O gaúcho e o baiano




Sebastião é gaúcho do distrito de Coxilha do Bugre; Jó do Ghetto é baiano do Pau Miúdo – calma, minha senhora, isso é o nome de um bairro em Salvador. Apesar da distância de pouco mais de 3 mil quilômetros separar os primos (sim, eles são parentes!) a internet os mantém em contato. Mas a boa e velha conversa ao telefone entre parentes e amigos ainda tem espaço - sobretudo quando se trata de um convite.
- E aí tchê bagual? Quanto tempo criatura! Como tu estás? Aqui nestes pagos do sul tá um frio de renguear cusco!
- Digaí, negão, colé de mêrmo? Aqui é niuma, miserê, tudo tranquilo, pois a Bahia é linda, Salvadô é linda! E aê, meu véi, tu sumiu!
- Vivente! Tu não podes esperar mensagem minha no tal de emeéssene, é esse o nome do bicho? E o fassebuc, não sei mexer nessa coisa, sou muito guasca, lembra? Só no tal de emeilll, porque a patroa me explicou.
- Tô ligado! Rapaz, tô aqui retado, virado na zorra com o trabalho, tô na correria e é falta de tempo mesmo. Depois dizem que baiano não trabalha, aoooonde?! Ói, esse povo que faz essas ideias besta...  é tudo preconceito, me deixe, viu? Tem até tese de doutorado sobre essa bobagem que inventaram! Mas você sabe que é minha corrente, né, véi?
- Tu és meu primo, sangue do meu sangue, filho do meu tio mais amado, o Floriano, que Deus o tenha! Por isso, te faço convite primo macanudo.
- Diga lá, vá!
- Aqui cerquita da Coxilha do Bugre tem a filha do fazendeiro Borges, dono de umas terras que vão até o Chuí! Prenda flor de linda, flor de formosura. Morocha! Os cabelos são mais negros que a asa da graúna.Tá solterita no más, e quer compromisso sério, pensei em ti piazito.
- Massa, véi! Até tô querendo, mas...
- Bah, tchê! Já estás com uma prenda nesse rincão aí?
- Oxe, eu até andei quexando umas nêga uns tempos, mas eu me saí logo. Olhe, faça assim que não tem errada: manda o msn e o face da piriguéti que a gente troca uma ideia.
- Já te falei que não sei mexer nesses troço aí, emeéssene, fassebuc, ou fassebóc? E não posso charlar com a prenda solterita que a Maria, minha patroa, me esgana!
- Oxe! E aí, faz o que?
- Mas tchê, não te deste conta, bagual? É para tu vires aqui no sul passar uns dias no sítio. Garanto churrasco gordo, chimarrão e te levo lá na fazenda do Borges, meu companheiro de charla, aí conheces a filha do homem, a prenda flor de formosura.
- Oxe, lá ele! Colé, meu bróder, acha que vou aí comer um frio da miséria como esse? Aoooonde?!
- Estás me estranhando homem? Aqui prendemos a lareira o dia todo. E a morocha não pode esperar. Bom partido, logo arranja um gaúcho e tu perdes a oportunidade primo, agora que já fiz teu cartaz.
- Foi mal, primo, foi mal... cê é corrente, cê é meu bróder. Olhe, eu agradeço, cê sabe que não sou de fuleragem, mas não posso sair agora, não, véi. Primeiro que tô lenhado, não dá pra viajar; e também minha agenda tá é cheia,maluco!
- Estás fino primo. Tens até agenda? Os emeneéssecoisa também... Estás dando uma de magrinho da capital? Aqui nessas coxilhas o tempo passa devagarzito, ainda tiramos leite da vaca. Te aremanga e vem!
- Oxe, primo, nem pensar: agora em Dezembro tem a festa de Santa Bárbara, Nossa Senhora da Conceição e depois vem Natal e Reveillon, vai ser massa! Em Janeiro tem a festa da Boa Viagem, aí depois tem festa na Lapinha, festa da Ribeira, festa de São Lázaro, festa de Iemanjá, Lavagem do Bonfim, lavagem de Itapuã...
- Bah, quanta lavagem, tchê! Salvador tem que ser um rincão muito limpo.
- Cole bróder, sossegue, terminei não: e ainda tem ensaios dos blocos e bandas, Festival de Verão e Carnaval! Bróder, é muita coisa, aqui o verão é animado, a gente se diverte e movimenta a economia da cidade! É tempo pra cumê água, se jogar e sair atrás do trio de Ivete, Bel, Jau, Léo, Tom, Gil, Caê, Gal,Val! A Bahia é linda, Salvadô é linda! Eu é que tenho que te chamá pro reggae, negão! Bora? Se pique logo, misera, aí cê traz a menina!
- Tchê, não posso, eu tenho que cuidar do gado e da patroa. Os gaúchos têm o Natal e a festa do fim de ano, mas a Maria tem uma tal de festa do amigo secreto. Mas tchê, tu sabes quem é esse tal de amigo secreto? Será que a patroa tá querendo que eu vista chapéu de vaca?
- Olhe, bróder, festa de amigo secreto é uma brincadeira onde se presenteia um amigo sorteado na hora, tá ligado? Agora veja aí que o problema não é a brincadeira, é o amigo secreto de Maria - se for Ricardão, oxe, fique esperto que o bicho é miseravão!
                                                                                   
                                                                              ***
Este texto foi o resultado da parceria com a Ana Cecília Romeu, do blog HumorEmConto – http://anaceciliaromeu.blogspot.com. Uma brincadeira com os regionalismos de estados tão distintos, mas adoráveis em suas peculiaridades. Recomendo bastante a visita ao blog desta gaúcha tri legal que conta as engraçadas e misteriosas histórias de um condomínio com uma turminha que apronta mil e umas – ok, parece chamada da Sessão da Tarde, mas o blog é bom e o melhor: as histórias são inéditas. Muito grato a Cissa pela parceria!


17 comentários:

  1. Jaiminho!
    Gostei muito de trabalhar contigo.
    A tua parceria foi bastante profissional, não poderia esperar menos de ti, o que se confirmou.

    Creio que o resultado ficou bem interessante, e até inusitado.

    Obrigada parceiro!
    Na esperança que seja o primeira de algumas/muitas parcerias.

    Grande beijo! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, amigo Jaime!
    Seu trabalho juntamente com nossa amiga Cissa está espetacular.
    Feito numa simbiose tamanha que se não nos falassem, ninguém diria que foi escrito por duas pessoas.
    Eu me divertir muito, tanto com a charge quanto com o texto.

    Grande parceria!
    Parabéns pela criatividade!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Parceria de dois feras é diversão garantida. Parabéns a ambos. Jaime, eu deixei outro comentário lá na Cissa. Ri demais com a interação de vocês. Abração e ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Olá Jaime,
    A parceria entre você e a Cissa foi um sucesso. Me diverti com o diálogo, além de considerá-lo uma obra devido ao emprego dos regionalismos.
    Parabéns aos dois.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Você é ótimo!!! Que bom ler o resultado dessa parceria, que ficou cômica, interessante e por demais criativa. Seu final fez um descer as cortinas com risadas.

    Meus parabéns!!!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oxente Jaime, tri-legal esta parceria!!!!

    Dois talentos...amei... a charge perfeita!!!

    Parab'ens aos dois queridos!

    Um beijo..domingo de paz a vc!!

    ResponderExcluir
  7. Jaiminho, querido, que coisa linda essa parceria entre vc e a Cissa. Adorei e ri muitooo! Como eu escrevi lá no Humor em conto, espero que mais novidades venham por aí... deu super certo!!!! As charges ficaram tudo de bom! heheheh

    Qto ao seu comentário lá no bloguinho(viu como demorei dessa vez!!? :/... a coisa pelas bandas de cá tbem andam "brabas"!rsrs), acho que já percebeu que eu adorei sua postagem sobre as citações, né!? rs... acho que justamente por causa dessa modinha(como vc citou lá no blog) que por sinal se tornou algo insuportável! Justamente o humor contido no texto que me fascinou... acho que é minha veia sarcástica e irônica falando mais alto. É mais forte que eu. Hehehehe

    Qto aos comentários ainda não respondidos, preocupa não. Eu entendo bem essa questão da correria. O lance é tentar relaxar e... hehehe... poois é, tia Marta Suplicy tinha toda razão, apesar que na época, o contexto em que ela colocou essa frase não ter sido lá dos melhores! Só pense que daqui alguns dias vc estará livre do tronco. Pelo menos por alguns dias poderemos aproveitar a carta de alforria, não é mesmo!? rsrsrsrsrrs

    As informações que vc apontou sobre a Cecília, nós tivemos contato. Claro, não tão densamente... foi um trabalho mais simples, para que o Gustavo compreendesse... mas, foi maravilhoso conhecer a mulher Cecília, uma pessoa comum, batalhadore e que passou por muitas situações difíceis. Te digo que passei a admirar ainda mais essa poetisa, depois desse simples trabalhinho que fizemos! Pois é, foi muito lindo... mais lindo ainda foi poder fazer isso juntamente com meu filho.

    Qdo der, sem pressa, apareça! Vc é super bem vindo, sempre! Sabe disso, né!?

    bjão JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  8. Passei pra conhecer o seu blog. Li no blog da Cissa e vim dá uma olhadinha.Seu trabalho juntamente com a Cissa ficou muito bom. Parabéns pra você. Um abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jaime, muito obrigada pelas palavras sábia que deixaste. Acho que o Natal as pessoas correm mais atrás de presente,do que entender o significado do do dia Real. Mais fazer o que né, e assim que a vida caminha sempre, o comércio precisa de sobreviver, e o Natal é a grande chance dos empresários aumentar sua produção. Gostei muito de conhecer seu blog, e achei sua forma de escrever super inteligente. Adoro esses diálogos, e o seu junto com a Cissa ficou espetacular. Vou seguir seu blog pra voltar muitas outras vezes aqui. Um abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  10. JAIMINHO, olá querido! Vamos contar os dias até que cheguem as férias... contagem regressiva!!!!

    Já vou dizendo que fui correndo ler o texto que vc fez em homenagem ao Pato Donald... adorei! Ahahahah... sempre com ótimo humor! Vc me fez lembrar de como eu adorava ler esses HQs. Nossa, gostava muito mesmo. Lembro que eu já era grandinha, tipo uns 14 anos, e ficava horas lendo as aventuras do Tio Patinhas e do Pato Donald para meu irmão mais novo, que tinha dificuldades em leitura e escrita... realmente, recordar é viver!

    Ah, essas "teorias de conspiração" sempre existiram, né!? Lembro-me que eu tinha um professor que abominava esse tipo de leitura. Ele era um radical que falava super mal dos EUA.

    Ah, sim, as adaptações das HQs foram abrindo espaço para obras extremamente desconexas. Alias, estava falando sobre isso com a TSU, mas em relação aos filmes. A coisa está ficando feia... digamos que estejamos caindo na mesmice. Ou, quando se pensa estar inovando, na verdade estão dando shows de “mega produções” porém, como vc apontou, sem conteúdo algum. É uma pena...

    Ah, eu li algumas criticas sobre Pulp. Mas, digamos que sou osso duro de roer. Ainda mais quando é um autor que gosto. Se a critica fala que é ruim, aí que faço questão de conferir, para tirar minhas conclusões. Estou adorando... me esbaldando mesmo! Rsrsrsrsrs

    Concordo totalmente com o que vc disse sobre literatura... é gosto, é particular mesmo! Sou do tipo que gosto de me sentir bem lendo um livro e tendo a necessidade de devorá-lo. Quase que literalmente... é muito engraçado como me sinto. Já me peguei dando gargalhadas... assim como tbem, já passei por situações em que chorei de soluçar com alguns acontecimentos relatados nos livros. Sou muita emoção(acho que já percebeu... rainha dos exageros... rsrsrs)... acho que, de certa forma, transmito isso para meus alunos, quando leio pra eles. Qdo o ano vai chegando ao fim, percebo o quanto eles vão adquirindo algumas características de mim... inclusive na forma como lêem para os colegas. No sentimento que colocam nas palavras... é de emocionar.(Dãrr, que bobona vc, Joicy!) Nunca vou me esquecer do dia em que li o livro “o patinho que aprendeu a voar”, do Rubem Alvez e ao final, eu com lágrima nos olhos, levantei o olhar e vi a sala totalmente muda, com mais da metade chorando comigo. Acho que ler é isso... é sentir!

    Não se preocupe... continue exagerando... adoro ler vc! Hahahahah Exagere daí, que eu fico daqui, puxando a cadeira e só aproveitando a leitura!

    Bjão ;) JoicySorciere - Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  11. Oi Jaiminho,
    voltei para fazer umas pequenas apresentações do pessoal que você ainda está conhecendo, a Vera Lúcia e a Marilene são umas queridas, muito gentis e curiosamente, irmãs. Cada uma com seu blog, espaços que acrescentam.
    E a Smareis, é outra pessoa muito especial, sempre muito atenciosa!

    Jaiminho, estou me agendando para 2012, pelo menos iniciando minha organização do blog, tenho uma ideia, mas não é para agora... depois te passo e-mail, não sei se consigo te passar hoje, mas passo, aguaaaaarde!

    Novamente, brigadão pela parceria, meu bichinho! Deixo com certeza toda terça-feira ainda.

    Beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  12. Belo alvorecer meu amigo virtual!
    Venho desejar sucesso neste dueto vc com a minha loirinha mais linda desse universo virtual.Cuide muito bem dela ,pois é muito querida e talentosa.Tenhe uma voz espetacular,kkkkkkk,é verdade meu querido...
    Quanto o texto e a charge ficaram ótimas,receberá todos os elogios merecidos ,com certeza ...
    Que essa parceria seja o primeiro de muitos que vcs ainda farão.E com certeza estarei aqui como comentarista,kkkkkkkkkk,pois já disseram que prá isso sou boa,kkkkkkkkkkk
    bjs meu querido!

    ResponderExcluir
  13. Como já disse lá no HumorEmConto: ADOREI!

    Sou irmã da Ana, não tenho blog, mas dou uma passeada nos que são bacanas e dão força a ela... da qual tenho um orgulho pra mais da conta! \o/

    As tuas charges são um ponto a parte a ressaltar, traço ótimo, colorido muito bom... não sou crítica de arte, mas gostei muito... bom humor é tudo de bom e eu acho que pra uma pessoa fazer um desenho desses, tem de ser bem humorada, né! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, também estou contando os dias pras férias, e já estão aí, semana que vem teremos o amigo oculto, é bom pra descontrair, preciso dessa confraternização com os colegas.
    Por aqui, não festejarei Natal, tô longe da família, e um bocado triste.
    Ah, gostei desse relato "diálogo"... dos dois matutos sei não, as mulheres estão espertas demais...brincadeirinha é a coisa mais inocente, me diverti com o seu humor bacana mesmo, dos dois parceiros.
    Adorei a charge!
    Vou indo, até mais, que esse fim de ano seja de muitas alegrias e paz pra ti.
    Beijo da Mery*))
    Fica cm Deus!

    ResponderExcluir
  15. Mãs bah!

    Sei ainda menos de gauchês que eu imaginava. Gostei do texto. A linguagem ficou bem rica no que aborda a fala regionalista. :D

    ResponderExcluir
  16. Legal a parceria... interessante a diferença de linguagem... assim podemos perceber quantas culturas diferentes o Brasil consegue agregar... só não concordei com a charge final, as gaúchas tem fama de serem lindas...kkkkk (ok, falo isso porque sou do Sul).
    Um abraço!!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.