Ração Humana

(outra charge tosca do autor, espero que não se importem. Clique na imagem pra vê-la...hum..."melhor")

Dona Tereza é minha vizinha e é gente finíssima – e estou me referindo à personalidade, e não à silhueta. E pelo festival de gastronomia que meu olfato capta todos os finais de semana, dá para entender porque minha simpática vizinha reclama o tempo todo dessas “roupas modernas que na primeira lavagem encolhem e ficam apertadíssimas no corpo”.

E olha que dona Tereza já até trocou o sabão em pó e o amaciante, mas parece (!) que não resolveu. Então alguém disse – não fui eu! – que ela precisava mesmo era emagrecer – ou “esmagrecer”, como dizem no interior. Nem precisa dizer que Dona Tereza ficou muito ofendida e quase rolou o maior barraco, mas a vizinhança ainda ouviu minha vizinha gritar para a ingênua alma que ousou contestar sua forma:

- Gorda é a sua vó, sua magricela seca e despeitada! Eu tô feliz com meu corpo, tô com tudo em cima, ouviu?

Tenho que concordar com Dona Tereza: realmente ela está com tudo em cima. Os peitos em cima da barriga e a barriga em cima das coxas. E não sejam maldosos, minha simpática vizinha tem idade para ser minha mãe e quem confere tais atributos físicos detalhadamente é o seu Agenor, o marido, metalúrgico aposentado e com uma barriga de chope que deixaria Homer Simpson no chinelo.

Bem, dia desses eu encontrei Dona Tereza vestida com uma roupa...hum, digamos, mais “apertadinha”, chamando a atenção dos coroas lá no boteco do Zé – nem tanto pela sensualidade, se me permitem dizer – e a cumprimentei.

-Boa tarde, dona Tereza! Que bonita roupa, toda colorida, alegre...deve ter ganhado algum prêmio no bicho!
- Haha! Que nada, menino, é pra comemorar minha nova forma, perdi 3 quilos!
- Que bom, dona Tereza! Resolveu encarar um regime, hein?
- Regime nada, meu filho, é a ração humana!

Arregalei os olhos, limpei os ouvidos e caprichei na cara de espanto:
- Como é que é, Dona Tereza? Ração?
- Isso, meu filho, Ração Humana! É uma maravilha, emagrece mesmo, viu? E ainda melhora a pele, a disposição, tudo!

E então minha simpática vizinha resolveu explicar o que é essa tal ração. Trata-se de uma mistura em pó composta por cereais integrais (claro!) como aveia, trigo e sementes como linhaça e gergelim. E a ração ainda leva, em sua receita, guaraná em pó, açúcar mascavo, levedo de cerveja (o levedo, não a cerveja, espertinho!), gelatina sem sabor, cacau em pó e acho que é “só”...

A pessoa pode tomar essa mistureba batida com leite desnatado ou misturá-la ao iogurte (desnatado, claro) e suco (sem açúcar, hein?). Pode-se substituir o café da manhã e o jantar por essa mistura que já é encontrada em drogarias, lojas de produtos naturais, supermercados, botecos, papelarias e até aí na sua rua – sempre tem alguém que faz. Dona Tereza, por exemplo, vende um pote de ração humana por 12 reais.

A tal ração humana traz duas vantagens: uma, é prática. É só colocar quatro colheres de pó com leite desnatado no liquidificador e pronto; a segunda, dizem, é o sonho de 10 entre 10 pessoas: comer de tudo e não engordar. Isso porque as fibras presentes na receita de ração humana dão a sensação de “saciedade” e, por isso, as pessoas não vão comer muito.

Perguntei ao meu amigo esquentado Serjão o que ele acha dessa história toda de ração humana. Com toda a propriedade de quem perdeu 30 quilos graças à reeducação alimentar – e não abandonou a cervejinha, embora tenha diminuído sensivelmente o consumo - , Serjão começou seu discurso:

- Isso é coisa de gente preguiçosa que não quer cortar uma fatia de mamão, uma banana nanica, juntar duas colheres de aveia e um copo de leite e bater uma vitamina! É coisa de quem fica com frescura de “ai, pão engorda, macarrão engorda”. Tudo bobagem! Eu tinha 106 kg e hoje tô com 73 kg graças à reeducação alimentar e umas caminhadinhas pelo quarteirão! Esse povo fica atrás de dieta da moda fácil e depois engorda tudo de novo, bando de modinha! Ração, ração...! Quem come ração é cavalo e cachorro, porra!

Acho que meu amigo Serjão, apesar de revoltado e esquentado, tem razão. Pra emagrecer com saúde só mesmo a combinação reeducação alimentar + atividade física. Mas como eu iria estragar a felicidade da Dona Tereza, toda feliz em perder 3 kg rapidamente e sem nenhum trabalho?

- E seu Agenor, dona Tereza? Ele deve estar feliz com essa sua forma e disposição.
- Que nada, meu filho, aquele ali só liga pra boteco, cerveja e pro jogo de bocha!

Não faça dieta, siga-me à vontade no twitter: www.twitter.com/jaimeguimaraess

9 comentários:

  1. Será que a Dona Tereza entrega ração em Feira? (rs)

    Toda receita desse troço não parece mais que uma simples granola... Qual o milagre, então? Hehehe.

    É isso aí, Jaime. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrsrsrs... É Jaime... Eu tomo ração humana... Rsrsrsrrs... Eu prefiro quando você fala de coisas "mais fáceis" como política, religião e futebol...Rsrsrrss...
    É isso, eu tomo de manhã e me sinto bem, não facilita nada! Apenas em vez de comer 2 pães eu tomo minha "ração", leite e uma fruta.
    Mas se não controlar a alimentação, como disse o saudoso Serjão, reeducar, não vai ter ração que segure a "sanfona"
    Vira sanfonas humanas...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. E ae como vc tá Jaime?

    A Ração Humana, bem, pra mim é algo muito novo, mas ainda terei uma opinião formada sobre. Depois que ler seu texto escreverei de novo aqui!

    Até amanhã, que agora vou dormir! Soninho!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Esquecemos um recente:

    - 32. Brasileiro da um jeitinho de tomar vacina e deixa o grupo de risco sem...

    ê país que me orgulha...

    Abraços.
    Ah, 01 de abril, dia dos políticos... tsc.

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu tomei durante um mês, mais ou menos e emagreci uns 4 Kg sem fazer exercício! E uso com açúcar mascavo, pois não suporto adoçante.
    Funciona mesmo! Mas sem exercício físico associado chega uma hora que a coisa estaciona.
    Ah, vale lembrar que se não fizer direitinho a pessoa engorda ao invés de emagrecer! Aconteceu isso com uma amiga minha! hehehe

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaime!

    Em primeiro lugar, tomara que a ilustre dona Tereza e o seu Agenor não leiam essa postagem de jeito nenhum, heim.... vou torcer por isto!
    rssss

    Bom, dizem que a tal ração humana é boa mesmo. Mas penso que, independente do fator emagrecimento, ela é uma prática fonte de fibras e saúde para o nosso corpo. Por isso as pessoas que usam falam tanto da disposição que passaram a ter tomando a tal ração.

    Em breve serei mais uma adepta, tá? Aí te conto minhas impressões...
    Bjos...

    ResponderExcluir
  7. olá, professor!

    a minha irmã, minha prima, minhas colegas de trabalho e mais um monte de gente do meu convívio aderiu à ração humana(e eu provei - aaaahg). o nome não é nada convidativo, mas há quem chame as pessoas que desejam emagrecer por milagre de animais (irracionais) - eu acho que os pobres bichinhos não merecem a comparação.
    nenhuma das pessoas que eu conheço e dizem ter adicionado a tal ração no cardápio emagreceu de fato. pa-pé-pi-porém, pela quantidade de fibras, houve uma melhora significativa em outros aspéctos, já que o intestino passa a funcionar perfeitamente (e, como diz minha tia, o intestino é o centro do organismo): humor, pele, unhas, cabelos, disposição.
    a ração humana é bem melhor que tantas dietas loucas que existem por aí (do pão, da abóbora, do abacaxi), pelo menos tem algo de saudável.
    de repente, dona Tereza, no fim das contas, se torna uma gata (pq as gatas tbm comem ração).

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Preciso confessar que eu comprei essa ração, rsss! E soh consegui engolir 1x, logo vendi p uma amiga...
    E fiz isso ai q seu amigo fez, me rreduquei (pq a gnet ena verdade dsabe o q pode ou n pode comer, neh???) e passei a ir embora a pé pra casa...

    O resultado?
    Visivel!!!
    Ainda tenho q penar mais um poquinho p chegar no "ponto certo", mas a coisa é não eh mágica!!! É preciso dedicação...


    Bj

    ResponderExcluir
  9. VELÓRIO DANIELLA CICARELLI

    Com a licença dos membros e visitantes deste respeitado blogue, venho comunicar o falecimento da ex-modelo DANIELLA CICARELLI, aos 31 anos. O corpo está sendo velado no Cemitério das Celebridades:

    http://ocemiterio.wordpress.com/2010/04/05/cicarelli

    Aproveito para expressar meus sinceros sentimentos a todos os seus familiares, amigos e fãs, por ventura existentes.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.