Indicação literária: "Elvis economiza gasolina em cinco marchas".

“Estes escritos são resultado de uma seleção de crônicas feitas a partir de observações, experiências minhas ou testemunhadas, páginas aqui e ali de leituras, de fatos ocorridos. Divididas por assuntos em capítulos que nominei como as cinco marchas: das artes, do ser humano, da sociedade, dos fatos e das datas”.

É com essas palavras que a publicitária e escritora gaúcha Ana Cecília Romeu apresenta o seu primeiro livro, “Elvis economiza gasolina em cinco marchas”.  A obra, uma coletânea de crônicas publicadas em seu blog pessoal e em diversos jornais do Brasil, apresenta reflexões sobre assuntos de interesse geral – sociedade, literatura, arte, viagens, futebol e relacionamentos.

Eu tive a honra e o privilégio em escrever o prefácio de “Elvis economiza gasolina em cinco marchas”, onde afirmo que “Ana Cecília gentilmente provoca o leitor com a dose equilibrada de razão e emoção evocando também referências literárias, cinematográficas e musicais. A leitura das crônicas neste livro nos remete a fatos e lembranças sobre nós mesmos em diversas situações e isso conduz a um diálogo entre o leitor e a escritora – seja concordando, discordando, rindo, emocionando, relembrando”.

A crônica, apesar de ser considerada por alguns críticos como um gênero literário “menor”, é na verdade um registro fiel aos fatos de um tempo, de uma época – não à toa que etimologicamente a palavra “crônica” remonta à mitologia grega com o deus Cronos, senhor do tempo. Para Fernando Sabino, a crônica "busca o pitoresco ou o irrisório no cotidiano de cada um". E é justamente com esse irrisório que a crônica, nas palavras de Antônio Cândido, “pega o miúdo e mostra nele uma grandeza”.

Geralmente as crônicas são curtas e objetivas e Ana Cecília, publicitária de formação, transmite muito bem as mensagens em breves palavras. Porém, como escrevi em meu prefácio, “que o leitor, no entanto, não se engane com aparentes simplicidades”: em seus textos agradáveis, a escritora apresenta “todo um processo de reflexão que surge através não apenas das notícias veiculadas pelas mídias, mas também a partir de lembranças de reuniões familiares, registros de viagens e até mesmo através da inocência e sagacidade nas perguntas de uma criança de cinco anos de idade”.

E assim encontramos no livro belas crônicas como “A maior casa do mundo”, uma bela homenagem aos pais; na crônica “Sétima gaveta e recomeços” podemos encontrar elementos que são alvos de nossas reflexões mais profundas, como o sofrimento e a felicidade; e em “Fim do nosso mundo” Ana Cecília nos faz a seguinte pergunta: “O que você colocaria na lista de coisas ainda a realizar?”.  

No caso de Ana Cecília certamente a publicação deste livro figurava na lista de coisas que ela realizaria. Eis aí o resultado de um sonho: “Elvis economiza gasolina em cinco marchas” poderia trazer como trilha sonora - e não poderia ser diferente - a canção “If I can dream”, de Elvis Presley:

Enquanto eu puder sonhar,
Por favor, deixe meu sonho
tornar-se realidade.


Título: Elvis economiza gasolina – em cinco marchas,
2014, 104 páginas.
Autora: Ana Cecília Romeu.
Editora: Evangraf 
Preço: R$ 25
Onde comprar:
- Blog da autora ( com as formas de contato) – clique AQUI.
- Livraria Cultura – clique AQUI

11 comentários:

  1. Jaime,
    caro prefacista de meu primeiro livro, e tão querido amigo!

    Agradeço muito pela postagem que conseguiu traduzir perfeitamente a essência da minha publicação, Elvis economiza gasolina em cinco marchas, um livro que só poderia ser prefaciado por alguém que entende, sente e também escreve crônicas; além de, ou principalmente, conhece meus escritos há anos.

    Muito obrigada pelas palavras e pelo carinho e cuidado com que você tratou meu primeiro livro, do prefácio à resenha.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E faço um adendo:
      prefaciado por alguém, você, um cronista de primeira!

      Dos Pampas até a Bahia: um forte abraço!

      Excluir
    2. Eu que faço questão de agradecer sempre, Ana Cecília! Você merece colher os frutos da realização deste sonho!

      Bem, é como dizem por aí... cronistas se entendem. rs

      Um grande abraço cá da boa terra aos pampas!

      Excluir
  2. Beleza de indicação!! Adoro a Ana Cecília e seus escritos e esse certamente será lindo! Valeu! abração aos dois,chica

    ResponderExcluir
  3. Lindeza saber que vc foi o prefacista! Orgulho dessa realização da Cissa... muito feliz!!!

    JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  4. Que beleza, não Jaime? A Ana Cecília é ótima cronista, e com você prefaciando o resultando não poderia ser melhor. Estou muito curiosa, esperando o livro chegar.
    Abraços
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, estou certo que você irá gostar muito do livro! Abraço! :)

      Excluir
  5. Que o livro seja um sucesso!!!As crônicas nossas de cada dia,reunidas em um livro,com certeza será uma doce e divertida viagem ao mundo das letras.Parabéns,Ana Cecília!Parabéns,Jaime!Lerei,assim que eu entrar de férias da facules.kkkkkkkk porque tá tenso.
    E que os sonhos continuem se realizando...

    Beijão,Jaime!Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Dani! :) A faculdade realmente exige bastante e o livro da Ana Cecília é para ser degustado em marcha lenta - e é delicioso! Beijão, Dani!

      Excluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.