O que aprendi em 2009


Peço aos meus 3 ou 4 eventuais leitores que me perdoem, mas não vou falar sobre o Suriname ( agora, todo mundo sabe onde fica) e nem sobre o “apagão” do blogger em algumas regiões do Brasil que dependem da péssima e horrorosa “prestadora” de serviços OI/ VELOX. ( novamente peço desculpas por não ter visitado alguns blogs preferidos neste período)

Hoje a postagem terá um tom confessional, quase de auto-ajuda. E como essa é a última postagem do maldito ano de 2009, é assim que deve ser. Vai ficar piegas, portanto, se não quiser continuar, visite os links aí no menu à direita.

O que aprendi em 2009

- O trabalho enobrece, e o trabalho em excesso enlouquece. Pense nisso antes de considerar apenas o aspecto financeiro.

- Encontrou alguém que o ama? Não seja idiota e acomodado e trate de cuidar, regar este amor, sempre.

- Ciúme e sentimento de posse destroem qualquer possibilidade de relacionamento feliz e equilibrado.

- Controlar o temperamento faz muito bem à saúde. De ambos.

- É ótimo ter amigos. Mas é bom descobrir, de fato, se poderá contar com esses “amigos” nos momentos em que você mais precisar de apoio ou apenas de um ouvido. Aliás, é bom descobrir também o que é o conceito de "amizade" para alguns.

- Nunca, nunca se anular como indivíduo. Jamais!

- Dizer “não” às vezes faz bem. E saber como aceitá-lo faz muito bem.

- Um passo atrás não significa exatamente uma regressão na carreira ou vida pessoal: pode representar o maior passo dado até então.

- A frustração machuca e é ruim. Mas é necessária para reconstruir.

- Tem talentos? Mostre-os para o mundo, mesmo que você seja tímido.

- O que passou, use como aprendizado. É hora de olhar para o presente e planejar o futuro.

Ficou piegas, ficou um texto típico de manuais de auto-ajuda, é verdade. Mas poderá ser útil para alguém que cair de pára-quedas por aqui; poderá ser útil para alguém que precise repensar algumas coisas em sua vida. O que está escrito aí me foi útil. Escrever frases tão simplistas não foi tão fácil como parece: foi o aprendizado de um longo ano, um ano que deixou marcas terríveis – claro, houve coisas boas, também - mas que servirão para a (re) construção de uma pessoa muito melhor, pois não sei como será o ano de 2010, mas certamente já sei o que NÃO fazer neste ano que se inicia.

A mudança e a (re) construção acontece em qualquer dia do ano, mas como há um simbolismo todo especial na chamada “virada de ano”, desejo a todos os amigos ( um carinho especial para meus amigos mafiosos), leitores, desafetos e visitantes do grooeland um FELIZ 2010, com muita saúde!

Follow me on twitter http://www.twitter.com/jaimeguimaraess

16 comentários:

  1. Saluton!

    Tens razão, meu caro mafioso.

    Essa postagem pode sim ser de grande ajuda.

    Muitas pessoas esperam que, com a virada (ui!) comecem a ser pessoas melhores e acham que isto se resume a dietas e afins.

    Todos precisamos dar um "enxugada na alma" para não entrar o próximo ano caindo nos mesmos erros.

    Não sei se aprendi tudo o que foi ensinado, talvez eu volte a pisar na bola, mas eu não sou tola o suficiente para persistir mais 365 dias com a mesma ladainha.

    Vou publicar meu livro, vou secar as lágrimas, vou colar os cacos partidos que sobraram deste coração e seguir em frente, mais forte. ASSIM COMO VCOÊ (não poderia deixar de fazer o último trocadilho sem graça do ano, rs...).

    Kiso

    ResponderExcluir
  2. Então! Me ajudou muito! Principalmente sobre trabalhar demais,puts!
    Ciúme é uma desgraça, Sou bastante feliz por não ser ciumenta e mais ainda por não sofrer com a doença alheia... Faltou um ´tem na sua lista: Ler mais GROOELAND, para ver do lado certo as questões, sempre rindo e refazendo conceitos.

    Feliz Ano Novo e novo Velox, acho, sei lá (eu sou da Net). Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. E não é piegas dizer "Feliz Ano Novo"?! Vamos brindar a 'pieguice' moço!! kkkkkk
    Brincadeiras a parte, adorei sim o post... tenho pra mim q sabe de algumas pessoas q compartilham desses aprendizados aí contidos nos seus...rsrs
    Ainda que seja simbólico o final do ano sempre tem o gostinho reflexivo, na tentativa de seguirmos aprendendo a cada dia... as vezes corremos e não sentimos bem cada passagem, por isso, garçom, traga aí as pieguices de fim de ano, please! ;)

    FELIZ TUDO NOVO DE NOVO pra vc meu amigo presente de 2009! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Meu caro... ficou piegas, mas bonitinho, hehehe. Na verdade, são lições de vida que me guiaram por muito tempo, também. Fiz muitas cagadas este ano... que pretendo não repetir no ano vindouro.

    Nunca tive tanta esperança de que o ANO NOVO será tão bom como desta vez. Sei lá... alguma coisa boa está vindo aí o/

    Abraços, meu amigo...

    ... e FELIZ 2010, com muita paz, saúde, sucesso, realizações, dinheiro, etc, etc, etc :)

    ResponderExcluir
  6. Jaimão, meu velho, Feliz Ano Noooooovoooooo!!!!

    Fico feliz por ter chegado à essas conclusões. O que pra uns parecem resoluções simplistas, são cheias de significados pra outros. E eu, que de certo modo, acompanhei seu 2009, fico feliz por vê-lo terminar o ano bem e inteiro, apesar das trombadas, caminho afora.

    Poderia dizer mais coisas, mas me faltam palavras. Pra resumir: valeu por tudo! Muito bom ter te encontrado, meu velho!

    E que venha 2010! Tamos que tamos!

    Abração!

    ResponderExcluir
  7. Simplista? Às vezes é bom deixar a norma culta de lado um pouco e deixar as palavras fluírem daquele jeito informal que saem do coração; e compartilhar aprendizados é um dos mais saudáveis exercícios para a mente e o coração que eu conheço! ^^ Me identifiquei em muitos aspectos, e respondendo ao seu comentário no meu blog, verdade seja dita, somos uma classe muito desunida que muito se queixa e pouco faz. Durante todo esse ano, na realidade com a qual convivi em meu ambiente de trabalho, vi muitos profissionais mais preocupados em disputar "quem mostra mais serviço" e se auto-promovendo do que com uma preocupação concreta com busca por melhorias na situação, nos seus mais diversos aspectos, inclusive na própria prática, porque nem sempre o que foi "mostrado" foi de fato, "feito", se é que vc me entende. Os Agentes de Desenvolvimento Infantil de Guarulhos conseguiram algumas conquistas, ainda que aquém ao que se espera, mas que sem luta não seriam concretizadas, acho que nós professores devemos seguir o exemplo! :)

    Desejo também um um 2010 pleno de conquistas e que os aprendizados e vitórias obtidos até então permaneçam e se multipliquem. Cada vez mais sucesso ao "Groo"! ^^

    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi meu querido professor!

    Foi um imenso prazer para mim conhecer vc e seu excelente blog. O Marcelo sempre me falou de vc e de seus textos sempre muito bem escritos e de alto nível.

    Gostei muito do que vc escreveu e acredite 2010 será um ótimo ano para todos nós. Problemas, dificuldades, obstáculos, coisas difíceis de aceitar sempre existirão em nossas vidas. No entanto, aprendermos a superar as adversidades e seguir em frente é o que não podemos deixar faltar.

    E outra coisa importante Jaime,que estou dando valor é a saúde. Devemos cuidar sempre de nosso bem estar para manter nossa saude boa, pois sem ela as coisas ficam bem complicadas.

    Meu lindo, um maravilhosooooooooooo 2010!!!!!!!!!!

    E pode deixar que no ano que vem infelizmente, não vou largar do seu pé, pois seu humilde blog é um dos meus preferidos e queridos.

    Um beijinho carinhoso.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jaime!

    Seu texto não tem nada de piegas. Li cada frase consentindo e concordando com cada palavra, querendo ter a coragem de seguí-las a partir de agora. Preciso fazer várias mudanças em mim, e muitas das coisas que li se aplicam à minha vida e às coisas que devo mudar.
    Pode ter certeza que esse seu post "brega" me inspirou muito, de verdade!

    Feliz 2010, meu amigo, e que tudo possa ser novo na sua vida a partir do ano que se inicia.

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Ah, não achei que ficou piegas, nem parecido com textos de alto-ajuda.
    São apenas a confirmação daquele velho ditado "é errando que se aprende".
    Muito do que você citou no texto reflete certas ocasiões da minha vida neste ano de 2009.

    E é bem verdade isso de (re) construir a vida em qualquer dia do ano, mas como você mesmo disse, devido ao simbolismo, o no novo serve como ponto de partida pra muitos (inclusive eu).
    Bom, Jaime, sem mais conversa, tenha um ótimo ano novo cheio de coisas boas e muitas idéias para abrilhantar ainda mais o Grooeland.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Grande Jaime!!!

    Até que enfim alguem falou sobre o apagão do Brogger, eu sofri isto. Pensei que fosse inoperãncia de meu 386... rsrsrsrs.

    O que seria de mim se os popos fossem movidos só por intelectualidade. Ainda bem que ainda existe papos piegas... não necessáriamente na sua postagem!!!

    Que você continue muito forte em 2010.

    Obrigado pela visita,

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Passei para desejar um feliz ano novo!! Que 2010 venha com tudo de bom!
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Que bom ler isso.
    Espero que em 2010 seja mais leve, mas com a mesma carga de aprendizado e reconhecimento interior.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. O mais interessante de tudo foi que vc aprendeu... Acho tão triste quando passamos por certas coisas e não tiremos dela uma análise mais profunda, para que possamos ver se fizemos certo ou errado.

    Querer ser melhor não significa que vai ser fácil, mas jamais será impossível...e o que o nosso mundo precisa não é somente de idéias, mas sim de atitudes, precisamos agir mais do que falamos.

    Tenha um ótimo 2010:)

    ResponderExcluir
  15. Oi querido !!!!
    Realemtne tirou boas lições de 2009, heim???

    E o que eu posso dizer pra vc nesse momento??? Que eu desejo um 2010 maravilhosso??? Paz, Alegria, Saúde, etc etc, etc???

    Td isso é pouco p expressar o que desejo p vc! Por isso fico com o velho e batido : Feliz Ano Novo !!!

    Espero que nesse ano possamos estreitar ainda mais nossa amizade virtual!

    Bjao

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.