Reflexões, muitas felicidades e muitos anos de vida!

Com tantas coisas estranhas e interessantes acontecendo no mundo como o legado de George Bush vivo e atuante em Israel, Dunga elogiando a educação do Zimbábue – do ditador Robert Mugabe, procurem saber sobre esta figura e “divirtam-se” – e por aqui na Terra de Santa Cruz aprovado o projeto “Ficha Limpa” ( não foi o Maluf que fez), venho dar vazão ao meu ego narcisista(!) e compartilhar com os meus parcos e gentis leitores que aqui aparecem de vez em quando minha desprezível técnica da “escrita automática”.

Sabem o que é isso? Aprendi quando cursei a faculdade. Vou simplificar: é algo parecido com “diarréia mental”, ou seja, o sujeito vai escrevendo as coisas sem pensar direito. A julgar pelo o que vejo no orkut, twitter e uns prints de MSN, muita gente faz isso muito bem.

Mas eu estou aqui refletindo um pouco sobre meu aniversário. Sim, foi 04/06, não é uma data bonita? Eu gosto muito dela, soa bem. Não vou publicar o ano porque como dizem no twitter seria uma #putafaltadesacanagem – seja lá o que isso queira dizer especificamente.

Geminiano do segundo decanato, regido pelo planeta mercúrio. Segundo a astrologia isso significa que sou inteligente, curioso, estudioso, perspicaz, versátil e extremamente mentiroso – segundo as características de Mercúrio, o deus da comunicação e dos trapaceiros. Mercúrio não é Baco, mas é do balacobaco – gíria antiga, dos anos 80 (eu acho), o que deixa pistas sobre minha faixa etária, mas não me pergunte o significado disso, senão eu pergunto o que significa “caraca, mó irado”.

As profissões mais indicadas para um geminiano são aquelas relacionadas à comunicação, literatura e, claro, ensino. Hey, teacher, estava escrito nas estrelas, hein? No amor...bom, no amor eu pulo este capítulo. Talvez quando a lua estiver em Vênus eu possa escrever melhor sobre este tema.

E quanta baboseira até aqui. Como eu já afirmei, é a escrita automática, é assim que funciona. No dia do meu aniversário, numa sexta-feira, dei uma boa olhada no espelho. Felizmente ele não estilhaçou com essa cara feia - e estava pior ainda por não ter dormido o quanto gostaria - mas observei com mais atenção essa minha face refletida no espelho. Todos mundo dá uma paradinha em frente ao espelho e ajeita o cabelo, limpa os dentes, enxagua o rosto, enfim, se preocupa com a estética e a aparência.

Porém quantos se olham no espelho e enxergam de verdade o que ele reflete? Eu fiz isso depois de muito tempo. Esteticamente enxerguei um sujeito que outrora tinha mais cabelo e estes eram pretos, mas mesmo assim talvez eu esteja melhor do que quando era adolescente, com aquele cabelão todo e costeletas enormes. Mas isso não importa, dei uma boa olhada no espelho e vi um reflexo pálido, apenas. De alguém que precisa renovar e se renovar, que talvez precise sorrir mais e como diria o velho safado do Bukowski, parar de se importar com coisas que não merecem importância. Mentira, ele diria isso de outro modo, mas deixa pra lá.

O aniversário serve para isso: para se olhar no espelho e refletir de fato a trajetória que a pessoa fez até ali dentro deste circuito fechado que é a vida e que sempre retorna para um ponto do passado – mais ou menos a teoria do eterno retorno de um filósofo maluco. Teoricamente é uma volta ao ponto exato do qual a pessoa nasceu, uma espécie de marco zero. Um recomeço. E a partir disso olhar pro espelho e projetar onde, como e com quem deseja comemorar o aniversário no ano que vem ou daqui a 10 anos. É construir, planejar. Talvez este seja o melhor presente de aniversário.

Mas não reclamaria de ganhar um desses carrões esportivos que valem uns R$ 300 mil. Como eu não ligo para carros, venderia e compraria uma casinha com quintal, jardim, uma biblioteca, espaço para uma rede, um cachorro – certo dois: Capeto ( do Fantasma) e Rufferto ( do Groo) - e uma nega chamada Teresa. Ok, não precisa se chamar Teresa. E um time de futebol de salão infantil, meninos e meninas vestindo a camisa do Santos. Será que é isso o que eu quero no ano que vem? Daqui a 5 anos? 10 anos? Tive a oportunidade de tornar tudo isso real até no ano passado – menos os R$ 300 mil. Mas sou geminiano. Inconstante. E com tendência à burrice, no meu caso. O jeito é aprender com os erros, por mais dolorosos que sejam.

E chega de texto emo. Foi isso que pareceu e apareceu. Não farei revisões, portanto não estranhem se aparecer um erro assassinando a última Flor do Lácio: para o pior texto de todos os tempos, isso – erros ortográficos – é fichinha.

Escrito na passagem do dia 04/06 para o dia 05/06. Mais velho, não: mais experiente, o que no meu caso não significa muita coisa. Trilha sonora de Seasick Steve, um daqueles tiozinhos desconhecidos lá do Delta do Mississipi que fazem miséria com uma slide guitar: “man from another time”. Bem apropriado.

Na próxima edição voltaremos ao normal.

Siga-me no twitter, meu véio, minha véia: www.twitter.com/jaimeguimaraess
Eu sei que o texto não ajudou, mas aí está: vote neste blog no concurso TOP BLOG.

18 comentários:

  1. É bom ter essas reflexões de vez em quando. E elas só surgem em raros momentos: ou quando levamos um banho de balde gelado na cabeça, por cagadas próprias ou alheias, ou quando é virada de ano, ou quando fazemos aniversário. E é até bom que sejam raros, ou significaria que temos passado por mais cagadas do que gostaríamos, certo? ;)

    O importante é aproveitarmos esses raros momentos de reflexão para tentarmos entender um pouquinho mais dessa coisa complicada e confusa que chamamos de vida. Que só piora em nível de confusão quando começamos a pensar no Tempo. A passagem do tempo é um dos maiores mistérios do mundo, né! Nos encanta.

    É bom nem pensar muito, só curtir esse blues e viver cada minuto da melhor forma que soubermos (não necessariamente a melhor possível, mas a melhor dentro do nosso alcance, né)?

    bjos e feliz niver de novo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, se todo mundo escrevesse bobagens assim... Meu caro Jaime, meus muitos e efusivos parabéns. Muita saúde, mesmo que já não tenha tantos cabelos. O importante é que a cabeça está tinindo como nova. Muitas alegrias também e muito mais tempo para o ócio criativo, esse que lhe possibilita revelar tanta coisa boa pra compartilhar com a gente. Alegrias mil em todos os dias de sua vida. Meu abraço grande cá das Gerais. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  3. Foi a bobagem mais legal que já li! Esse texto faz nos, seu leitores, a refletir também sobre nossas próprias vidas... E olha meu querido Jaime, se a vida de alguém ai estiver igualzinha como planejou a 10, 05 anos atrás provavelmente essa pessoa não existe!
    E assim é a vida, achamos que estamos indo para um lado e quando nos damos conta estamos em outro, completamente diferente...
    E daqui para frente alegria Jaime! Você não quer ano que vem se olhar no espelho e ver que fez tudo errado de novo né?

    Obs: Essa parte da COSTELETA te entregou legal...Rsrsrsrs...

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Rs...
    Achei que era só eu que entrava numa espécie de reflexão quando estou perto de fazer ou faço anos.
    Acho válida as suas palavras... Quantas pessoas resumem o aniversário a grandes viagens ou festas e não se olham no espelho para se enxergar?
    Vivem um constante 'embalagem'; ma e o 'produto'? Será que ficou melhor??

    Grande abraço =)

    ResponderExcluir
  5. olá, professor.
    eis minha diarréia mental. mas não se preocupe, puxo a descarga depois.
    os anos... me dou muito bem com eles. não me dou bem é com os números que os acompanham. não me parecem reflexivos, às vezes soam como uma carta de cobrança que fica exposta mostrando qnto tempo se passou, o q eu fiz e o q deveria ter feito.
    não curto fazer aniversário, não gosto da idéia de que 30 soldados estão se aproximando para o meu fuzilamento.
    mas acho q algumas pessoas possuem a qualidade dos bons vinhos conservados em lugar adequado: qnto mais o tempo passa, melhor ficam.
    meus parabéns atrasado.

    inté!

    ResponderExcluir
  6. Jaime,
    Se toda bobagem que tivéssemos que ler fosse assim...
    Parabéns pelo texto, parabéns pelo aniversário!
    E não se preocupe, todo escritor encana com a passagem do tempo, se não fosse assim, Cecília Meireles não teria escrito o poema Retrato. Em outras palavras, você está no caminho certo!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jaime!

    Meu querido professor, meus parabéns atrasado. So depois de ler seu texto me dei conta que fazes aniversário no mesmo dia do Marcelo, uma feliz coincidência.

    Bem, quem dera que todas as bobagens que lemos fossem iguais a que escreves. O mundo seria bem mais culto. Enfim, como vc sou uma geminiana (dia 16 completo 34 anos) e conforme vc relatou no texto muitas coisas batem com nossa personalidade. Se é coincidência ou se é coisa dos astros não sei dizer. O que sei é que estas datas servem para fazermos nossas reflexões.

    Interessante quando vc fala de se olhar no espelho e ver além do que a imagem mostra. Eu faço isso constantemente. Além da aparência física (que vai mudando com o passar dos anos e na minha opinião apesar da pele não ser mais a mesma e o corpo estar um pouquinho acima do peso, mudamos para melhor) tento ver dentro de mim e entender minha vida e escolhas. O caminho que ja percorri e que ainda tenho pela frente. Busco o melhor, dentro das possibilidades reais e concretas que tenho
    em minha frente. Enfim,entendo o que vc relatou.

    Uma boa reflexão.

    Um beijinho carinhoso.

    ResponderExcluir
  8. Texto revelador, mermão! Hehehehe!

    Também sou nascido em 04/06... então quer dizer que eu sou tudo isso aí também? Inclusive mentiroso? Uahahhahahhaa!!!!

    Cara, é exatamente assim que me sinto. Pior: o tempo tá passando rápido demais. Não me venha com o papo de velocidade da informação. Que Era da Informação o cacete! A porra toda é que tá havendo algo de muito estranho nos movimentos da terra e aí o tempo tá acelerado... mas como eu estudei História e não Geografia, melhor deixar pra lá...

    Sobre a parte da "casinha branca de varanda, com quintal e uma janela para ver o sol nascer" foi mesmo muito emo. Jaime Guimarães também sabe ser fofo quando quer, afinal, os brutos também amam....

    Hay de endurecer, pero... ah, melhor deixar pra lá!

    Uahahhahhahahha!!!!

    Abração, Jaimão... e valeu pelas considerações pré-meia-idade!

    Uahhahahhahaa!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ae Jaiminho!

    Vim aqui no seu "brog" retificar (ratificar ?) (ratoficar).

    Que vc é foda. =D

    Acho que ta bom, mercurio faz bem pra vc, vc é inteligente, mais pq não se mete a se achar mais inteligente do que é realmente.

    Esse eu acho é o seu pulo do gato.

    Abraços meu chapa. huahuaha eeeee.

    fui

    PS: Eu apesar de não comentar o texto, eu o li.

    ResponderExcluir
  10. Jaime! Não vou lhe dar os parabéns porque já o fiz no orkut. E meus parabéns são sempre melosos. Uma coisa. Quando disse que quero ser como você, não menti. Se tem alguma coisa no mundo que eu prezo é a amizade. Mesmo que distante, sei que nos acompanhamos. Ficamos felizes com os novos eventos do trabalho... Sou feliz por ter encontrado na internet um cara que consegue comentar em posts sobre Bundas e sobre NIetzsche. rsrs Inveja de você.

    Também sou geminiano, só que meu aniversário são alguns dias depois do seu e alguns anos depois tbm rsrs. Não podia perder piada. O teu blog é foda, mas você é uma pessoa que consegue se superar sempre no meio digital. eu sou seu fã. Workaholic assumido.

    Não direi que te amo porque é muito gay, mas saiba que tens um bar da máfia no meu coração. Acho que é no ventrículo esquerdo com vista para o pulmão. rsrs

    Sério, vc é inteligente e tem tudo para chegar aonde quer independente da idade.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  11. Feliz aniversário, menino querido.
    De novo!
    ;)

    Beijos e aproveite o seu ano novo.

    ResponderExcluir
  12. Refletir, Analisar, Constatar...

    Acho que não somente nos aniversários, mas como em certos acontecimentos, nos pegamos neste processo... Mas o aniversário nos faz olhar mais para o nosso "eu", para a coisas que fizemos, fazemos e que deixamos de fazer...

    Adoro seus textos, mas hoje vô deixar a parte política de lado e focar só no aniversário.

    Parabéns Novamente!!!

    ResponderExcluir
  13. comemoro somente duas datas: ano novo e aniversário
    são momentos de reflexão e renovação
    este olhar-se é fundamental para o auto conhecimento e aprimoramento
    seja feliz em mais este teu novo ano de vida!
    abs

    ResponderExcluir
  14. A velha melancolia da passagem de idade. Será esse um mal próprio dos geminianos?
    Dê-me sua opinião, querido Jaime.
    Enfim, Parabéns! (claro, por que não?)
    Vou aproveitar a ocasião pra (como todo mundo) dizer que prezo muito as suas opiniões acerca dos meus escritos e que acho você o cara mais fodão nas crônicas, que eu conheço.
    Um beijo nessa careca! =D
    Um beijo, querido.
    E um viva aos geminianos! (Sou 22/05)

    ResponderExcluir
  15. Que bacana, vc é geminiano!
    Eu estava agora a pouco conversando horrores com duas amigas geminianas, e uma leonina como eu.
    Estávamos falando bastante dos signos!

    Geminianos são ótimosamigos, pessoas alto astral, mega comunicativas, com muito senso de humor!

    No amor, creio que são um pouquinho controladores, mas pessoas do bem!

    Parabéns pra você !

    Fico feliz que esteja gostando do meu passado!
    Estou abrindo messssmo o coração lá!

    Tinhaumaconfiguração erradamas q consegui consertar pros comentários, ainda bem, pq sem o incentivo de quem me acompanha eu ficaria bem murcha,rs!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Nooossa, tive ataques de risos com a citação do twitter, orkut e prints de MSN- realista! HAHA! E o 'chega de texto emo', então? AUHAUHAAHA! Falando sério, nunca experimentei isso, talvez eu devesse tentar, porque fico neurótica com revisões, correções, eufemismos ao escrever; uma vez na vida é bom 'desencanar' de tudo isso e colocar o pensamento pra fora, contando com a essência do que é escrito, acima de tudo! E é isso mesmo, quem dera todos tivessem o hábito de olhar mais do que a aparência física no espelho e refletir sobre sua trajetória e o que espera construir (se é que espera) de vez em quando, fazer um balanço, corrigir as falhas possíveis de ser corrigidas... Mas, sabemos bem, muita gente prefere nem [re]ver o que consta lá, no interior, nesse mundo de aparências, rs!
    Desejo que vc possa [re]fazer essa reflexão por muitoas anos ainda e consiga visualizar e concretizar muita evolução! Saúde e sucesso pra vc, em todas as áreas! \o/

    ResponderExcluir
  17. Nooossa, tive ataques de risos com a citação do twitter, orkut e prints de MSN- realista! HAHA! E o 'chega de texto emo', então? AUHAUHAAHA! Falando sério, nunca experimentei isso, talvez eu devesse tentar, porque fico neurótica com revisões, correções, eufemismos ao escrever; uma vez na vida é bom 'desencanar' de tudo isso e colocar o pensamento pra fora, contando com a essência do que é escrito, acima de tudo! E é isso mesmo, quem dera todos tivessem o hábito de olhar mais do que a aparência física no espelho e refletir sobre sua trajetória e o que espera construir (se é que espera) de vez em quando, fazer um balanço, corrigir as falhas possíveis de ser corrigidas... Mas, sabemos bem, muita gente prefere nem [re]ver o que consta lá, no interior, nesse mundo de aparências, rs!
    Desejo que vc possa [re]fazer essa reflexão por muitoas anos ainda e consiga visualizar e concretizar muita evolução! Saúde e sucesso pra vc, em todas as áreas! \o/

    ResponderExcluir
  18. Rsss reaaalmente... Teu Blog é show! rs

    Abraço

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.