Breve manifesto contra a censura

No Rio Grande do Sul chargistas e cartunistas tiveram seus trabalhos censurados porque uma vereadora achou que as artes eram “ofensivas” ao presidente Bolsonaro.


No Rio de Janeiro, o prefeito-pastor Marcelo Crivella mandou retirar e recolher da bienal do livro os gibis dos Vingadores por causa de UM QUADRINHO com beijo entre dois rapazes, em um ato claro de censura e desrespeito à Constituição.

É censura o nome que se dá a esses atos, não há outro termo.

Os macarthistas do século XXI e os hipócritas que se julgam "paladinos da moral e dos bons costumes" estão surfando na onda reacionária-fundamentalista que paira sobre o país. Muito disso é oportunismo barato de políticos incompetentes que sempre recorrem ao manjado bordão “em defesa da família e das crianças” para mostrarem algum serviço para os eleitores “de bem”. Conversa fiada, claro, mas infelizmente funciona.

Todas as vezes que essa turma tenta censurar ou reprimir arte e artistas ocorre justamente o contrário do que eles pretendem. Já tentaram proibir e destruir gibis, músicas, livros, filmes, peças e outros produtos culturais. Professores, artistas e jornalistas também entraram na mira dos censores e estes sempre são os primeiros a serem calados em regimes autoritários.

Não conseguiram.

E jamais vão conseguir.

Não conseguiram porque estes reacionários-fundamentalistas estão mortos, como afirmou Henry Miller:

A arte não nasceu para gente morta.

Eles jamais vão conseguir calar, prender, matar a arte.A estes mortos, resta o desprezo – eles logo voltarão para suas tumbas de onde jamais deveriam ter saído, se soubermos resistir ao seu canto fúnebre disfarçado de boas intenções. Saudemos aqueles que criam e produzem arte e celebram o amor em todas as suas formas.

Até porque a gente ri por último. E melhor.

3 comentários:

  1. Um ótimo manifesto este, e um texto totalmente verdadeiro.
    Precisamos mostrar que estamos aqui para resistir a esta tentativa de nos fazer voltar a 1964.
    Ah,mudando de assunto, gostei do novo visual de seu blog, ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,um texto totalmente verdadeiro.
    Especialista em Como Resgatar Dinheiro de Consorcio Cancelado, Sao Paulo - SP

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!
    Danca Arabe Grupo Nasser, Brasil, Sao Paulo - SP

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.