Obama achou Osama. E agora?

(clique na imagem para melhor visualização)

Vai ver, a coisa toda foi assim:

- Mr. Presidente Barack "The Guy" Obama, excuse me.
- Yes, you can! O que foi, assessor?
- Presidente, nossos rapazes encontraram e mataram Osama Bin Laden!
- Quem?
- O Bin Laden, senhor! Lembra? Das Torres Gêmeas, 11 de Setembro e tal...
- Oh,yes, nem me lembrava dele direito... hum, assessor, me traga o telefone, rápido! Urgente!
- Aqui está, senhor. Vai telefonar para os líderes mundiais?
- Não, vou ligar pro Bush. Coitado, Bin Laden era amigo de longa data... e prepare a conferência, vou dar a notícia ao mundo! Eu, o Nobel da Paz, eliminei o maior terrorista do mundo! Yes, I can!

"Foram necessárias 919.967 mortes para matar esse cara. Foram necessários dez anos e duas guerras para matar esse cara. Nos custou aproximadamente US$ 1,9 trilhões para matar esse cara." Quem afirmou isso não foi um "anti imperalista comunista fã do Che Guevara", foi um jogador de basquete da NBA, Chris Douglas-Roberts. Pois bem, finalmente encontraram o Osama Bin Laden e o mataram em Islamabad, no Paquistão, e não num buraco qualquer numa caverna do Afeganistão, como muitos pensavam. E comemoremos, não é? Afinal, a ação foi feita com "precisão cirúrgica para evitar mortes de civis". Diga isso para os iraquianos, afegãos...

Osama morreu, Obama ressuscitou. Nosso Mr.Nice Guy, Prêmio Nobel da Paz, estava passando por maus bocados nos EUA. Anunciar na TV que Bin Laden foi encontrado e morto gerou uma euforia em parte considerável dos EUA, tanto que a Times Square em Nova York parecia uma celebração do 4 de Julho. Aliás, pela festa que fizeram, é bem provável que o dia 02 de Maio torne-se a segunda data nacional dos EUA... nada como entregar um troféu cobiçado há anos para elevar índices de popularidade e retomar as rédeas da Nação!

E agora, o que teremos pela frente? De cara já antecipo uma coisa terrível: a quantidade insuportável de filmes e livros sobre os "corajosos agentes que levaram a paz ao mundo". Não perca, em breve num cinema e livraria perto de você! Bem, agora não há mais desculpa para os EUA continuarem a manter suas tropas espalhadas por tudo quanto é canto no mundo árabe, não é verdade? Pois coloquem suas barbas de molho, amigos: quando um presidente estadunidense diz algo do tipo "vamos continuar com nossos esforços para tornar o mundo um lugar seguro", preparem-se que não vem coisa boa por aí. Digo, para mim, para você e para o mundo, plebeus que sequer somos convidados para um casamento mixuruca lá na Inglaterra, mas para os negócios, é excelente: as bolsas de valores na Europa já avançam positivamente e os investidores demonstram otimismo.

E se você pensa em ir à Disney ou para Nova York nas próximas férias, prepare-se para enfrentar o maior nível de paranoia desde os ataques às torres gêmeas. As embaixadas dos EUA no mundo todo estão em "alerta máximo" e as restrições para entrar na terra do Mickey e do Pateta serão bem mais rigorosas. A depender do "próximo inimigo" a ser combatido, aí é que ninguém entra mesmo. Imagine se o eleito desta vez for o Hugo Chavez. Nos relatórios da CIA constará que "o Brasil é vizinho da Venezuela, logo é suspeito". Vai sobrar até pra Guiana e pro Suriname!

Obama, ao final do seu discurso anunciando a morte de Bin Laden - só faltou a trilha sonora -, disse "Deus abençoe os Estados Unidos da América". E que Deus, Alá, Buda, Krishna e etc. abençoem o restante do mundo, pois "paz" é o que não teremos por um longo tempo. Talvez, quem sabe, se apelarmos para São João Paulo II... mas quero pedir a intercessão de São Tomé: cadê o corpo do Osama? E a recompensa? O cara cercado e mesmo assim o mataram e deram sumiço no corpo? Oba, uma nova teoria da conspiração aparecendo!

21 comentários:

  1. É meu caro primo, também acho que nesse mato tem coelho... Como diria São Tomé, só vendo mesmo para acreditar.
    Parabéns pelo Blog, está ótimo, aliás, como sempre foram legais essas suas charges. Lembra do jornalzinho de UmbuCity? Um abraço e continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, professor!


    Ontem eu realmente quis dormir cedo, mas inventaram esse tal de Twitter e alguém deu RT no Estadão dizendo que Bin Laden, como noticiou o Meia Hora de hoje, foi para o saco. E cadê que eu conseguia dormir depois dessa, sem saber de "tudo" tintim por tintim?
    E o que fazer quando vc mata o cara mais procurado do mundo? Sumir com o corpo dele e aumentar o mito, claro. "Elvis não morreu" não tem impacto com a geração atual.
    Não vou me alongar, por mais incrível que me pareça o pronunciamento oficial mais coerente que vi até agora foi o do Vaticano... Patriotismo, tudo bem, mas festejar a morte de alguém? Tá certo que a morte do sósia do Caetano é carregada de simbolismo, mas tenho dificuldade para digerir como a maioria da população de um país "civilizado", "evoluído", "de primeiro mundo" sai às ruas para comemorar uma morte. Sei lá...

    bjohnny!

    ResponderExcluir
  3. Ah, se todas as pessoas desse mundo (bem, todas não, porque aí é milagre demais!...), mas se ao menos uns 30% das pessoas desse mundo conseguissem pensar e ver as coisas como vc!... Quero a multiplicação dos "Jaimes Guimarães" nesse mundo! Amém!
    Beijos da sua fã número 1 ;)
    Parabéns!!! Lê

    ResponderExcluir
  4. Hehehehe Bem, estreando nos comentários aqui.

    Jaime, depois de rirmos (talvez por humor, talvez por tensão...) a valer no Twitter, é hora de refletir e vc o fez com propriedade. Pontuou, na minha opinião, cada uma das questões que vão dominar os próximos eventos e notícias de agora em diante. Mas, o pior de tudo isso, sem dúvida, será a produção artística de gosto duvidoso por vir.

    Se não haverá paz, ela certamente começará a faltar pelas salas de cinema. rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Talvez alguém já tenha dito que "a morte de Bin Laden não vai trazer de volta os mortos naquela manhã de 11 de setembro de 2001". Ele virou um ícone.

    É bastante interessante o que você destacou, de eleger uma nova ameaça global. Não será o Ahmadinejad nem o Kin Jong-Il porque as consequências poderiam ser severas para os EUA e o mundo capitalista. O último é quem eu diria que mais apresenta ameaça ao mundo, mais do que o Bin Laden, cujo maior feito foi o de 11/09, não houve muitos atentados graves depois deste.

    Bem possível que seja o Chávez. Tinha que ser o Chávez mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Brilhante análise desta que é uma das mais ridículas simulações dos EUA. O mais grave é a comemoração disso. Não acredito que seja Chávez, ali a coisa é séria, não fantasiosa.

    ResponderExcluir
  7. Primo, que surpresa boa encontrar seu comentário por aqui! Obrigado pela visita!

    Eu lembro do jornalzinho, sim. Era ótimo! Deu até pra criar alguma polêmica por lá...hahaha!

    Evoquemos, pois, São Tomé! hahaha!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá, moça cabofriense!

    Pois é, nem consegui dormir cedo...soube da "morte" ( aspas necessárias, imagine...) do nosso famigerado Osama pelo twitter e fiquei lá até tantas horas e até acompanhei o pronunciamento do Obama da White House, caprichando na cara deslavada e dizendo que (os EUA) "vão manter os esforços para a manutenção da paz no mundo"...

    Li a declaração do Vaticano. Bem sensata, quem diria. Seria outro milagre do beato-santo Karol Woytjla?

    Foi bom, foi bom...será que aquele país é mesmo tão civilizado assim? Hollywood passa, muitas vezes, uma imagem de "terra encantada". Por isso eu gosto de um Bukowski, um Kurt Vonnegut pra esculhambar logo essa imagem açucarada que tentam nos vender.

    Bjks!

    ResponderExcluir
  9. Lê, minha querida, um Zé Mané, digo, um Jaime já está de muito bom tamanho e só tá ocupando espaço no mundo hahaha!

    Obrigado, minha fã! Sempre gosto muito de suas visitas por aqui!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Letícia, e que estreia você fez! Muito obrigado! Já fiz minha estreia lá pelo Babel também e agora você vai ter que aguentar minha presença por lá rs

    Sim, demos algumas risadas no twitter porque - ao menos por enquanto - não perdemos nosso espírito galhofeiro de fazer graça com tudo. Brasileiro tem disso...rs

    E essas análises, bem, não sou sociólogo ou especialista em geopolítica, mas a coisa toda tende a seguir esses rumos. E se o nosso Nice Guy Obama conseguir elevar o índice de empregos nos EUA em mísero 1%, tá reeleito com sobras!

    E acho que vai: um monte de ator meia boca vai ganhar emprego com filmes sobre o assunto! hahaha

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Peterson, é exatamente isso: Bin Laden era um símbolo, um ícone. O que representava Osama atualmente? Apenas esse simbolismo e um fantasma que atormentava os estadunidenses - e servia para justificar invasões e manutenção de tropas lá naquele Oriente onde Alá dotou de petróleo e gás.

    Até porque temos hoje várias organizações terroristas - e vejam como os EUA costuraram bem: "terrorismo", hoje, é sinônimo de "árabe". Uma imagem ridícula do oriente médio plantada ao longo dos anos - desde as cruzadas - e que os EUA repetem convenientemente para continuarem a tirar vantagem.

    Chavez não será. O cara é chato, ninguém tem paciência com ele...no máximo um "toma" e um pipipipipi rsrs

    Abs!

    ResponderExcluir
  12. Nobre Quintella, um elogio desses vindo de um especialista me deixa envaidecido. Eu sustento minha teoria conspiratória: Osama está hospedado no rancho do amigo e sócio George W.Bush!

    Criaram essa simulação toda num baita acordo com o Osama e pronto!

    Adoro teorias conspiratórias hahaha!

    Abs!

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Fazia um tempinho que eu não visitava seu blog, não por falta de vontade, mas por falta de tempo mesmo. Adorei a surpresa de voltar e encontrar tudo ainda melhor do que antes. Adoro suas postagens e suas críticas são perfeitas!

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Olá, Luciana!

    Muito obrigado por sua visita e suas palavras! Gostei bastante! Obrigado por isso também!

    Quando arrumar um tempinho, dê uma passadinha por aqui, se puder. =)

    Abs!

    ResponderExcluir
  15. Que apanhado bem feito da situação atual: Pois é, e agora?

    ResponderExcluir
  16. Agora é esperar pela construção do próximo bandido para que os mocinhos possam se mexer e aparecer.

    ResponderExcluir
  17. Os EUA consideram como uma vingança ao 11 de setembro. Só que quem atacou considerou anteriormente como vingança por atos cometidos historicamente pelos EUA. Agora vai haver a vingança da vingança. Depois a revenche, 1, 2, 3...

    Brilhante a sua análise, Jaime! Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  18. Sanches, lá mesmo na terra do Tio Sam é repleta de fanáticos que adoram explodir prédios. E de outros atos insanos. De cara eu lembro da KKK racista. Abs!


    Isabel, na lista dos 10 mais procurados do FBI tem pra todos os gostos: traficante de drogas mexicano, ditador africano e, claro, um monte de árabes. Aliás eles, os árabes, são maioria na lista do FBI e da CIA. Tio Sam não sai daquela região tão cedo... Abs!


    ResponderExcluir
  19. Cacá, esse ciclo não fecha nunca. Bin Laden é cria dos EUA, da mesma forma que Saddam foi. De aliados passaram a inimigos e assim teremos outros "ex-aliados" que se tornarão inimigos para o resto dos dias bombásticos.

    E pensar que com os trilhões gastos na "guerra contra o terror" acabaria-se de vez com o terror que realmente importa ser extirpado: a fome.

    Abs!

    ResponderExcluir
  20. Jaime, obrigada por seu comentário a respeito do meu post... É isso que mais me motiva, saber que existem pessoas (embora raras) que pensem como você.
    Tenho divulgado bastante o seu blog para as pessoas que conheço... com tanta baboseira por aí na Internet, fico feliz quando encontro algo inteligente...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.