Previsão do tempo

E o telejornal anuncia a previsão do tempo.

- Uma excelente notícia para este final de semana: sol na maior parte do Brasil! Teremos chuvas isoladas apenas nesta pequena área da Amazônia, mas os brasileiros terão um final de semana ensolarado.

A excelente notícia causa logo um alvoroço na turma da fuzarca: cervejada, sonzera na mala do carro, mulherada e muita curtição com o calor. O fim de semana com sol e calor é tudo o que a galera mais queria e os donos dos botecos já separam espaço no freezer para mais cerveja. Quem mora no litoral se prepara: vai dar praia!

Por outro lado, o sertanejo acha que uma excelente notícia seria a “moça do tempo” anunciar muita chuva para o sertão, pois as reservas de água já andam escassas e o pasto vai perdendo o verde. E o sertanejo, como se referiu Euclides da Cunha, é um bravo, mas até mesmo os bravos não aguentam tanta seca.

Mas quem confia na previsão do tempo?

A “chuva isolada na pequena área da Amazônia” resolve passear por outros ecossistemas e chega à caatinga, ao sertão. E chega com intensidade: começou à noite e durou a manhã todinha daquele final de semana que prometia sol e muito calor. Sem jeito, a “moça do tempo” diz que a culpa é de uma menina muito sapeca, a tal La Niña, mas tem outro menino que apronta das suas, o tal El Niño. E o mapa do tempo no Brasil, ontem cheio de “solzinhos” e altas temperaturas, agora está repleto de nuvenzinhas e gotinhas de chuva de Norte a Sul.

A turma da fuzarca desanima e se recolhe. Alguns xingam, outros bebem a cerveja assim mesmo, mas não é a mesma coisa. Não tem “clima” para abrir a mala do carro no meio da praça e ligar o som estridente para que toda a cidade ouça – e desafiar outros donos de som automotivo para ver ( e ouvir) quem tem mais potência.

Já na roça o barulho é outro. A Sabiá canta com força, como não havia cantado até então; os pássaros se revezam em sinfonia com os sapos e rãs alegres no coaxar, o que é uma péssima notícia para os besouros e mosquitos, afinal a alegria abre o apetite e aguça o paladar. Nos telhados das casas o som da goteira é um convite para um café quente na varanda apenas para assistir a chuva cair e molhar a terra - terra que plantando, tudo dá.

Enquanto a turma da fuzarca amaldiçoa El Niño, La Niña e a moça do tempo, o sertanejo agradece a Deus, a São José, São Pedro.

Na semana que vem tudo isso muda.

Igual ao clima.

Sertão ignorado, 31/12/2010

10 comentários:

  1. Belo post!

    Já tem algum tempo que eu tô pedindo pra S. Pedro mandar um pouco desse aguaceiro pra onde tá precisando! rs Desequilíbrio...no clima, no tempo atmosférico e em tudo o mais, não se esquecendo das enchentes causadas em grande parte pela falta de consciência ambiental das pessoas. E daquelas que residem em áreas de desabamento por 'N' motivos, é como disse o meu ídolo, aquele que eu sempre cito aqui, rs: 'Às vezes uma prece ajuda, às vezes nem adianta rezar'. Deixo maiores observações por conta de quem entende, mas é sempre bom refletir também sobre a influência da ação humana em parte do desequilíbrio na natureza, né. Afinal, vemos, uma grande parcela da população está mais preocupada em colocar música alta na mala do carro pra disputar quem tem + potência, como você disse, rs.

    ResponderExcluir
  2. Injustiça social no Brasil até quando o assunto é chuva. ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Pois é Jaime....

    o homem colhe o que planta....se chover.

    E os desequilíbrios climáticos tem feito vítimas em cada vez maior número, e de forma cada vez mais perene...

    A seca não é mais privilégio dos nordestinos....os sulistas estão convivendo com um processo irreversível de desertificação.

    Enquanto isso, torcemos para que tudo acabe bem...

    Mas para quem ?

    ResponderExcluir
  4. Pra começar gostei do visu novo do blog! Ainda bem que vc n desistiu dele.
    Sobre noticiar... Bem, é meio triste pensar em noticiar coisas chatas, coisas que me comovem, coisas que eu não possa falar com sarcarsmo e ironia, tampouco fazer piadinhas...

    Falando em tempo, previsões, só nos resta esperar, pelos cálculos dos engenheiros será 1 ano e meio, em média, para aquela cidadezinha do Rio se reestruturar... Fico por aqui ciente dos acontecimentos, mas falando em Oscar, Lula e cia... Este seu post sugere que eu escreva algo mais sério! =)

    Beijinhos
    =)

    ResponderExcluir
  5. Quando havia menos tecnologia disponível o serviço de meteorologia era tão acreditado quanto o horóscopo. Hoje, está se tornando desacreditado pelo excesso de tecnologia (aquela que causa destruição ambiental). Os especialistas costumam dizer que o "modelo de análise" de que dispõem não é ainda muito confiável em virtude disso. Ou seja, estamos à mercê do "se Deus quiser". rsrs. Abração, Jaime! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Oi James quanto tempo...e como vc está?

    pois é, dá pra pegar uma prainha.

    ResponderExcluir
  7. Nunca acredito no sorriso das moças do tempo. Existe algo masoquista em cada palavra e gesto utilizado!


    até

    ResponderExcluir
  8. A previsão de tempo é sacana. Na última sexta (minha folga) ela apontava para um dia chuvoso. Acreditando nela, cancelei a praia, mas o solzão tava lá, rindo da minha cara.

    Outro dia, vi um "especialista" em meteorologia na TV dizendo q é apenas uma previsão e não uma ciência exata. Seja como for, nessa época de tragédia na Região Serrana aqui do RJ e enchentes e deslizamentos em tantos outros lugares, finalmente alguém resolveu confiar nas possibilidades de chuva para tentar salvar as pessoas.

    Mas é sempre interessante observar como pessoas de lugares diferentes recebem determinados eventos (naturais ou não) de forma diferente.

    bjohnny!

    ResponderExcluir
  9. Mas também se chove o povo reclama, se faz frio o povo reclama, se faz calor o povo reclama... Owo povo, decide aê! Rsrsrsrs...

    Infelizmente o excesso de chuva causou essa enorme tragedia aqui na região Serrana do Rio de Janeiro. A natureza veio com tudo para tomar o território que é seu! Enfim... As pessoas morreram e agora o que pode ser feito é o reflorestamento das encostas para evitar mais tragédia!

    Culpar apenas as chuvas? Não acho justo...

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.