Livros de 2014: retrospectiva.


Como já se tornou tradição aqui no blog, a minha listinha dos livros mais legais do ano que passou não poderia faltar. Desta vez farei um pouco diferente: a resenha será brevíssima, com poucas linhas para apresentação geral do livro e complementarei com algum trecho da obra.

Alguns livros relacionados são difíceis de serem encontrados – como Henry Miller e Stephen Nachmanovitch – e os interessados na leitura terão melhores chances procurando em sebos pela internet ou da cidade.

Vamos à lista:

- Pesadelo Refrigerado, de Henry Miller. O autor de “Trópico de Câncer” e da trilogia “Crucificação encarnada” apresenta nesta obra relatos de viagem pelos cafundós dos Estados Unidos e reflexões sobre a sociedade americana, valores de vida, artes, carros e mecânicos. 
“O homem gordo, pretensioso, de cara amarrada, de quarenta e cinco anos, que ficou assexuado, é o maior monumento da futilidade que a América criou. Ele é um ninfomaníaco que não realiza nada. É uma alucinação do homem paleolítico. É um feixe estatístico de gordura e nervos abalados para o corretor de seguros transformar em uma tese assustadora”. 

 - Deuses sem homens, de Hari Kunzru. O cenário é o deserto da Califórnia, onde encontrarmos um casal em busca do filho autista de 4 anos desaparecido, um rock star entediado, uma seita alienígena, um engenheiro de aviação da 2ª Guerra mundial... e tudo isso se passa em capítulos com histórias divididas em estrutura não-linear – saltamos de 1958, 1970 para 2008 sem perder o fio da meada.
“Na cidade todos reclamavam. Nas rochas, as moças se empoleiravam a 10 metros do chão, os seios nus balançando para frente e para trás enquanto elas batiam com os martelos em alguma porca ou parafuso. ‘Nosso trabalho’, confidenciou Montanha um dia, ‘é reconectar a Terra à corrente de impressões espirituais’. ‘Por que?’ ‘Porque estamos cercados de energia negativa, e ela está começando a alterar o eixo da Terra’.” 

- O complexo de Portnoy, de Phillip Roth. Sem papas na língua e principalmente sem nenhum pudor, “O complexo de Portnoy” nos apresenta Alexander Portnoy, um judeu americano que descreve sua relação com a mãe, neuroses e sobretudo seus impulsos e vícios sexuais de forma muito aberta a um psicanalista. Divertido, insano, provocador. 
“Pare de ficar ruborizado, pare de se envergonhar, você não é mais um filhinho da mamãe levado da breca! No que diz respeito a seus apetites, um homem de mais de trinta anos só presta contas a si próprio! Essa é que é a grande vantagem de ser adulto! Você quer pegar? Então pegue! Seja um pouco transviado, pelo amor de Deus! PARE DE SE PRIVAR DO QUE VOCÊ DESEJA! PARE DE NEGAR A VERDADE!”  

- Dez mulheres, de Marcela Serrano. De leitura fluida e em tom confessional, o livro da escritora chilena Marcela Serrano apresenta histórias de noves mulheres de idades e personalidades diferentes relatando experiências de vida em temas ligados ao amor, luto, separações, política, solidão, identidade. 
Muito humilhada, resolvi parar de beber. Essa época foi um pesadelo. Eu enganava a mim mesma. Jurava intenções que não cumpria. Escondia garrafas. Tudo o que os filmes dizem sobre alcoólatras é verdade. O problema era como enfrentar minha maternidade estando sóbria. Ou melhor, como aceitar que tinha sido estuprada por três soldados em guerra no meu país de origem. E que o resultado desse ato era um filho.” 

- A irmandade da uva, de John Fante. Sou suspeito para falar sobre Fante, pois sou fã do estilo rápido e objetivo do autor que, segundo Bukowski, “não tem medo da emoção”. Este livro não ombreia com os fantásticos “Pergunte ao Pó” e “Sonhos de Bunker Hill”, mas é John Fante puro, trazendo a história de Henry Molise voltando à cidade natal para uma convivência difícil com o pai Nick – alcoólatra, jogador compulsivo, temperamental. 
Tal pai, tal filho. Ah, Dostoiévski! Fiodor poderia ter surgido entre a neblina e colocado a mão em meu ombro e aquilo nada significaria. Como era possível um homem viver sem seu pai? Como poderia acordar pela manhã e dizer a si mesmo: meu pai se foi para sempre?” 


-
Este lado do paraíso, de Scott Fitzgerald. É sempre um prazer ler Fitzgerald! Embora este primeiro romance do autor (com toques autobiográficos) não se compare ao magistral “O grande Gatsby” ou “Os belos e malditos”, já encontramos elementos típicos da literatura de Fitzgerald: personagens nascidos em berço de ouro e sempre em busca do prestígio social. 
As pessoas, atualmente, se empenham tanto em acreditar em líderes, mas assim que dispomos de um reformador popular, um político, um soldado, escritor ou filósofo – um Roosevelt, um Tolstói, um Wood, um Shaw, um Nietszche -, a contracorrente da crítica procura destruí-lo. Meu Deus, nos dias de hoje nenhum homem pode manter-se numa situação de destaque. É o caminho mais seguro para a obscuridade. As pessoas enjoam de ouvir o mesmo nome repetidas vezes.” 

- Diários de Adão e Eva, de Mark Twain. Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido como Mark Twain, é um dos escritores presentes em minha formação literária. O título diz tudo: a vida de Adão e Eva em forma de diário escrito pelos próprios – e bem ao estilo do sr. Clemens: satírico, bem humorado e muito criativo. 
“Passei a semana na cola dele, para nos conhecermos melhor. Eu é que tinha que ficar puxando conversa porque ele era tímido, mas não me importei. (...) Ele fala bem pouco. Talvez seja porque não é muito inteligente e, como é muito sensível em relação a isso, tenta disfarçar.” 

- A elegância do ouriço, de Muriel Barbery. Em um prédio de bairro elegante e chique de Paris, encontramos uma zeladora filosófica, uma adolescente reflexiva e uma gama de personagens peculiares. O romance, bem escrito, é recheado de filosofia, literatura e bom humor. 
“Quando me angustio, vou para o refúgio. Nenhuma necessidade de viajar; ir juntar-me às esferas de minha memória literária é suficiente. Pois existe distração mais nobre, existe mais distraída companhia, existe mais delicioso transe do que a literatura?” 

- O país dos cegos e outras histórias, de H.G. Wells. Herbert George Wells dispensa maiores apresentações: se você já leu ou assistiu filmes como “A máquina do tempo”, “o homem invisível” e “A guerra dos mundos”, já foi apresentado ao mundo fantástico de Wells. Este volume compreende 18 contos do imaginativo autor britânico.
Durante catorze gerações aquelas pessoas tinham vivido na cegueira, isoladas do resto do mundo que era capaz de ver; os nomes de todas as coisas relativas à visão tinham se esmaecido e mudado.” 

- Ser criativo – o poder da improvisação na vida e na arte, de Stephen Nachmanovitch.
Trata-se de uma leitura acadêmica, mas o livro é delicioso: Nachmanovitch entrelaça elementos da música, arte, psicologia, filosofia oriental e literatura para trazer ótimas reflexões sobre o processo criativo e como ele brota em cada um de nós. O que temos que expressar já existe em nós, é nós, de forma que trabalhar a criatividade não é uma questão de fazer surgir o material, mas de desbloquear os obstáculos que impedem seu fluxo natural.”

- Amar ou depender, de Walter Riso. À primeira vista parece um livro de autoajuda; no entanto vai além disso: é sobre inteligência emocional, relações humanas e equilíbrio. Confira a resenha que escrevi AQUI
O amor é que o somos. Se você for irresponsável, sua relação amorosa será irresponsável. Se for desonesto, se unirá à outra pessoa com mentiras. Se for inseguro, seu vínculo afetivo terá ansiedade. Mas se você for livre e mentalmente saudável, sua vida afetiva será plena, saudável e transcendente.”

-Elvis economiza gasolina em cinco marchas, de Ana Cecília Romeu. Primeiro livro da escritora gaúcha, Ana Cecília nos brinda com a leveza de crônicas primorosas sobre diversos temas do cotidiano. Confira a resenha que escrevi AQUI.
Se estamos vivos é para vivermos, reserva em excesso pode não ser recomendando, e nossos dias, ainda que protagonizados por única personagem, exigem mais atores para o roteiro. O ser humano não sobrevive de monólogo, e nunca, jamais, um vinho é bom com a garrafa fechada. Não interessa a safra ou procedência: vinho é para ser bebido.” 

- Demian, de Hermann Hesse.
Há livros que a cada releitura sempre descobrimos algo novo, diferente. E “Demian” é um livro que merece a(s) releitura(s) porque parece dialogar com nosso “eu” em busca do autoconhecimento através da história de Emil Sinclair e Max Demian.
Que consigamos, tu, eu e alguns outros, renovar ou não o mundo é coisa que em breve se verá. Mas, dentro de nós mesmos, temos que renová-lo a cada dia.”


E você? Quais foram as suas leituras preferidas de 2014?   

19 comentários:

  1. Jaime, meu caro!
    Volto para ler com mais tranquilidade. Neste momento, apenas te agradeço pela referência ao meu livro e fiquei muito feliz por você tê-lo incluído entre suas leituras preferidas de 2014!
    Obrigada por tudo!
    Beijos e um feliz 2015!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das leituras mais prazerosas de 2014, Ana Cecília! :-) Um beijo e grato também! Que 2015 seja de muito êxito!

      Excluir
  2. Acho que, pela primeira vez, não li nenhum desses livros que vc indicou :O Mas pelo menos já li alguns dos autores rs. Vou anotar pra ler no futuro! abração e vivam as tradições dos blogssss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixemos certas tradições acabarem, né, Cris? rs :-) Grande abraço!

      Excluir
  3. Jaime, eu adoro esse tipo de postagem, pois é uma maneira de descobrir novos livros. Eu anotei uns três para ler. Legal! Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Aline! Espero que você goste das leituras! :-) Beijinhos!

      Excluir
    2. Passando para agradecer a sua doce visita e, também, para desejar uma bela semana. Beijinhos.

      Excluir
  4. Nunca sei se fico frustrada ou entusiasmada quando vejo um post literário onde não há quase nenhum livro que eu conheço. Dessa vez me são familiares Henry Miller e Mark Twain. Vou procurar este do Miller primeiro porque é sobre um tema que eu gosto muito.Depois vou procurar "O país dos cegos e outras histórias".
    Sempre bom ver indicações pela blogosfera.
    Belo 2015, Jaime!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luria, quem dera se eu pudesse ler também todos os livros que eu pudesse...rs Por isso também gosto de indicações. Espero que o seu 2015 seja de ótimas leituras! E tudo de bom pra você! :-) Um abraço!

      Excluir
    2. Gostei do post, como foto e resenha dos vários livros; ficamos com uma boa sinopse e imagem do que aconselha :)

      Obrigadão, amigo, e um abração imenso :)

      Excluir
    3. Obrigado, Daniel! Bom que tenha gostado! Grande abraço!

      Excluir
  5. Que dez Jaime dos que você indicou eu só li da Ana Cecília, diga de passagem, uma ótima escritora.
    Ah, eu também amo fantoches, tanto que tenho um baú, cheio deles, para as minhas contações. rs..
    GrANDE BeIJo!

    Um grande beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rute! Sim, a Ana Cecília é mesmo ótima escritora - assim, o livro dela é uma leitura agradabilíssima! Fantoches são legais, eu gosto. rsrs Beijos!

      Excluir
  6. Olá Jaime!

    Ótima sua lista! Também amo ler, cada livro é uma viagem! Já li Hermann Hesse e gostei da sua lista! Adoro rock dos anos 60 e 70! Bem legal o seu blog! Adorei conhecê-lo e fiquei feliz com sua visita em meu blog, esta interação só nos faz evoluir e aprendermos uns com os outros. Seja sempre bem-vindo! Tenha um Feliz 2015! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia! Muito obrigado por sua vista e gentis palavras. Seja bem-vinda também e fique à vontade! Feliz 2015! Abraço!

      Excluir
  7. Jaime,sempre generoso!
    Obrigada por compartilhar sua 'listinha' de livros com seus leitores.As resenhas são brevíssimas,porém te insere perfeitamente dentro da história.Espero ter a oportunidade de ler algumas das obras aqui indicadas...Tenho que ler 'Elvis economiza gasolina em cinco marchas', de Ana Cecília Romeu...Tinha prometido,então será o primeiro da lista.rsrsrs Também espero ler assim que eu puder 'O país dos cegos e outras histórias',achei interessante a temática.

    Beijão,Jaime!
    Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! Ah, espero que você goste do livro da Ana Cecília - é uma leitura prazerosa, sem dúvida! E o livro de H.G.Wells é um prato cheio para fãs de ficção científica - e da boa literatura em geral. :-) Beijo!

      Excluir
  8. Gostaria de ter lido mais em 2014, é algo que quero mudar nesse ano. Leituras por prazer mesmo, não aqueles que temos de ler. Espero conseguir.
    Anotando já nomes da tua lista ;))

    Beijoo'o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone. Ah, leitura por obrigação realmente não motiva ninguém, não é mesmo? Espero mesmo que você consiga realizar suas leituras prazerosas em 2015. :) Beijo!

      Excluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.