quarta-feira, outubro 21, 2009

Computador é PHoda!*

A charge bizarra acima é do autor deste blog. Tá esquisita, igual à mente deste que vos escreve.

Seu Noquinha era um senhor de hábitos bem simples. Viúvo e aposentado, não gostava de televisão, ouvia de vez em quando um rádio e conservava no pulso o velho relógio que funcionava muito bem há mais de 20 anos – segundo suas próprias palavras. Nem carro o seu Noquinha possuía: “faz bem caminhar, esses jovens de hoje é que são uns folgados!”.

Deve ter sido por isso que o velho Noquinha viveu até os 90 anos e carregou pro túmulo uma fortuna que todos acreditávamos que ele escondia – o que explica a luta dos parentes pelo detonado colchão como herança. Se havia mesmo uma fortuna escondida, esse é um dos maiores mistérios de minha infância!

Mas como vocês notaram, o seu Noquinha não era muito chegado em tecnologias mais modernas. Eu me lembro que ele dizia “essas coisas modernas servem pra gastar dinheiro duas vezes: pra comprar e pra consertar!” E olha que isso foi num tempo em que os produtos eram feitos para durar. Minha mãe usou a mesma geladeira durante 25 anos e até hoje funciona, é um fenômeno!

Se o velho Noquinha conhecesse o computador, aí ele teria todos os motivos possíveis para desancar esta tecnologia. O computador é o tipo de máquina que guarda estranhos segredos dos quais ninguém consegue desvendar, ainda mais se o sistema operacional for o Ruindows, que nem o Bill Gates consegue entender direito como funciona.

Ficar uma semana inteira sem computador é terrível. Quase tudo depende deste monte de placas, chips e cabos: trabalhos, dados, textos, comunicação, jogos, vídeos, música, notícias. A falta deste monstrengo que gosta de criar problemas estranhos para desafiar os experts em informática causa uma indisfarçável angústia, principalmente quando o técnico lá da assistência diz:

- É, não tem jeito, vou ter que formatar o HD.
- Não dá para salvar nada? Por favor, diga que dá!
- Infelizmente, não. Você teve sorte de não perder o HD, é só formatar.
- Ouça, não dá pra salvar pelo menos a minha tese de mestrado? Por favor?

Mas não tem jeito. E lá se vai a sua tese de mestrado sobre o “processo civilizatório de Liliput sob uma abordagem Malthusiana”, que você levou 2 anos para escrever. Mas isso não é o pior: você não fez backup de nada e perdeu até as fotos da Dorotéia, aquela gata que você conversa todos os dias pelo MSN. E pode ficar ainda muito pior se a Dorotéia “cair na net” graças a você! Ela ficará muito grata pela fama.

Computador é PHoda mesmo. Por mais que você trate bem desta máquina, desfragmente e faça limpeza do disco, atualize antivírus e todos os cuidados básicos, ele sempre surge com alguma coisinha para te deixar em pânico. Portanto, meu caro usuário (ops), assuma que é praticamente um refém diante desta máquina e faça backup de tudo aquilo que você julga importante e essencial aí na pasta “Meus Documentos”. Eu fiz e pude deixar meu computador tranquilamente na assistência técnica, até porque não tem fotos de nenhuma Dorotéia e tampouco filmes das Brasileirinhas; mas confesso que tenho fotos da Cacinilda, uma amiga que é uma beleza, tá com tudo em cima ( os peito em cima da barriga, a barriga em cima das coxa e assim por diante). Além do mais OC FAIL, PLEASE ENTER SETUP TO CHANGE OC FAIL SETTINGS. FOI DETECTADO UM TEXTO CHATO SENDO ESCRITO E O WINDOWS FOI DESLIGADO PARA EVITAR A CONTINUAÇÃO DESTAS BOBAGENS. STOP:0x0000007b (0xf894c528, 0xc0000034, 0x00000000, 0x00000000)

*PHoda é marca registrada de Renan Barreto Online, RBD, digo, RBO e não pedi autorização para utilizá-la, mas acredito que não receberei uma intimação da Barretech Attorney & family por isso.

16 comentários:

  1. Oi Jaime!

    Meu querido,ja passei por essa situação duas vezes. Da primeira vez dei sorte perdi minha monografia, mas como tinha o hábito de salvar no meu e-mail, não fiquei no prejuízo. Na segunda que não teve jeito. Perdi todas as fotos do meu filhote do primeiro e e segundo ano de vida. A sorte que ja tinha revelado tudo. Olha chorei muito.Mas, foi uma lição que aprendi.

    Hoje faço backup de tudo. Até do que não precisa para me resguardar.

    Confesso que não sou fã desta máquina, porém, ela é uma ferramenta de trabalho extremamente necessária nos dias atuais. Sem ela, estamos praticamente fora do mercado de trabalho. Embora não goste, trabalho diretamente com ela. Então, não tem jeito, tenho que conviver.

    Eu me tornei dependete desta máquina por força do trabalho e não tem como voltar átras.

    Concordo com o seu Noquinha, na verdade, na minha opinião, não precisamos de tudo isso. A tecnologia tem seu lado bom. No entanto, nos tornamos altamente dependentes dela.

    Mas, fazer o que? Coisas do mundo tecnológico em que vivemos.
    Antes a vida era mais calma e sinto falta disso. Com certeza, vivíamos melhor e erámos mais felizes.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Seu Noquinha sabia das coisas.

    Se eu tivesse seguido o conselho dele, provavelmente, teria uns 23 fios de cabelos brancos a menos (causados pelo stress tecnológico).

    Pior de tudo é quando se gasta 2 mil pilas num notebook que foi feito para dar pau. O que acha disso?

    Todos os dias eu oro por justiça, que os fabricantes da MERDAware caiam na lei do retorno: Tudo o que fazemos, de bom ou ruim, volta para nós.

    Nunca perdi nada, pois SEMPRE faço cópias: no e-mail, num HD externo, em pen drive e afins... sei que são várias cópias, mas se ocorrer um efeito em cadeia, tenho sempre outra alternativa.

    P.S.: Não tem nenhuma foto de Dorotéia, é?
    Com certeza tem algum backup escondido por aí, um DVD guardado num local secreto... está escondendo o jogo!

    kkkkkkk... =D

    Kiso

    ResponderExcluir
  3. Pois é. Mesmo que sejamos todos cuidados com o PC, essa joça de vez em quando pifa sem motivo aparente.

    Como já perdi coisas que me pra mim era importantes em certas épocas (hoje não mais), resolvi colocar os arquivos mais importantes nos chamados "hospedeiros". É claro que é importante tomar todo um cuidado e, se possível, protejer tudo com senhas, mas pelo menos o seu computador pode explodir que os arquivos estarão a salvo.

    ResponderExcluir
  4. Jaimão, meu velho, é terrível admitir, mas sou totalmente dependente desta maquininha por onde, neste momento, escrevo essas mal digitadas linhas. Já passei por alguns infortúnios informáticos e posso garantir que a lição aprendida está. Hoje, apelo pra tudo que é santo: faço backup de tudo que é arquivo, mando cópia pra não sei quantas caixas de e-mail, assino uma conta de hospedagem online... Tudo, menos perder minha vida. Isso, nunca mais...

    Ih, o Renan registrou o PHoda?! Ei, eu também já escrevi um phoda lá naquela postagem do "PHablo Honey"... Espero que ele não me processe! Eu ainda nem o conhecia, eu juro!

    Uahahahahhahahhaaaaaaaaaaa!!!!

    Abração!

    P.S.: Cacinilda, é?! Essa eu não conhecia... Já tinha ouvido falar da Gertrudes, da Genoveva e da Alcinéia... É como eu digo: puta magnetismo!

    ResponderExcluir
  5. Vou processar VC e o Marcelo por usarem meus PHodas!!! uhauha Sacanagem, mas Jaime esse é o melhor momento para eu poder fazer esse comentário. Estou sem internet!!!! Choveu muito aqui, segunda-feira por exemplo eu devia ter voltado de bote pra casa. Levei 4 horas para fazer um percurso que levava cerca de meia hora!!!! É muita coisa!!!!!

    Ai ai ai

    Bem, o seu Noquinha era um homem ajuizado, afinal não se deve confiar em seres humanos, imagine em máquinas que foram feitas por esses seres rsrs Eu sou totalmente dependente do computador. Não faço nada sem ele. Sem internet eu me sinto uma ilha. Não queria que fosse assim, se bem que não era há 10 anos. Eu e minha mania de aparelhos pós modernos rsrs

    Bem, Jaime, adorei o seu comentário lá no RBBD, digo RBO (isso pega rs) sobre educação. Vc não falou pedagogês chato. Falou o que é a mais pura verdade. Os professores e as escolas devem mudar juntos e não só os professores. Se bem que se um Freire desse aparecer por aí, é capaz de haver uma guerra. rs Pena que só aconteceria isso em centro de mesa. rsrs

    Abração, Jaime e foi mal pelo meu comentário, mas tõ no computador da facul... rsrs

    VALEU!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nem me faleeee!!!!
    Já fiquei um mês sem pc e ele voltou peladinho!
    Perdi fotos e músicas!
    Foi deprimente!!!

    AMEI a cara do pc na charge,rsss!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Jaime,

    Identificação imediata com Sr. Noquinha. Pq será???
    Quem me conhece sabe que não sou muito fã de avanços tecnológicos...esse mundo virtual da informação, na velocidade que se propaga, é um enigma p/ mim.
    Ótima observação dos bens que antes eram duráveis...agora descartáveis! Isso é fruto da sociedade de consumo. Tudo é produzido para atender de forma imediatista, o objetivo é que tudo fique obsoleto (essa palavra é muito usada no meio tecnológico) pois, assim logo será substituído...
    A gente trabalha, dá um duro danado p/ ter acesso a tecnologia (nas mais variadas formas) e pasmem...não temos nem tempo de desfrutá-las...
    Óh...era ingrata essa viu!!!
    Saudades da época do Noquinha. Talvez...ele tenha sido mais feliz que nós!
    Amei a crônica.
    Bjssss, Fê pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Me computador quebrou, ainda na garantia, e levou quase um mês para me ser devolvido. Quase fui à loucura! Mas salvei os arquivos mais usados no pendrive e me "mudei" para o computador da minha filha, que não gostou nada disso.
    Esse tal de back up é que nem saúde. A gente só lembra que precisa dele quando nos falta...

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. ''Ruindows'' ninguém merece, o pior é que cada tecnico fala uma coisa, isso me irrita profundamente!!
    eu realmente dependo do meu computador!

    ResponderExcluir
  10. uhauhauahauhauhauah Legal seu blog! hahahahaha
    Volteeeeeeeeeeeeeeei Prô !!!!!
    Ainda mais citrica !!!
    Parabéns pelas suas charges!
    as dos professores estão demais ...
    =*

    ResponderExcluir
  11. uhauhauahauhauhauah Legal seu blog! hahahahaha
    Volteeeeeeeeeeeeeeei Prô !!!!!
    Ainda mais citrica !!!
    Parabéns pelas suas charges!
    as dos professores estão demais ...
    =*

    ResponderExcluir
  12. Meu caro Jaime, comigo foi o seguinte: eu mandei formatar o HD e o cara me garantiu que faria o back up de "meus documentos" para mim. Ele, de fato fez. Só que o mais importante que era um arquivo onde guardo(ava) meus escritos (aquelas anotações fundamentais) que depois viram crônicas, etc, ele perdeu. justo esse arquivo. Deu vontade sabe de quê, né? . Abração, amigo. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  13. Fala mano Jaime !!!

    TA ficando cada vez mais inspirado!

    =D hohohoho

    Bem sobre o pc, realmente eles resolvem nos deixar na mao quando mais precisamos!

    O meu antigo PC que o diga, sempre dava PT no sistema quando eu mais precisava de tempo!

    Bem, talvez no caso do sr noquinha, ele tenha esse pensamento pois ele provavelmente viveu o auge da sua vida no modernismo, corrente de pensamento que apostava na durabilidade como sinonimo de qualidade.

    =D somos limitados ao nosso tempo, apenas os genios se deslocam neste espaço.

    =D abração mano

    ResponderExcluir
  14. uhauhauhauha legau seu blog passa no meu

    brincadeira,não pude resitir... de novo


    Bom desde que o computador chegou em casa a uns 8 meses,a gente vive sofrendo,já compramos 2 estabilizadores(e talvez tenhamos que comprar um terceiro)2 modems e por aí vai.O windows dele sumiu e tivemos que chamar a assitencia tecnica,enfim ,tamos sofrendo demais

    ResponderExcluir
  15. Oi, Groo! Quanto tempo!
    Saudade dos seus textos...

    Na verdade é isso mesmo que acontece. Somos reféns do PC, não temos o hábito de fazer Backup sempre e se um vírus "contamina" sua máquina, até sua própria vida pode estar em jogo (claro que exagerei nessa, mas tudo bem...). Uma prova de que somos reféns da tecnologia é quando esquecemos o celular em casa. Bate um desespero, mesmo sabendo que você não vai receber nenhum telefonema importante...

    Mas é isso aí. Melhor seria se fôssemos como o Seu Noquinha, que não se preocupava com essas "novidades tecnológicas" e ainda conseguiu juntar uma grana! rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática. Emily Nascimento.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios e que não prezam pelos princípios da boa convivência - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas.

Volte sempre! =)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails