educação
escritores escolares
independência da Bahia
leitura
literatura
prêmio literário
Prêmio 7º Concurso Escritores Escolares da Bahia
O 7º Concurso Escritores Escolares promovido pela Fundação Pedro Calmon através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação do Estado da Bahia premiou no dia 19 de dezembro de 2024 os estudantes, professores e escolas contemplados. Nesta edição, o tema foi sobre o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
Eu fui um dos premiados neste concurso literário com um conto em que ao melhor estilo Jorge Luís Borges, criei uma biografia da enigmática e popular figura do Corneteiro Lopes. Este soldado, na tradição popular, teve grande importância e destaque na batalha decisiva entre as tropas baianas e portuguesas em 1823. Reza a lenda que o corneteiro equivocadamente tocou o tema de "avançar" em vez das ordens para o toque de "recuar". Os portugueses acharam que o contingente do exército baiano/brasileiro era bem maior e mais equipado e bateram em retirada.
Em meu conto trago as origens do corneteiro Lopes, como ele foi parar no exército baiano e o que foi feito dele após as batalhas da independência. Uma história que ainda apresenta um explorador inglês atrás de uma cidade perdida na Bahia de acordo com documento de 1754: é o relato de bandeirantes descrevendo a localização desta cidade que nunca foi descoberta, mesmo com inúmeras expedições de exploradores e sertanistas pelas regiões da Serra do Sincorá e da Chapada Diamantina. Este documento se encontra na Biblioteca Nacional do Rio De Janeiro.
O e-book com este conto e todos os demais textos de alunos e professores premiados no Concurso está disponível na biblioteca virtual Consuelo Pondé. No entanto, como algumas pessoas relataram dificuldades em acessar o arquivo, disponibilizo o e-book para leitura AQUI.
Agradeço a Fundação Pedro Calmon e Diretoria do Livro e Leitura pela oportunidade e pelo trabalho incrível realizado em prol da literatura na Bahia. Conheça as ações da Fundação AQUI.
Nenhum comentário
Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.
Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.
Volte sempre! =)