A vida é uma loteria!



Não se impressione com minhas roupas puídas, meu rapaz. Ô, qual a surpresa? Eu sei o que significa “puída”, eu aprendi muita palavra difícil quando eu era grã-fino e frequentador das altas rodas da sociedade. Eu tinha que impressionar, né? E você sabe: se vestir bem e falar difícil impressiona qualquer um. 


Se eu já fui rico? Meu jovem, eu fui milionário! Eu sei que o que você está pensando: um velho acabado com essas roupas e morando em um barraco neste lugar onde até a polícia tem medo de entrar realmente não tem nada a ver com a imagem de alguém que aparecia nas colunas sociais, sempre na companhia de grandes empresários e mulheres deslumbrantes com suas roupas chiques e joias valiosas.  

Bom, há muito tempo eu ganhei na loteria. É, é sério: ganhei 22 milhões de cruzeiros! Naquela época não era o "real", a moeda era o "cruzeiro". Não sei dizer quanto isso vale em reais atualmente, mas era muito dinheiro, rapaz! Lembro, lembro bem quando ouvi no radinho os números da Quina e acertei sozinho todos os números, assim, ó, redondinho! Nem acreditei: anotei tudo num papelzinho, li e reli várias vezes para acreditar. Na época eu trabalhava como zelador em um prédio, não tinha estudo e ganhava 3 mil cruzeiros por mês – mais ou menos um salário mínimo. 

A primeira coisa que eu fiz? Foi largar aquele emprego, é claro! Eu tava cheio da grana e pedi demissão em grande estilo: faltei uma semana inteira no trabalho e voltei lá com um terno todo alinhado, bonito, parecido com aqueles que o Flávio Cavalcanti usava na TV, coisa de dotô mesmo. Apareci com um Opala azul, bonitão, gran luxo, todo mundo me olhando quando entreguei uma vassoura e um balde para a síndica do prédio e disse: “Peço demissão! Limpe você o prédio e use a vassoura pra subir até o seu apartamento!”. 

Se eu tirei onda? Ah, meu jovem, isso foi só o começo. Eu era jovem, mais ou menos da sua idade, tinha uma barba igual à do Francisco Cuoco e diziam que eu tinha um rosto que lembrava o Claudio Marzo, sabe? Pergunte para a sua mãe ou para a sua avó, ela vai suspirar quando ouvir os nomes destes galãs! Hahaha, o que o dinheiro não faz, né? Virei galã de novela, isso mesmo.  Então, com roupa bonita, dinheiro à vontade e carrão, eu pegava todas as mulheres! Eu saía direto com várias mulatas do Sargentelli e também com as chacretes. E com umas atrizes também, é claro! Cansava de dar festas onde aparecia artista, jogador de futebol, empresário, modelo... eu me tornei figurinha carimbada nas colunas do Ibrahim Sued! Meu negócio era a ponte aérea Rio-SP quase todos os finais de semana e sempre rolava uma festança com muita bebida e muita comida! 

Eu cheguei, sim, a ter patrimônio. Comprei casa, apartamento e investi também em uns negócios por aí, mas fui enganado por muita gente, sabe? Também eu era muito ingênuo, comprava imóveis e além de não pensar nos impostos que teria que pagar, deixava tudo pros outros resolverem, né? Eu só queria curtir, farrear, confiei em muita gente que se dizia amigo, mas quando fiquei na lona os “amigos” sumiram todos. Dei uma casa para uma dançarina do Clube do Bolinha e hoje nem sei se a criatura é viva ou morta. Gastei todo o dinheiro que restou para me livrar de um monte de processos por falta de pagamento, inventaram até que soneguei impostos e  perdi todo o patrimônio. Não sobrou nada, nadinha!

Pois é, voltei a ser zelador, mas não naquele prédio que eu havia trabalhado porque eu ainda tenho um orgulho, né? Eu tinha, sim, muitas fotos, recortes de jornais e revistas, eu com um monte de artista da Globo, tinha uma foto em que eu estava com o Pelé e a namoradinha dele na época, a Xuxa, tão novinha e tão bonitinha!  Saiu até na revista Manchete, o negão me cumprimentando e a loirinha ao lado, toda sorridente. Ah, meu jovem, uma tragédia: eu morei num barraco que a enchente destruiu e eu acabei perdendo todas aquelas lembranças! 

E hoje tô por aqui, vivendo de aposentadoria e fazendo uns bicos aqui e ali quando dá certo. Casei, mas separei. Tenho, tenho uma filha que não vejo há anos. Se eu me arrependo? Olha, meu jovem, vou te dizer com toda a sinceridade: eu faria tudo de novo, se pudesse. Bom, hoje eu ficaria mais esperto, mas iria curtir a vida se eu ganhasse de novo na loteria. Jogo, jogo sempre na Quina, é mais barato e às vezes acerto uns três ou quatro números. Por falar nisso, será que você não pode me ver uns dois reais aí? Quero tentar a sorte na mega sena desta semana.

___________________________________________________

Inspirado na postagem "Por que não busquei meus R$ 23 milhões da Mega Sena", do ótimo blog da Cristina Moreno de Castro. 

11 comentários:

  1. Um texto que mostra o que acontece com pessoas que recebem uma benesse sem estarem devidamente preparada para o bom uso desta. E acontece, ah, acontece! Não só com quem ganha uma fortuna de repente, mas no dia a dia, com pessoas que simplesmente não conseguem administrar o que ganham

    Li o texto no qual você se baseou, e sabe que ontem mesmo estava conversando com meu esposo sobre isso? Até comentei com ele: vai que o cara morreu e ninguém sabe que ele apostou na tal mega-sena. Coincidência ler uma história com este roteiro, eheh. Bom finde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, uma rápida busca no Google e encontraremos muitos exemplos de gente que perdeu tudo o que ganhou na loteria - seja por farra ou má administração. Obrigado! :)

      Excluir
  2. O que dizer do maldito ciclo da vida?
    Bem eu não seria tão desmiolada assim, mas muita gente faria exatamente isso!

    Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Jaiminho, querido amigo!
    Retorno com calma como teu trabalho merece!
    Estou com o laptop reserva:) por isso tenho os acentos sem loteria :)
    Beijos muitos!

    ResponderExcluir
  4. O tempo passa e o Groo continua afiado... Saudades, querido.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilza! Muito bom te ver por aqui novamente! :) Obrigado e beijocas!

      Excluir
  5. O dinheiro,na maioria da vezes,deixa as pessoas bestas.Já vi muitos casos em que é só a pessoa 'subir' um pouquinho na vida,que já fica se achando o 'rei ou rainha da cocada'.As pessoas dizem que o poder,o dinheiro afloram realmente o que uma pessoa é.Eu já penso totalmente contrário,penso que o poder,o dinheiro(quando estes lhe sobem à cabeça),imerge o que há de bom dentro de você;como se matassem a sua essência,como se você assumisse outra identidade.Então,penso eu,que em alguns casos,o dinheiro só atrapalha,desagrega,emburrece o ser humano.Geralmente,isso acontece com pessoas não preparadas emocionalmente para lidar com tal situação( ainda mais se for repentinamente).
    Eu tive um exemplo há pouco tempo de um parente que perdeu tudo o que tinha por não saber administrar seu dinheiro.Nunca nos procurou nos tempos das vacas gordas,agora,tá um amor $ó conosco.
    Nunca joguei em loteria na minha vida,sinceramente,não tenho a mínima vontade.Mas,seu eu jogasse um dia e ganhasse(olha que sorte!,ganhar na primeira aposta shsuahauah),penso que faria uma boa gestão do dinheiro.

    Muito bom o seu conto.Das pessoas citadas,só conheço o Pelé,a Xuxa e o Francisco Cuoco. rsrsrsrsr..Mas já de BÃO tamanho,né?

    Beijão,Jaime!Dani.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ponto de vista interessante, Dani. De qualquer forma muito dinheiro sempre muda a cabeça das pessoas - em maior ou menor grau. Já tá ótimo você conhecer os citados! hahaha

      Beijo e obrigado, Dani! :)

      Excluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.