Independência do Brasil - nova versão *



*Essa é uma história de ficção. Se você chegou a este blog fazendo uma pesquisa de escola sobre a Independência do Brasil, procure AQUI ou AQUI. Não entregue esse texto para a professora – a não ser que você queira tirar zero no trabalho!


Na busca incessante pela verdade, nossos proctologistas investigam de forma periódica os anais da história a fim de encontrarem evidências que se aproximem dos fatos como eles realmente aconteceram.

Como o Brasil não tem jeito, foi preciso que uma equipe da Universidade de Oh,Raio ( especialistas em pesquisas relevantes) desvendasse o mistério que há muito tempo intriga historiadores e curiosos em geral: por que D.Pedro I, vulgo Pedrinho, proclamou a independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822?

Eis o que os documentos revelam.

NA CASA DE DOMITILA

Encontrava-se Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, mais conhecido como Pedrinho, na casa da bela Domitila de Castro e Canto Melo, mais conhecida como Titila.

- Mas Titila, seja razoável...
- Chega, Pedro! Você promete, promete e nada cumpre!
- O que você quer que eu faça? Eu sou apenas o príncipe real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, não tenho esse poder todo que você pensa... a não ser que você se refira a outro tipo de poder, minha querida Titilinha, hum, vem cá!
- Afastai, Pedro! Sai pra lá, aquieta este fogo, homem, que eu não sou dessas bailarinas francesas que se encantam com um “príncipe de Algas”, ora!
- Algarves! É uma rica região de Portugal conquistada com muita luta contra os árabes e...
- Não mude de assunto, Pedro! Eu quero resolver este assunto do qual você me enrola há tempos: um título de nobreza! Pelo menos isso eu quero, já que você não larga aquela lambisgóia que chamam de “princesa”, a Leopoldina, ah, que mulher irritante!
- Titila, já falamos sobre isso: eu não posso largar a princesa! Isso causaria um grande mal-estar na família Habsburgo e a Áustria poderia romper relações com Portugal e até, quem sabe, declarar guerra! E não queremos fugir novamente, ô, pá!
- Tá, tá! Sabe qual é o seu problema, Pedro? Não é ambicioso! Você se conforma com pouco, em ser um reles príncipe de Alfarje!
- Algarves! E do que você está falando?
- Ah, você só quer saber de andar por aí com aquele seu amigo, o Chalaça, não gosto dele! Vivem bebendo, contando piadas, jogando e correndo atrás de bailarinas francesas e qualquer rabo de saia! Você pensa que eu não sei, mas eu não sou boba! Você deveria almejar muito mais, aposto que isso te daria prestígio e assim você mudaria seu comportamento!
- Domitila, do que está falando? Seja clara!
- Seu idiota! Estou falando que já está na hora de ser rei! Imperador do Brasil!
- Mulher, você ficou doida? Meu pai ainda é vivo e já estou meio brigado com ele, pois anunciei que fico no Brasil! E ainda tem as cortes, elas não aceitariam e...
- As cortes, as cortes, ah, Pedro, seja homem uma vez! Proclame a independência, seja imperador, mande nessa roça que é o Brasil, livre-se de Leopoldina e me faça rainha!
- É...bem, vou ter que conversar com Bonifácio...
- Ah, Pedro, chega! E vai conversar com quem mais? Com Chalaça? Chega! Só me procure novamente quando virar rei!
- Mas Titila...isso pode demorar! Até lá, como viverei sem tua beleza e toda essa abundância que tens?
- Te vira, Pedro! Está avisado: ou vira rei ou nada de cama, mesa, banho e foguinho aqui em Santos!

NAS MARGENS DO RIACHO IPIRANGA

Irritado com essa discussão com a bela Domitila de Castro, Pedro seguiu viagem de volta para São Paulo acompanhado de seu inseparável amigo, o Chalaça.

- Aê, príncipe, tenho umas ideias legais pra gente descolar uma grana!
- Hum?
- Seguinte: a gente podia cobrar a passagem aqui neste trecho entre Santos e São Paulo. Poderíamos chamar este trecho de “Via Anchieta” e prometer umas melhorias na pista, mas mediante um pagamento de quem a utiliza. Claro que não gastaremos um tostão, só contaremos os lucros! Não é uma boa?
- Chalaça, que ideia mais imbecil! Quem iria fazer isso? Ah, me deixa em paz que preciso tomar umas decisões.
- O que tá pegando, Pedrão? Eu tô dizendo, essa mulher tá colocando umas minhocas na tua cabeça, daqui a pouco coloca outra coisa...
- Sabe o que é, Chalaça? A mulher cismou que eu tenho que ser rei, imperador do Brasil! E quer ser rainha, quer que eu dê um chute em Leopoldina, essa mulher quer tudo, que diabos!
- Ué, é simples: dá no pé, deixa essa Domitila pra lá. Semana que vem chegam novas bailarinas da França e...
- Não, Chalaça, estou apaixonado. O que eu faço? Não dá pra dispensar aqueles quadris, aquele busto, aquela rara beleza...
- É, Pedrão, agora complicou. Bora sentar às margens daquele riacho ali pra relaxar e pensar no que fazer.

Naquele momento chega um mensageiro trazendo cartas de José Bonifácio e da princesa Leopoldina. Essas teriam enfurecido Pedro de Alcântara.

“... e a madame Marie-Louise Bardot manda avisar que precisa comprar leite para as crianças e que a ajuda que vossa excelência envia não dá para comprar nada e se isso não melhorar vai contar pra todo mundo que o filho é teu.
Respeitosamente, José Bonifácio”

“...pois chegou uma louca aqui dizendo que os quatro filhos dela estavam passando fome e disse que todos esses meninos são teus! Volte imediatamente, ou melhor, não volte, seu desgraçado mulherengo! Vou contar tudo pro meu pai e ele vai declarar guerra e você vai ver! E que história é essa de " Fogo-Foguinho"???
da tua enfurecida Leopoldina"

Ao ler estas cartas Pedro de Alcântara levantou-se em um salto, subiu no jumento que era sua montaria e gritou para a comitiva:

- Chega!!! Não aguento mais! É muita coisa para uma pessoa só, muita pressão! Tudo o que eu quero é liberdade, independência! É INDEPENDÊNCIA OU MORTE!!!

E assim aconteceu a independência do Brasil em 7 de Setembro de 1822. O restante da história todos conhecem.

22 comentários:

  1. Ótimo texto, Jaime.
    A História deste país está tão cheia de pataquadas cometidas por seus governantes que até parece piada.
    Só que, infelizmente, não é.
    E com toda certeza, muitos portugueses perderam o rumo aqui na Terra Brasilis devido à abundante abundância de nativas arquetipicamente bem dotadas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaime, tudo bem?
    Oooo criatividade, heim?
    Conseguiu outra versão, eu diria um tanto quanto provável, para "nossa Independência", a que eu sabia era da tal da diarréia que fez com que ele parasse no riacho e proclamasse a Indenpendência, depois de perceber que não tinha como se limpar... aí o sujeito tinha que dizer algo para manter sua integridade! :)

    Mas, perfeito! rsrs
    Beijos e até!

    ResponderExcluir
  3. Por essa nem o pessoal da Causa Imperial esperava!
    E esse Fogo-Foguinho, hein? Devia ser porque ele tinha um "fogo" mas até chegar em Santos se transformava em foguinho pq imagina a viagem naquela época... é de desmotivar até o aparentemente incansável imperador.

    bjohnny!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Cris! rsrs


    Grande poeta Satoru , Pedrão II não tinha um amigo como Chalaça, né? rs Aí ele tinha que se virar com telephones, trenzinhos, viagens, essas bobagens hahaha



    Obrigado, Jacques ! A História do Brasil está repleta de fatos pitorescos que merecem uma revisão "oficial" - mas nada de "Guia Politicamente Incorreto" do Leandro Narloch, uma bobagem que se muito serve apenas como "Guia dos Curiosos" e com restrições.

    Abraço!


    Oi, Cissa! Tudo bom. Ah, essa versão da "intendência de vida ou morte" no matinho às margens de um córrego já foi tratada em um texto sobre a independência no ano passado...hahaha! E é um dos mais acessados aqui do blog - por isso eu fiz uma advertência logo no começo do post para os estudantes desatentos. Já pensou se um aluno dá um crtl C + crtl V nesse texto e entrega para a professora? hahaha

    Obrigado! :)

    Beijo!



    Olá, moça cabofriense! E eu nem sabia que os defensores ao retorno do "Império do Brazil" tinham um site! Bom, não é estranho, né? Afinal, Pedrão II foi um visionário. E esse "fogo-foguinho" é pra lá de estranho, né? Coisas de namorados rsrs

    Bjks!



    Pois é, Michelle , e por isso mesmo "a gente" esculhamba mais ainda rsrs

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog (virei seguidora...) levei sua postagem sobre a independência para o meu (kkk), aliás, que versão mais surreal esta. Adorei, parabéns pela criatividade!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaime!

    Cara, fiquei surpresa com sua criatividade! Com essa sua legítima FANFIC sobre a história do Brasil....é provável que isso tenha acontecido e não aquele lance romantizado e idealista dos livros de história...
    A carta do Bonifácio está hilária...e o Pedrinho pode ser frouxo para decidir, mas em matéria de fugir dos problemas, dar piti e pegar mulher, é um mestre!

    Ah fico feliz em saber que meu blog motiva as pessoas a fazerem longos comentários! \o/
    Nossa, é dificil encontrar alguém que não parecie ver filmes....certamente vc é um caso raro rs..porque sempre quando não tmeos nada para fazer ou quando saímos a primeira coisa que se pensaq é ver um filme. Bom, eu sou cinéfila mas não obcecada..quem dera! Ganhei o livro dos 1001 Filmes para Ver Antes de Morrer e a lista de clásicos para ver ficou enorme.
    Eu não consigo assistir nada pela Tv Aberta a programação é insuportável e odeio filme dublado...e não tenho tv por assinatura..de modo que os filmes eu baixo da net, gravo num dvd e asissto =p
    Sobre os rwemakes..eles me revoltam. Recentemente lançaram o remake de um filme que eu amo. O original é sueco, chamado Latte Dan Ratte Komma In de 2008. Mas como o filme é sensacional, os americnaos ficaram revoltadinhos e decidiram fazer um remake chamado Let Me In...mas não dá...o sueco sempre será melhor.
    De adaptações de Hqs só curti mesmo o novo Batman e X-Men...(em partes). De livros...só as versões de alguns filmes mais antigos como Entrevista com o Vampiro e o fenomenal e incomparável Laranja Mecânica. Mas artualmente amei o Senhor dos Anéis. E Nárnia...gosto dessa obra.

    Eu confesso que nunca fui fã do Homem Aranha..de comics mesmo só entendo mesmo é de X-Men..e ainda assim só um pouco. Porém, a Gata Negra atraiu minha atenção porque adoro roupas de vinil e porque um conhecido meu mencionou que adoraria ver uma sessão cosplay dela. E eu fiquei sabendo dessa tirada da Felicia! Ela amou o personagem Homem Aranha e não o sonso Peter Parker rs. Tipo eu meio que entendo a situação dela...sério! Eu gamo em cosplays por conta do personagem em si e não da pessoa que o faz. É algo que achamos legal porque fica parecido mas é só.

    Bom, bjs e boa semana!!!!

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jaime,
    vim aqui para só para te desejar um feliz feriado e vejo uma tese da Tsu! rsrsrs Essa Tsu! rsrsr Putz! Comecei a rir..., aaaah!
    Mas, ótimo feriado, então! :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Hahaha, muito bom!!!!
    Estou imaginando vc dando aula, deve ser divertidíssimo!!
    Isso me faz lembrar de uma professora que eu tinha que era muuuito criativa, assim como vc, e inventava um monte de coisas, colocava palavrões na boca de personagens históriocs, as aulas dela eram demais!!!
    Hehehe!!!

    Ah, eu li um livro da Regina Navarro Lins, uma amiga minha que emprestou, chama-se "Se eu fosse você" e adorei!!!
    Ela abre nossas mentes!

    Beijos e tenha um ótimo feriado!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Adê! Muito obrigado pela visita, comentário e por divulgar esse texto cri-criativo (rsrs) em seu blog! :)

    Um abraço e volte sempre! :)



    Oi, Tsu!

    Vai saber, né, Tsu? A História do Brasil é repleta destes lances estranhos - o que precisamos é tomar cuidado com tantas versões que aparecem por aí. E o nosso Dom Pedrinho era mesmo um mulherengo de marca maior e o Chalaça mandava mais do que o Bonifácio hahaha

    É, eu sou mesmo um caso raro...rsrs Sabe que dia desses estava passando um filme na TV aberta - nem vou lembrar direito do nome, sei que era um desses que o povo comenta ser muito bom e o ator extraordinário e bla bla bla - e com 15 minutos "de trama" eu dormi? rsrs Neste caso, os filmes têm servido para a insônia :D

    Mas evidente que assisti a alguns excelentes filmes que se eu tiver a oportunidade de rever serão bem vindos. Você citou "Laranja Mecânica" e este é um dos filmes que valem a pena assistir tantas e tantas vezes. Adoro também "2011 - uma odisséia no espaço" ( apesar de tanta gente detestar o ritmo lento e o aparente "nonsense" do filme rs) e alguns do Hitchcok, "Cidadão Kane" eu acho bárbaro, enfim, já disse que prefiro os clássicos mesmo, quando eu ainda parava para assistir filme. Hoje, sem dúvida nenhuma, a literatura é meu hobby predileto. :)

    hahaha! A Gata Negra era - ou é - uma personagem interessante, mas eu não gostava quando ela aparecia com o Homem-Aranha. Aliás, o aracnídeo era excelente, sempre lia as HQ´s dele desde a infância. Interessante: por ali se descobre - e isso eu "notei" quando lia o gibizinho ainda criança - o quanto a imprensa pode ser manipuladora, no caso a relação J.J x Spiderman. Confesso que foi bem didático rsrs

    Obrigado, Tsu! Bjs e boa semana pra você também!



    Oi, Cissa!

    hahaha! A Tsu é ótima, né? Mas eu também exagero, às vezes, nos comentários :S Tenho que melhorar isso rsrs

    Obrigado, Cissa! Um ótimo feriado pra você também! :) Beijo!


    Myself, eu tento ser criativo nas aulas também rsrs Mas é cansativo por conta da carga horária, da quantidade de alunos, nossa, tem turma que não dá para fazer nada diferente - tem que ser quase no regime quartel, chato, urgh! Bom, não vou transformar isso em um rosário de lamentações sobre a educação rsrs

    Mas adoro pegar essas personagens históricas e inventar essas bobagens rsrs

    Pois é, mesmo que a pessoa discorde da Regina Navarro Lins, ela não sai indiferente depois da leitura dos livros ou dos artigos da doutora.

    Beijo, obrigado e ótimo feriado pra você também! :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Jaime!
    A coisa mais dificil de me acontecer é eu dormir em um filme ou pará-lo na metade. Sério! Se acontecer uma dessas duas coisas é que o filme tem que ser MUITO ruim ou pouco atrativo. Opa, então vc também é fã de Laranja Mecânica/ Já deu uma olhada no meu blog? Tenho 3 postagens sobre, olha os links..acho que vai gostar:

    http://empadinhafrita.blogspot.com/2010/02/resenha-laranja-mecanica.html filme

    http://empadinhafrita.blogspot.com/2011/04/laranja-mecanica-de-anthony-burgues.html livro

    http://empadinhafrita.blogspot.com/2011/02/cosplay-laranja-mecanica.html cosplays

    EU adoro 2001 - Uma Odisséia no Espaço...acho esse o filme dos filmes, superando até o Cidadão Kane. Por que? Porque é incompreensivel. Concordo que ele é super lento e silencioso mas isso nos faz pensar e pensar...Hal-9000 é um dos maiores vilões que já vi e quando o filme acaba você passa mais de uma semana pensando sobre as mensagens ocultas na obra. Sensacional.

    Eu também adoro ler! É um vício..talvez por isso goste tanto de escrever..e quando curto um livro o leio mais de uma vez.
    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Jaime, vai saber se não foi assim mesmo...
    Meu filho e eu quase morremos de rir!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  12. Hahahahaha! Quase tive um piriri aqui de tanto dar risada, Jaime! Um piriri como o que disseram que o Pdero teve também antes de dar esse grito (será que estava se borrando de medo?) hahahahaha1 Você é ótimo, meu amigo! Abração. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Tsu! Ah, eu durmo mesmo! Estava passando no SBsTeira um tal de 300 sobre Esparta e tal...dormi! Acredita? Pois é! Tentei assistir, não deu mesmo rsrs

    Curioso que com "2001-uma odisseia no espaço" eu não durmo. É um filme lento mas isso é uma bela sacada do Kubrick: em tempos de filmes de ação o tempo todo com trilha sonora estimulante - para disfarçar um roteiro fraco? -, o diretor aparece com música clássica e tomadas lentas, para degustar e dar uma ideia de que a evolução do homem ocorreu de forma lenta, embora progressiva. É basicamente um filme que trata da relação do homem com a tecnologia. Hal 9000 x homem. O monolito e nossa relação com o estranho e inexplicável. Passei até um trecho do filme - "A aurora do homem" e quando Hal é derrotado - para os alunos. E eles gostaram, não dormiram e a discussão rendeu! \o/ É um filme do qual gosto muito mesmo e sempre traz novas inquietações.

    Vou conferir os links sobre Laranja Mecânica sim, obrigado! Ando meio atarefado estes dias, mas pode deixar que passarei por lá :)

    Bj


    Jenny, ao menos seria uma história mais divertida do que a original, né? hahahaha Obrigado! :)


    Grande Cacá! Pedrinho, o fogo-foguinho, estava se borrando mesmo; agora, não sabemos se a) por causa de uma mariscada lá em Santos b) de medo de Dona Leopoldina ou c) imitando o Ricardo Teixeira: "Tô cagando e andando" hahahaha Abs!


    Pessoal, andei um tanto atarefado por estes dias, mas em breve coloco a leitura dos blogs preferidos em dia. Não se livraram de mim :)

    ResponderExcluir
  14. Jaime,
    já sei!
    Viu o show do Roberrrto Carrlos, bicho! ... depois o filme com a Demi Moore, depois o Altas Horas..., daí cansou, e pensou: "ah o blog da Cissa, vou passar lá, já vi tanta coisa chata mesmo..." rsrsrs

    Brincadeirinha... (eu acho!) :)
    Passei para te dar um beijo e desejar um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  15. KKK ! Valeu ter vindo na lan ver as atualizações do blog!!! Rsss Muito ótima essa teoria...

    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, querido amigo.

    Adorei a matéria.
    Acho que muitas dessas obras, irão virar "elefante branco".
    Se a prioridade fosse consciente, o nosso Brasil seria um paraíso.

    Muito obrigada pela sua atenção e gentileza.

    Tenha uma linda semana abençoada.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk'
    Ri alto aqui lendo.

    Jaime, Adorei o teu espaço, muito bom mesmo meu querido!

    Obrigada pela visita ao meu!

    Abraços meu querido tenha uma Ótima semana =*

    ResponderExcluir
  18. Eu tinha o profº de História que disse que Maria,a louca,veio para o Brasil presa em uma gaiola.E que D.Pedro estava sentado em um burrinho(pelo visto,isto é verdade!) e com uma tremenda dor de barriga,quando proclamou a 'independência' do Brasil..
    Fora o mico de que eles vinheram fugidos do baixinho francês invocado.Que vergonha,Senhor!!
    Enfim,isso não poderia ter dado grandes coisas..e não deu..tá aí:o Brasil.
    Faça outras novas versões das estórias do Brasil,essa ficou excelente.
    Beijão!Dani.

    ResponderExcluir
  19. Eu tinha o profº de História que disse que Maria,a louca,veio para o Brasil presa em uma gaiola.E que D.Pedro estava sentado em um burrinho(pelo visto,isto é verdade!) e com uma tremenda dor de barriga,quando proclamou a 'independência' do Brasil..
    Fora o mico de que eles vinheram fugidos do baixinho francês invocado.Que vergonha,Senhor!!
    Enfim,isso não poderia ter dado grandes coisas..e não deu..tá aí:o Brasil.
    Faça outras novas versões das estórias do Brasil,essa ficou excelente.
    Beijão!Dani.

    ResponderExcluir
  20. Eu tinha um profº de História que disse que Maria,a louca,veio presa em uma gaiola para o Brasil.E que também,D.Pedro,estava sentando em um burrinho(pelo visto,isto é verdade)com uma tremenda dor de barriga,quando deu o grito de 'independência'bem rapidinho,porque estava quase fazendo as 'coisinhas' nas calças.Fora que toda família vieram fugindo do baixinho francês invocadinho.Que vergonha,Senhor!
    Enfim,não poderia ter dado coisa muita boa.né?E não deu!tá aí:o Brasil.
    Escreva mais novas versões das estória do Brasil,Jaime!Esta ficou excelente.

    Beijão!Dani.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.