E o mundo acaba em....

(rabiscos descompromissados do fim do mundo - clique para visualizar tamanho maior, se tiver coragem)

E aqui estamos em 2013, sobreviventes de mais um apocalipse que não veio – para infelicidade de alguns. Chegamos ao ano 2000, não teve bug do milênio, o “planeta X” não apareceu, surgiram inúmeras interpretações das profecias de Nostradamus e outros videntes, o calendário Maia e todas aquelas histórias sobre 2012 também não concretizaram.

E agora? Qual será o próximo ano decisivo para a humanidade, o ano do juízo final? A humanidade adora pensar no fim dos tempos: basta um cometa ou asteroide “passar perto” da Terra e já iniciam especulações sombrias. Foi assim em 1910 quando o cometa Halley passou pela Terra – a cauda do cometa teria “gases tóxicos” que dizimariam a humanidade. Mesmo com o maior acesso à informação as coisas não mudaram tanto nos últimos 100 anos no que se refere à credulidade de muitas pessoas e isso na verdade é um problema – vide os malucos que se denominam “profetas” e fundam seitas nas quais o suicídio coletivo é estimulado.

Como os cientistas já estão descartando o choque do asteroide Apophis com a Terra em 2036 e até agora ninguém descobriu um calendário asteca, inca ou sumério apontando para o fim do mundo por estes dias do século XXI, arrisco o ano em que acontecerá o Juízo Final ao menos para os cristãos: será em 2033, dois mil anos da morte de Jesus Cristo. Há mil anos aconteceu uma grande peregrinação a Jerusalém:

“Por volta de 1033, com a aproximação do milenário da morte de Cristo, ‘uma multidão inumerável convergiu do mundo inteiro para o sepulcro do Salvador em Jerusalém. Inicialmente, foi gente pobre das classes inferiores, depois pessoas de condições medianas e, finalmente, todos os grandes, reis, condes, marqueses, prelados [...] grande número de mulheres, as mais nobres junto com as mais pobres. [...] A maioria compartilhava o desejo de morrer em algum ponto dos santos lugares em vez de retornar para seus próprios países.’ (Raoul Glaber)” 1

E em que dia isso acontecerá? Quem chegar ao ano de 2033 aguarde para a série de publicações e filmes sobre a volta de Jesus ou o Juízo Final, sem falar nas seitas e movimentos místicos e religiosos. O “fim do mundo” sempre rende boas histórias para o cinema e para a literatura – e um bom dinheiro para aqueles que enxergam estas “oportunidades”, incluindo aí uma parte da imprensa sensacionalista.

Como o nosso bonito e maltratado planetinha ainda terá 5 ou 6 bilhões de anos pela frente, nossos filhos, netos e bisnetos sobreviverão a inúmeros apocalipses e profecias de todos os tipos possíveis e imaginários. Claro que até lá um asteroide intrometido pode aparecer ou mesmo a humanidade “acelerar o processo”; mas enquanto isso não acontece ainda temos um mundo a zelar – e como ele precisa de cuidados.


1- Referência: MORRISON, Cécile. Cruzadas/Cécile Morrison; tradução de William Lagos. Porto Alegre, RS: L&PM, 2009.

9 comentários:

  1. Eu lembro que quando criança,minha mãe falava que o mundo iria se acabar no ano 2000,lembro-me também que eu chorava e chorava e chorava..Isso me marcou bastante.E as estórias dos trocentos asteroides que se chocariam com a Terra?Nossa!Eu nem dormia,rs.
    Por último,esse besteirol do ano passado,aff!
    Enfim,a indústria do fim do mundo está aí..que saibamos rir dela..somente isso!
    Enquanto o mundo não se acaba,que renasçamos a cada dia.Façamos nossa parte!Custa muito não,a Terra agradece.

    Beijão,Jaime!Dani.

    ResponderExcluir
  2. Jaiminho, querido amigo!
    Muito interessante como sempre!

    Fiquei pensando o seguinte, e vá que um dia alguma criatura acerte sobre essas previsões, heim?
    O ideal é viver como naquele máxima, viver como se cada dia fosse o último, ou um dos últimos, não é mesmo? Pelo menos arriscar mais, amar mais, gritar mais, ou sei lá o quê..., o que for melhor para cada um no que tange a viver mais na medida em que se vive melhor fazendo o que nos deixa felizes e aos mais próximos.

    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
  3. E eu aqui, me perguntando se um apocalipse não teria sido mesmo uma boa ideia da maneira que as coisas andam neste lugarzinho chamado "Terra"...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Jaiminho,

    Tudo bem? Texto perfeito! Fiquei pensando que quando era criança o meu maior medo era a virada do milênio, pois o ano 2000 marcava o final do mundo. Tive também os meus momentos apocalípticos e descobri que o fim está dentro da gente. Penso que o mundo precisa das limitações humanas para se autorregenerar e aí o final do mundo nunca chegará e quem sabe a dor humana seja o que o fortalece.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jaime.
    Lembro de ter visto um documentário na Tv Escola sobre a passagem do cometa Halley em 1910 e tinha gente vendendo máscaras contra os gases tóxicos da cauda do cometa.
    Me parece que tem gente que simplesmente tem medo de viver e prefere ficar esperando o próximo apocalipse.
    E ainda dizem que a humanidade está evoluindo.
    Tecnologicamente, sim, mas intelectualmente, não mesmo.
    Abraço e bom final de semana pra ti, Jaime.

    ResponderExcluir
  6. Neste mundo tantas vezes pós-apocaliptico vamos vivendo e esperando nos salvar novamente.
    O dia que for serio ninguém vai acreditar! Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Olá Jaime,
    Retornando aos poucos...

    Cara, essa história de fim do mundo escuto desde criança e sempre com uma data não muito longínqua para criar uma certa expectativa. Depois que perceberam que esse negócio dá dinheiro, ai é que teremos fim do mundo como copa do mundo, ou seja, de 4 em 4 anos.

    Muito bom estar aqui novamente.
    Abraços, Flávio (do Telinha)

    ResponderExcluir
  8. Bom, já que o assunto é esse :)

    Quem quiser, dê uma olhada: http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com.br/ Abraço

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.