Carta do prefeito de Pirambeirinha do Norte


(fiz estes rabiscos durante um intervalo de reunião e planejamento na escola – com poucos alunos na véspera de carnaval. Desculpem a “qualidade” dos rabiscos - se quiser conferir, clique na imagem e boa sorte!)

Prezados cidadãos Pirambeirinhenses,

diante das acusações que têm sido feitas por um pequeno grupo ligado à oposição e considerando o grande prejuízo à imagem de nosso amado município e também para defender a minha honra frente ao executivo, venho explicar por meio desta carta alguns pontos que os opositores estão atacando – inclusive o meu caráter ilibado.

Sabemos que Pirambeirinha do Norte é um município pequeno e tem como base econômica a agricultura, principalmente os abacaxis que fazem a fama de nossa terra até mesmo no exterior; recentemente descobrimos em nosso território uma grande reserva de urânio e isso tem gerado muitos negócios e renda para nosso município. Negociamos a venda de urânio para o Irã e com isso a oposição me acusa de estar alinhado ao regime político de Ahmadinejad, o que é uma leviandade: se os iranianos querem comprar e nós temos a mercadoria, eu vendo e o município ganha. Simples assim. Se eles vão usar urânio para construir bombas atômicas não é problema dos valorosos pirambeirinhenses.

Com o dinheiro que entra em nossos cofres estamos realizando muitas ações rumo ao progresso. Posso afirmar, sem medo, que nunca antes na história deste município um prefeito fez tanto pelo povo quanto eu! A oposição ataca sem critérios, sem provas, tudo planejado para criar um clima eleitoreiro em momento tão longínquo das eleições municipais. Um verdadeiro absurdo! Aproveito esta ocasião para divulgar minha candidatura à reeleição para a prefeitura de Pirambeirinha do Norte, já que tocamos no assunto.  

Realizamos muitas obras: a reforma da Câmara Municipal, com ar condicionado, geladeira, aparelhos de TV novos e computadores com acesso à internet em todos os gabinetes dos vereadores – inclusive da oposição que prefere omitir tais benesses; a nova sede da prefeitura no antigo teatro municipal, que foi demolido para dar lugar a um prédio moderno e de linhas arquitetônicas inovadoras e arrojadas! E a revitalização da praça Sinezinho Ribamar Alcântara de Mello, ex-prefeito e médico que tanta falta faz em nossa sociedade! Mais uma vez a oposição tenta desqualificar os méritos desta gestão - a empresa responsável pelas obras é sim do meu filho, mas isso tem explicação: precisamos incentivar os empresários de nossa terra promovendo, assim, o desenvolvimento de nossa região.

Mas os melhores investimentos são sempre aqueles feitos em nossa gente, em nossos servidores. O prefeito e os vereadores tiveram um reajuste de 74% em seus salários, defasados pela inflação ao longo dos anos; E apesar da crise mundial a nossa guarda municipal teve aumento de 4% - não é pouco, é o que nosso orçamento permite para este ano. Os professores não podem reclamar: 3% de reajuste salarial divididos em duas vezes: 1,5% neste primeiro semestre e 1,5% no segundo semestre; isso é semelhante ao reajuste e ao acordo feito com os médicos municipais: 2% agora no primeiro semestre e 2% no final do ano. Logo, as acusações da oposição sobre os chamados “salários de fome” são absolutamente infundadas.

E é com fé no futuro e no progresso que anuncio em primeira mão para a nossa cidade as atrações para o maior carnaval da região! Já contratamos dois trios elétricos, teremos um palco principal na praça e as bandas são excelentes, de nível nacional: Miguel Trenó, Juan Santana, Gustavo Laranjeira e as bandas Apocalipso e Agonia do Samba. A oposição e seus partidários acusam de forma caluniosa que teríamos desviado dinheiro da merenda escolar e dos remédios para os postos de saúde para bancarmos o carnaval, o que não é verdade. O que nossa gestão faz é investir na cultura e bem estar de nossa gente, tão pacífica e cordata! O nosso povo merece um carnaval com muita alegria e muita festa!

Antecipamos também a festa da padroeira da cidade para a quinta-feira logo após o carnaval e decretei ponto facultativo na sexta-feira, quando faremos uma grande festa em homenagem à nossa padroeira que tanto nos protege e a quem peço, com toda humildade e fé, que me livre destes ataques cheios de ódio e carregados de mentiras feitos pela oposição. Não guardo rancores, pelo contrário, apenas peço a nosso Senhor o perdão a aqueles que me acusam injustamente. Tenho fé em Deus e em nossa padroeira que a justiça prevalecerá e tenho certeza que você, cidadão pirambeirinhense, cristão e sedento pela verdade estará ao meu lado nesta caminhada contra toda e qualquer injustiça!

Desejo a todos os munícipes um grande carnaval!

Atenciosamente,

Sinezinho Ribamar Alcântara de Melllo Júnior
Prefeito de Pirambeirinha do Norte 

33 comentários:

  1. Querido Jaime,

    Adorei e posso dizer que só lembrei de Odorico Paraguassu, claro, sem o cemitério.

    Carnaval, padroeira, reajuste de salário de parlamentar, reforma na câmara, prefeito médico, ou seja, é tudo igual. Penso que é a chegada do apocalipse, só que em doses homeopáticas.

    Como uma exímia nordestina, estou indo porque Bell Marques só começa a tocar quando eu chegar.

    Bom feriado com muito axé e longe do urânio.

    Beijos.
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!

      Sim, sim, lembra bastante o Odorico Paraguassu...a inspiração para os "Odoricos" não falta aqui no BR. Eu acho até que o nome científico deste pessoal poderia ser "Odoricus Politicus Natus", algo do tipo rsrs

      Bom feriado pra você...sem urânio, mas com muita energia! =)

      Bjs!

      Excluir
  2. Jaiminho, meu querido!!! Esse prefeito é "parente" de ilustre Governador de Goiás, MARCONI PedEgRILLO??? Ou teria sido uma carta escrita com a ajuda do próprio, que aqui governa? Eu ri, visse!? Eu ri demais... quanta benfeitoria. Eu ainda continuo achando que foi escrito pelo meu governadozinho, coroné matadô! Bem vc já deve saber da fama do homi aqui, né?

    Ahhh, a gente ri pra não sentar no chão e chorar, né!? A coisa para o povo aqui de Goiás tá feia, querido... sei que o assunto não é esse, mas já que a gente está falando de safadezas de políticos, deixa eu comentar uma coisinha com vc. Lembra que lhe disse que os professores estavam entrando em greve, aqui!? Pois é, a ilegalidade da greve dos professores do estado foi revogada(até que enfim). Outro juiz interviu(dizem as más linguas que o primeiro juiz era pau mandado!). Inclusive, a primeira coisa que foi falada a respeito da ilegalidade foi a seguinte: Como decreta-se uma greve ilegal, mesmo antes da mesma começar?(pode acreditar... a greve nem havia começado e já haviam dito que haveria corte de ponto e o tal juizinho decretou ilegalidade) Isso já começa ferindo um direito constitucional. Mas, quem disse que o governadozim coronezim, tá aí para os direitos dos funcionários, quanto mais professores, né!? Ele já pisou, rasgou, trucidou e escangalhou com o plano de carreira dos nossos companheiros daqui. Agora é torcer para que a categoria se fortaleça(essa parte eu sei que é difícil) e que consiga mudar essa faceta horrorosa que estão pintando por essas bandas.

    Sobre seu comentário lá no blog, já li e responderei amanhã, depois que eu me libertar do lêrelê. Já adianto que ameeeeeiii seu comentariããããooo, pois ele me fez refletir sobre muitas questões que eu defendo e acredito... pensamos muito parecido! Acho que por isso gosto tanto de conversar com vc! Ah, sem essa de dizer que exagerou. Vc nunca exagera... é sempre na dose que preciso, seu lindo! Já disse isso! :D

    bjsssss JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joicy, o nosso querido Sinezinho Ribamar Alcântara de Melllo Júnior tem parentesco com um monte de políticos deste "brazilsão" ( tá certo? hahaha) por aí. Parece até que existe uma escola para políticos, né? Incrível como eles fazem tudo parecido, só muda o lugar.

      Caramba, eu leio as histórias sobre o que acontece por aí em GO e até custo a crer. Vindo de quem vive o dia a dia por aí, Joicy, é melhor. Seu relato é impressionante... agora eu acho curioso um governador colocar na justiça uma greve de professores e os nossos nobres magistrados considerarem a mesma "ilegal". Isso explica muito sobre o que é este país. Um dia discorro um pouco melhor sobre isso.

      Pois é, a gente conhece as realidades, Joicy! :) Depois respondo seu comentário com mais calma =D

      Bjks!

      Excluir
  3. Jaiminho,
    hummm... nossa! Vi teu comentarinho por lá... puxa... que pena..., mas nem esquenta, volta só quando tiver tempo, pois aquele post vai ficar vários dias...
    Lembrei-me de duas coisas:
    nós temos um colunista gaúcho famoso aqui nestas bandas, de repente você conhece: Juremir Machado.
    Seguido ele faz crônicas, quando quer criticar alguma coisa aqui de Porto Alegre, fala numa cidade 'fictícia" chamada Palomas rsrs
    Achei 10 tua carta! Também me veio a mente o Odorico e Dias Gomes!
    Excelente crítica, como aprecio, bem-humorada, inteligente, sagaz, coisa difícil de fazer, e ainda esse "jogo" ficção-realidade, (verdade ou sonho?), onde se manda todo o recado, (ou carta como queira), mas de forma mais leve!
    Muito bom!

    Jaiminho, te cuida meu amigo, qualquer coisa já sabe...
    por lá não tem pressa não, tá bom?

    Muito, muito obrigada por tua amizade! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cissinha,

      deu certo, ufa! O blogger não poderi fazer isso comigo rsrs

      Este colunista aí eu não conheço, mas vou dar uma pesquisada. "Palomas" é um nome interessante rsrs Eu estou tentando lembrar de um cronista que também criou uma cidade fictícia como palco de seus comentários, mas esqueci... lembro do genial Lima Barreto com "Bruzundangas". É obra sensacional: muito sarcasmo e crítica social.

      Bom que tenha gostado, Cissinha. Muito obrigado! Vindo de você todos os elogios são muito bem vindos! :)

      Gracias, minha querida! Por aqui também, qualquer coisa, já sabe.

      E eu é quem tenho que agradecer por tua amizade! :)

      Bjinhos!

      Excluir
  4. cara, sério mesmo, deleta esse post.

    Seguinte, se fora de época de eleição já correria perigo de copiarem e mudar uma ou outra coisa e dar para algum prefeito falar, o que dizer em época de eleição.

    Tenho certeza que essa carta algum dia aparecerá no discurso de algum prefeito do interior, só alterando nome da cidade e dados.

    Muito foda! Caso um dia se candidate e se eleja, já tem - literalmente - uma carta na manga quando a oposição te acusar hehehe. (isso se não te roubarem antes o discurso).

    Abração.

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Jim!

      E eu tenho certeza que um político profissional encontraria vários pontos a serem corrigidos nesta cartinha hahahaha! Na verdade é quase um padrão, acho que eles têm cartas parecidas ou até muito melhores. ( do ponto de vista deles, claro)

      Tem nada não, qualquer coisa acuso a oposição de plágio hehehe

      Abraço!

      Excluir
  5. Oi Jaime, tudo bem??
    Eu que agradeço o prestigio da sua visita lá no meu cantinho.

    Parabéns pela tua escrita. Você coloca humor até onde o caso é de chorar rsrs
    Porque quantos prefeitos iguais a este existem no nosso pais?
    trocentos....

    Amei tb os teus rabiscos.

    Um beijo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ma!

      Tudo bem, e você?

      Sempre gentil com as palavras! Agradeço muito pelo seu tempo em visitar o meu humilde blogue e ainda dedicar umas palavrinhas por aqui! :) Obrigado!

      Beijo!

      Excluir
  6. kkkkkkkkkkkkk muito bom!

    muito bom mesmo brother!

    Eu gosto de ver uma critica associada a bom humor. Seu texto quebrou aquele estereotipo chato de jornalista que diz ter opinião. Parabéns!

    E o que seria de Pirambeirinha do Norte senão fosse esse tão engajado prefeito? Ainda bem que gente boa existe nesse mundo! =D

    Abrç

    End Fernandes

    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, End, para se fazer uma crítica não precisa ter aquele rancor todo, né?

      Ah, a boa gente de Pirambeirinha do Norte certamente é muito grata a este prefeito tão bom! =D

      Abs!

      Excluir
  7. Bem, vou ser obrigada a concordar com o Jim Carbonera que comentou logo ali acima! Apaga urgentemente esse post antes que algum político a roube de você!!!
    Ou quem sabe algum partido te ligue e faça propostas kkkkkk!!!

    Obrigada, mas obrigada mesmo por me achar e fico lisongeada de ter gostado do meu post ao ponto de comentar!

    Voltarei sempre aqui! Adorei teu humor ácido!

    Beijos e bom carnaval (se é que isso é possível). Feche as janelas e escute rock com fones, quem sabe ajuda! kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,

      acho que a oposição vai me ligar e fazer uma proposta: uma cartinha revelando os podres de Sinezinho Ribamar Alcântara de Melllo Júnior! hahahahaha

      Eu que agradeço a sua visita e o comentário! =) Gostei sim do seu blog e estarei atento às atualizações! \o/

      Beijos e obrigado! Hoje é a vez de Jimi Hendrix e Dick Dale com a missão de salvarem meus tímpanos hahahahaha

      Excluir
  8. Ótimo! Inúmeros elementos do ridículo modo de governar brasileiro, cômico e triste. Parabéns!

    salpage.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Diego! Este é o modo como se faz política no BR - sobretudo longe dos grandes centros.

      Excluir
  9. Cômico e trágico ao mesmo tempo, pois não deixa de retratar a realidade.

    ResponderExcluir
  10. Jaiminho,
    que comentariãoooo por lá! Nooossa!
    Obrigada, muito obrigada, me emocionei! Lá tem resposta!
    Beijão e te cuida!:)
    Qualquer coisa, já sabe.

    ResponderExcluir
  11. Hahahahahhahahahahahhaha só pode ser imaginário esse cara né? Hahahahahahahhahahahahahha. Já pensou se aparecesse um maluco desse vendendo urâneo pro Irã, haahahhahahahhahhaha.

    Jaiminho eu sei que é concessão dos aeroportos, mas eu escrevi assim porque um contrato de concessão de 20 anos é igual a uma venda e depois desses ainda essa concessão pode ser renovada. Hahahahahahaha só nosso povo mesmo pra ser tão bobo né?

    Um abração amigo, belo texto e belo rascunho. Passa seu e-mail pta mim lá no meu e-mail: a.mansim@ig.com.br que eu vou te passar uns links de desenhistas que vc vai pirar na batatinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha André, eu entendi. Esse papo de concessão é pra boi dormir kkkkkk É complicado, é revoltante, mas mesmo assim eu sou besta a ponto de dar risadas destas coisas rsrs

      Odorico e Sinezinho Junior são bem parecidos! Venderiam até a mãe, imagine urânio! rsrs

      Valeu, mais tarde passo e-mail pra conferir o trabalho destes desenhistas. Abs!

      Excluir
  12. Jaime, fala pra mim que esse cara não é o prefeito de uma cidade que existe. Parece um dos discursos do Bem Amado, aquele dos livros do Jorge.

    Que bom que deu tudo certo com aqueles problemas de spam. Deixo um abraço, valeu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Ô,Victor, quem dera...Sinezinho Júnior tem em tudo quanto é lugar! rsrs

      Deu certo, sim, obrigado pela força! =)

      Um abraço!

      Excluir
  13. Não sei porque, mas essa honesta satisfação aos eleitores me parece tão familiar! Tira uma coisinha, põe outra... e caberá em quase todos eles.
    Você é sensacional!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene!

      Não é? Tem um Sinezinho Junior em cada político (ou pelo menos em maioria) deste Brasil varonil. E pelos lados do sertão a coisa chega a este nível e daí pra pior...

      Obrigado, que é isso...rs

      Bjs!

      Excluir
  14. Ahah, muito boa esta carta e vou ter que concordar com o Jim, deleta ou registra na BN antes que lhe roubem.
    Gosto da sua forma de escrita, ácida e realista, mas com senso de humor, algo que não pode faltar, nem mesmo em situações deprimentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian, se alguém roubar isso certamente será coisa da oposição hahaha

      Senso de humor é fundamental até mesmo em tais situações.

      Muito obrigado mesmo por suas palavras! Um abraço!

      Excluir
  15. Jaiminho, quedido, eu já comentei sobre a postagem, mas como disse acima, iria responder seu excelente comentário lá no blog e aqui estou... viu só que danada eu sou!? A dona ironia tinha que estar lá, né?!? Rsrsrsrs

    Então, sobre tudo o que vc expôs, só posso dizer que, como sempre, vc se colocou maravilhosamente. Tens fundamentação sobre qualquer assunto voltado para a educação. Vc é porreta, seu moço! Com certeza esse tripé deveria estar fortalecido e unificado, mas, na prática sabemos a triste realidade que nos aguarda todos os anos, na escola. Vc disse tudo... todos falam que a educação é a solução, mas na prática não temos o respaldo desses mesmos em nossas lutas. Basta olharmos para as greves. O que vemos é a comunidade na TV reclamando que seu filhinho está sem escola(digo, sem um lugar onde ela possa jogar sua cria para ficar o dia todo...)... Educação nunca foi e ainda está lonnnnnnge de ser prioridade por aqui. Fato muito triste!!

    Poxa, vc expôs sobre o afeto de uma forma super claaaara e fácil de compreender. É isso... só posso complementar, dizendo que infelizmente as famílias não estão percebendo suas crianças como esse “outro” que necessita dela para obter um desenvolvimento saudável(seja cognitivo e/ou afetivo/social)... acho que já te falei em há algum tempo que sou do tipo de professora que sente uma grande empatia por “alunos problemas”(que os outros chamam assim). É como um imã!

    Eu, como mãe que trabalha o dia toooooodo, sei que é importante estar a par de tudo o que meu filho faz. É saber o que fazer com o pouco tempo... mesmo que seja curto, mas que seja com qualidade.

    Eu fico simplesmente transtornada quando chamo os pais para conversar e o cidadão me diz “não sei mais o que fazer com esse menino”. Como uma pessoa diz não saber o que fazer com uma criança de 6/7 anos? (No caso de meus alunos...) É absurdo. Eu ainda tenho sorte, pois leciono para uma faixa etária onde os pais, mesmo que depois de sééééééculos cobrando, ainda comparecem à escola(muitos por medo do conselho tutelar)... por isso, continuarei sendo a professora chata, que cobra, que exige a presença dos pais, que manda quantos bilhetes forem necessários... Acredita que no ano passado uma mãe foi reclamar para mim pq eu estava “enchendo o saco” da filha dela “só” porque a menina chegava atrasada de vez em quando(mentira, era todos os dais... mais de 30 minutos de atraso) e não fazia tarefa de casa? Ahhh, ela me pegou num dia ruim... olhei pra ela e disse algo do tipo: acho interessante vocês pais que reclamam de professores que são exigentes com seus filhos para algo que só lhes trará benefícios... aí usei uma frasezinha clichêêêêê que eu sempre uso com os pais relaxados “é de pequeno que se faz grande... o que seu filho é hj, mostrará muito do que será quando adulto”... aí discorri um monte de coisas relacionadas à responsabilidade e outras coisas. No final, a senhora me pediu desculpas e, incrivelmente, passou a acompanhar melhor sua filha. É o tal ditado “de grão em grão...”... vamos tentando!

    Seu amigo pode até ter sido radical(só um pouquinho...rsrs) com a fala dele, mas ele foi realistaaaaa... infelizmente o que temos nas escolas (principalmente entre os adolescentes) são futuros marginais.

    Obrigaaaaada! ;)
    Bjks

    JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que o último parágrafo não é com intenção de generalizar... me referi aos descasos(principalmente os extremos). bjs

      Excluir
    2. Eu entendi perfeitamente, Joicy! :)

      bjs!

      Excluir
    3. Perfeito, Joicy! Seu comentário está ótimo e complementa ao que escrevi por lá. Temos exemplos à vontade para "tirar como base", não é verdade?

      Bjks!

      Excluir
  16. HAHAHA seu senso de humor é ótimo!
    Não vou falar muito, só lembrei de uma frase que minha professora de Sociologia citou como suposto tema de redação: "O Brasil é um país corrupto de pessoas felizes." E lembrei-me da música de Legião Urbana: "Vamos celebrar nosso governo, e nosso estado que não é nação.." e por aí vai.

    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.