tenha vencido;
    Ninguém é tão insuficiente para nunca ser ajudado;
    Ninguém é tão inválido que nunca tenha contribuído;
    Ninguém é tão sábio que nunca tenha errado;
    Ninguém é tão corajoso que nunca teve medo;
    Ninguém é tão medroso que nunca teve coragem;
    Ninguém é tão alguém que nunca precisou de alguém.

    "O AMOR VERDADEIRO COMEÇA QUANDO NENHUMA RETRIBUIÇÃO
    SE ESPERA".

    (autor desconhecido)
              ♥  ♥
                ♥
             ♥ ♥ ♥
               ♥ ♥
              ♥ ♥
           ♥ ♥
              ♥ ♥
            ♥
        ♥ ♥  ♥
        ♥ ♥
         ♥ ♥
         ♥ ♥  ♥
       ♥ ♥ღViViAn\\(^_^)// Sbrussi
           ♥
        ♥ ♥  ♥
        ♥ ♥
          ♥
        ♥
          ♥ =D

    ResponderExcluir
  21. Concordo contigo! Sei que a pandemia de H1N1 é preocupante pois, já vitimou muitas pessoas. E a mídia cumpre sua função, de orientar para evitar o contágio. Mas, paranóia...isso já é demais!
    Tanto se falou dessa nova mutação da gripe, tanto pânico causou...q as pessoas chegam a olhar feio e se afastam, quando alguém espirra dentro de um transporte público.
    Sua análise sobre a falta de papel higiênico, dentro das escolas estaduais foi brilhante.
    Tanta coisa mais urgente p/ se pensar não é mesmo?
    O álcool gel realmente virou moda, é chique usar...os fabricantes...agradecem!
    Bjs, Fê

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.