Renovando a carteira de motorista ( dã!)

- E aí, rapaz, como foi a prova lá do DETRAN?
- Ah, foi tudo bem, acertei 26 das 30 questões. Agora é só pegar a carta.
- Pô, tu é um crânio mesmo!

Para renovar a carteira de motorista – se esta for anterior a 1999 – o motorista tem duas opções: fazer um curso de direção defensiva e primeiros socorros ou fazer a avaliação teórica sobre os mesmos assuntos. A prova tem duração de 40 minutos, 30 questões ( das quais vinte questões referem-se à direção defensiva e as dez restantes sobre primeiros socorros) e se o motorista acertar 21 questões, está aprovado.

Acertar 26 em 30 questões não é assim tão fenomenal para uma prova que consegue ser mais fácil do que o vestibular da faculdade aí na esquina da rua onde você mora. Na verdade acho que esta avaliação do DETRAM (Departamento de Trambiques) deveria ser rebatizada como “avaliação do bom senso do motorista”.

Uma das questões da prova de direção defensiva dizia mais ou menos o seguinte:

Ao transitar por uma rua onde há crianças saindo da escola, o motorista deve:
a) manter o veículo com a mesma velocidade.
b) acelerar para deixar a via o mais rápido.
c) conduzir o veículo em velocidade compatível e atenção.
d) buzinar e manter a velocidade.

Tá achando ridícula essa questão, né? Mas aposto que o deputado Fernando Carli Filho não acertaria esta. E talvez nenhum fã de “Ferozes e Furiosos”, acho que é esse o título do filme. Provavelmente marcariam alternativa "b".

Quer outra? Dá uma olhada:

O Condutor acabou de ser demitido do seu emprego. Ele deve:
a) Acelerar, para chegar logo em casa.
b) Buzinar, para sair logo do trânsito.
c) Ir ao bar, tomar algumas cervejas e depois ir para casa dirigindo.
d) Manter-se na pista da esquerda pra dirigir com velocidade.
e) Manter-se tranqüilo e redobrar a atenção no trânsito.
f) Ir ao bar, tomar algumas cervejas, retornar ao veículo, ligar o som em alto volume e cantar “killing in the name” do Rage Against the Machine, soltando o gogó no trecho “Fuck you, I won’t do what you tell me”.

Evidente que a alternativa “f” é autoria deste escriba. Boa para relaxar e desabafar, não acham? Mas convenhamos: algumas questões são feitas mesmo pro motorista não passar pelo constrangimento de “zerar” a prova, só pode ser isso. E ainda há quem consiga errar questões assim. Quer fazer um teste? Experimente o simulado do DETRAN-BA.

E pelo o que se vê pelo trânsito no dia a dia, centenas de motoristas seriam reprovados em questões básicas relativas ao bom senso, que no fundo é do que se trata a avaliação do DETRAN. Dirigir falando ao celular, avançar o sinal vermelho, ultrapassagens malucas, retornos proibidos, excesso de velocidade, não ligar a seta para sinalizar o que vai fazer ( em Salvador o motorista correto precisa desenvolver habilidades paranormais como “adivinhação”) andar “colado” no carro à frente, bebida alcoólica e direção...tudo aquilo que Dona Prudência recrimina e condena o motorista brasileiro vai lá e faz! Com brasileiro não há quem possa!

Dificuldade mesmo para renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) só no exame de sanidade física e mental. É terrível, longo e extremamente rigoroso: “Que luz é essa? E essa? Agora, fique de pé. Coloque o pé direito à frente do esquerdo. Agora, o contrário. Ok, pronto. Está apto”.

E pra completar o quadro ainda tem que pagar R$ 47,00 por esse exame e mais R$ 65,00 de “taxas diversas” do DETRAN. Quem estipulou isso é que merece passar por um exame de sanidade mental...

40 comentários:

  1. Olá Jaime!

    Meus parabéns pela aprovação.

    Gastar alguns minutos com a buzanfa na cadeira e ler tanta atrocidade é algo para fortes e destemidos, merece ser parabenizado!

    Isto é o Brasil, país do jeitinho.

    Aqui no DF, alguns costumam botar banca, dizendo que a lei é cumprida à risca e que o motorista Candango é o que mais respeita o Código. Pura balela, ou s for mesmo assim, os motoristas dos outros estados dirigem num pinico cheio de merda.

    Veja bem, de fato, há bons motoristas por aqui, os veículos param na faixa de pedestre e tals, entretanto, o aumento no número de mortes, vítimas de acidentes no transito está aumentando a cada dia. Aí eu me questiono até que ponto a avaliação é feita da maneira correta, sabe?

    Seu relato só ilustra (muito bem) essa situação.

    Bom, pelo menos uma coisa boa: agora que vc está de CNH renovada, poderemos dar uns bordejos por aí, né? (Maria gasolina na área! kkk...). Brincadeirinha... eu aceito um passeio de bike ou a pé, em boa companhia o meio de transporte é o de menos!

    ;)

    Kiso!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, essa prova é extremamente fácil! Terminei rapidinho rapidinho. Até a prova prática de percurso e baliza são fáceis, basta manter a calma, até mesmo quando nunca se pegou num carro antes.

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro de ter rido sozinha quando fiz minha prova "teórica", tinha uma bem parecida com essa das crianças.

    sabe o que é pior? Nem me ensinaram a dirigir direito. Um mês depois eu arranquei o retrovisor em um poste. Só me ensinaram a dar voltinhas, eu decorei o percurso e só. Quando tive que manobrar, deu no que deu. Enfim, tá cheio de problemas esse negócio.
    Muito bem!


    =*

    ResponderExcluir
  4. é realmente ridiculo...
    mas teoria qdo tratado de condução de veículos automotores, qdo nao dizem respeito a sinalização, semprfe será ridiculo


    http://surfinsantoss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. O que você abordou aqui é seríssimo, embora você tenha usado do humor pra tocar no assunto. Só rindo mesmo pra não chorar! Não é só na Bahia que as coisas são assim, absurdas, não. Acho que a coisa é geral. Aqui em Minas tá ficando difícil dirigir, porque você não dirige só pra você, dirige pros outros carros também. Se você não tiver o máximo de atenção, acaba se envolvendo em algum acidente, nem que seja uma batidinha de leve. A coisa tá feia, e o número de vítimas em acidentes de trânsito tem crescido absurdamente...

    Ótimo post, Groo!

    Abraços e bom feriadão!!!

    ResponderExcluir
  6. Hhahah, como sempre um otimo texto! Eu ainda não tirei a minha carteira, e acho q vai demorar muito até eu coneguir ter um carro.
    Conheço pesoas que trabalham em lojas de carros e algumas me contam que existem pessoas que compram, por exemplo, as provas. Nossa, se as provas são desse nivel, e tem gente que ainda precisa comprar...Imagine o nivel de quem dirige.
    A gente tava discutindo isso outro dia na sala. O nosso pais é um dos lugares onde tem o maior indice de acidentes no transito. E pq? Ora...se a carteira não é comprada...são os mecanimos de avaliação que não são eficientes...O problema é que parece que trânsito é brincadeira. Qualquer pessoa pode sair por aí na loucura dirigindo, sendo que é um processo também de risco.

    ResponderExcluir
  7. É, Jaimão... A gente ri, mas o caso é sério! Não é a toa que há tanto assassino espalhado por aí, nas rodovias de meu Deus...

    Seu post me fez lembrar de uma velha piada que a gente, cá no Rio, contava sobre uma certa "faculdade" que, diziam, à boca miúda, aprovava todo mundo que prestasse seu Vestibular:

    "- Alô, é da Faculdade X?

    - É sim, senhor...

    - Bom dia! Eu gostaria de algumas informações acerca de...

    - Claro, senhor! Sua matrícula já está efetuada!

    - Não, querida, eu quero apenas informações acerca...

    - Não há problema! Sua matrícula já está efetuada e suas aulas se iniciam na próxima semana!"

    Haaahauahaahauhaaaaaaaaa!!!!

    Agora: soluções? Sei lá, tava aqui pensando... Talvez, a escola seja (pra variar) um bom caminho. Não sei como é aí na Bahia, mas já ouvi falar de iniciativas em alguns lugares onde existem "aulas de Trânsito". Aliás, pelo que me consta, existe até uma resolução do CONTRAN a respeito disso... Se não me engano, as atividades se iniciariam durante o Ensino Médio e daria oportunidade do estudante continuar seu processo de habilitação sem precisar fazer o curso teórico.

    Pra mim, essas noções deviam ser repassadas antes, pra molecada do 1º Segmento mesmo. Quem sabe assim, a farra de papais orgulhosos que adoram meter os filhotes no volante não acabaria de uma vez ("Papai, eu vi na escola que isso é errado!Dirigir sem habilitação é crime de Trânsito!")?

    É como diz meu velho e bom pai: "Dirija por você e pelo outro!"

    ResponderExcluir
  8. Parabéns....primeiramente!

    Mas poxa é bem fácil a prova.
    Eu já tenho 19 anos, só não tiro a carteira porque tenho medo de dirigir. Não sei quanto tempo vou ter pra perde-lo mas espero que seja logo.

    Quero dirigir!!!

    ResponderExcluir
  9. Realmente esse povo é muito abusado, imagina quantas pessoas não renovam suas carteiras todos os anos, é muito dinheiro. Não seria uma má idéia passar quem estipulou esses valores por um especialista, e com certeza iam ser reprovados.
    Adorei seu blog
    beijaooooooo

    ResponderExcluir
  10. Que bom que você passou ^^
    Bom começo de semana

    ResponderExcluir
  11. pra tirar carta deveria ter mas criterios...afinal quando vc dirigi não e so tua vida que esta em jogo mas sim varias...

    ResponderExcluir
  12. ou seja, dirigir no Brasil é coisa de rico. Infelizmente, nesse país tudo é assim...não é?!
    Paga para poucos critérios... E não é que deputado bebum com pontos e mais pontos atropela inocentes... Aliás, atropelar o povo é com eles mesmos, né?

    aquele abraço e muita direção
    se beber não dirija, se dirigir não beba... se beber chame um deputado!


    www.doisps.blogspot.com
    te aguardo lá!

    ResponderExcluir
  13. Eu fui renovar a minha no ano passado. O cara da auto escola não queria me dar as aulas. Insistiu para que eu só fizesse a avaliação. Tive que bater o pé. Você não imagina a má vontade dele para me dar as aulas, pelas quais paguei 60,00! Aqui, tá na base do pagou-passou. paz e bem.

    ResponderExcluir
  14. Na minha oponião deveriam humanizar mais o processo para tirar carteira de motorista, levando as pessoas a terem mais paciencia e respeitar as leis de trânsito, e nas escolas deveriam ser mostradas as regras e humanização de trânsito para que nsosas crianças cresçam com o pensamento de respeitar as leis

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  15. rapaz, só de pensar que esse ano eu vou ter que TIRAR essa porra, me dá calafrios, nem, quanta burocracia.
    http://pedropyratero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Imagine se a prova tivesse essas questões mas fosse dissertativa...rsrsrs

    Abçs!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Imagine se a prova tivesse essas questões mas fosse dissertativa...rsrsrs

    Abçs!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Rsss!
    Ridiculo, não é???

    Mas q bom q vc passou! Hehehehe...

    Bjks

    ResponderExcluir
  19. meu pai tá a mais de um ano tentando passar na prova teorica e não consegue ,e minha irmã ta a mais de 1 ano tentar passar na prova teorica e não consegue

    ResponderExcluir
  20. Muito boa a contextualização que vc usou.
    Ví algumas fotos do acidente e li sobre os fatos que sucederam ao acidente.
    m horror.
    Parabens pelo post.

    http://aindamaisestorias.blogspot.com

    http://blogcafeexpresso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo blog. Extremamente criativo. Só não vou favoritar porque o F5 do meu pc quebrou, mas já decorei o link.

    abç
    Pobre esponja

    ResponderExcluir
  22. Passando pra retribuir a visita ao cemitério...Adorei o texto veio, morri de rir, esse blog é muito bom, vou linkar lá!

    ResponderExcluir
  23. Que horror! Deste jeito nem me preocupo mais... Preferiria fazer o curso, onde ao menos, estaria aprendendo algo, bem melhor que morrer de dar risada com as bizarrices desta tal prova, de qualquer forma, estou um pouco longe (2 anos) da carteira de motorista.

    Ainda tem que pagar este preço... ¬¬

    ResponderExcluir
  24. Veio à calhar o post, meu amigo. Minha habilitação vence em julho, e estou sem um tostão e sem a mínima paciência pra pagar a facada que esse povo enfia nas nossas costas! Aliás, dá vontade de soltar o gogó na parte do "fuck you, I won’t do what you tell me" pra essa cambada aí!

    Será que eu passo no exame de sanidade mental? hehehehehe

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  25. Muito bacana cara, meus parabéns pelo excelente texto. O toque de humor deu um diferencial a ele, penso eu que o humor é fundamental para passar uma história um aprendizado.

    Sucesso.

    ResponderExcluir
  26. É um conterraneo... Conhece o Caos que está o transito dessa cidade... e deve estar boa parte do país também...
    A prova é realmente ridicula... Eu acho que nao existe caso de zero numa prova dessas, é um desaforo..

    Mas a vida e o transito vai indo assim com esses jeitinhos, ate o pior acontecer...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Realmente caro Groo, DETRAN virou uma mina de ouro. Renovei minha carteira a pouco tempo, e lembro que o pessoal que tirou a carteira antes da nova lei estava apavorado em ter que fazer os testes novamente. Se eles soubessem que a prova é tão fácil e só serve pra arrecadar dinheiro ficariam mais tranquilos.

    ResponderExcluir
  28. Creio que sim, viu!!

    É um absurdo essas tantas taxas para fazer um teste!

    Ai ai... eu nem sei quando vou tirar minha habilitação...

    Ai deus, dai-me paciência!!


    Saudações Groo e parabéns!! heheheh

    ResponderExcluir
  29. Abandonei os veículos e ando a pé ou de bicicleta...
    Abraços
    Everaldo Ygor

    ResponderExcluir
  30. Eu sempre defendo a tese que a auto escola devia ser responsável, passivel de penas, sobre cada aluno aprovado.
    Ponto.

    http://martonolympio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Tem poesia nova lá

    http://aninha-rascunhando.blogspot.com/

    Bjks

    ResponderExcluir
  32. Já estive no seu blog uma vez e achei um máximo, e hojhe não foi diferente, o post está muito legal.

    Vendo como a prova é, fica até difícil de acreditar que ainda existem pessoas que não conseguem passar na prova para pegara a Habilitação. É cada pergunta que eles colocam lá!!!

    Abraços!!! E parebéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  33. Parabéns cara pela aprovação e pelo excelente blog.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Ei.. vim retribir comentário que fez no meu blog. Simplesmente adorei! Muito obrigada!
    Gostei do jeito que escreve também. Tem muita gente por aí que quer fazer críticas sem utilizar argumentos consistentes e verdadeiros e acabam apenas distorcendo situações e criticando com violencia e não como Habilidade, como fez aqui.
    Vou cotinuar lendo os posts anteriores agora.. rs

    ResponderExcluir
  35. Adicionado ao meu reader... agora não perco um post!

    ResponderExcluir
  36. Jaime, Groo, é verdade. A tirar a carteira de motorista ou rebnová-la é dá pano pra manga (nota: no rio se fala carteira e não carta).

    Meu pai queria que eu tirasse, mas eu tava sem tempo porque fazer curso, faculdade e trabalhar não dá. Não tinha nem tempo de malhar direito. o Que me irritava. POr isso acho que marcaria a letra F (sem ser feliz haha Foi ruim essa, eu sei).

    Killing in the name of foi ótima. Ri com o carregando o gogó no “Fuck you, I won’t do what you tell me”. Eu cantei nessa hora. hahhaha Ele repete isso várias vezes. hahah

    Se eu dirigir como eu dirijo em GTA, vou matar muita gente, principalmente as velhinhas, as prostivacagaliranhas e os pedestres armados.

    Na da escola eu acho que pisaria fundo, mas o que eu queria mesmo era aprender a dirigir para pegar um carro bomba e me tacar dentro do congresso, gritando "Mas que se foda!!!" como dizia o Chorão. rsrs

    Abração, Groo. Foi mal por não ter vindo antes, mas tava atoladaço de trabalho.

    VALEU!!!

    ResponderExcluir
  37. Na boa, tem muita pergunta idiota meu! aff :/

    ResponderExcluir
  38. x f) Ir ao bar, tomar algumas cervejas, retornar ao veículo, ligar o som em alto volume e cantar “killing in the name” do Rage Against the Machine, soltando o gogó no trecho “Fuck you, I won’t do what you tell me”.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ótimo tópico!!

    Fiz 29 pontos na minha difícil prova!!!

    hehehehehehe

    Abraços
    Rodolfo
    www.borarir.net

    ResponderExcluir
  39. É uma vergonha a atual situação das renovações da CNH...qualquer medíocre renova a carta pagando míseros reais de suborno...e mesmo se não subornar a prova é tão ridícula que qualquer zé prego vai fazer bonito

    ResponderExcluir
  40. Curioso Jaime,
    passei pelo mesma situação pensei o mesmo essa semana. Fui fazer minha prova teórica para 1ª CNH aqui no ES. Chegava a rir da prova, de tão bem humorada. Era mais um exercício de seriedade do que de condutor responsável e consciente.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.