segunda-feira, novembro 08, 2010

Como os Black Eyed Peas mostraram que eu ando desatualizado!


Vida de professor atualmente não é fácil. Além de ter que se virar com a ajuda de custo que é chamada de “salário” e na maioria dos casos com uma infra-estrutura de trabalho inadequada, o docente tem que estar sempre atualizado com o que acontece ao seu redor. Nem sempre é possível, pois como Bauman se refere ao nosso tempo, vivemos uma “overdose de informações” ao passo que o profissional em educação vive uma “overdose de atribuições”.

E percebi por estes dias o quanto estou desatualizado. Ao final de mais uma aula e começo de longa jornada, uma aluna quis tirar uma dúvida sobre um nome em inglês. Não era nenhum termo relacionado à aula que tinha acabado de lecionar, mas o nome de um artista do qual ela pediu para que eu pronunciasse, pois ouvia em emissoras de rádio e TV vários locutores e apresentadores com pronúncias diferentes quanto a este nome - ou apelido ou sigla ou código de outro planeta: Apl. de. ap.

E agora? Como sair desta? Se a aluna, que é fã do grupo de hip hop Black Eyed Peas estava com dúvidas quanto à pronúncia deste...hã... nome, o que diria eu? Lógico que eu já ouvi falar sobre o tal grupo, principalmente da curvilínea (embora perca feio para nossas mulatas) vocalista Fergie, um espetáculo visual. Mas nunca prestei atenção nas músicas - felizmente, pois descobri um sample com "Misirlou", do genial guitarrista Dick Dale - e tampouco nos nomes dos componentes, com exceção da vocalista – que já dividiu o palco com o guitarrista Slash, ex-Guns n' Roses.

Com toda essa relação de informações, lembrei-me dos meus tempos de estudante e de como coloquei meu professor de inglês (vejam que coincidência!) em maus lençóis também com o nome - ou apelido ou sei lá o que - de um artista. Era bem no começo dos anos 90, o grunge ainda não havia sido devidamente descoberto e explorado pelas gravadoras e pela MTV - e eu ainda tinha cabeleira farta. A banda de rock do momento era o Guns n' Roses e esta desembarcou no Brasil em 1991 para os shows no Rock in Rio II.

O vocalista do grupo, um porra-louca excêntrico e brigão, atendia pelo nome – ou apelido ou código ou sei lá o que – de Axl Rose. O sobrenome “Rose” é fácil, facílimo para pronunciar e entender, mas e o primeiro nome do sujeito? Uns locutores de rádio diziam bem aberto “Áquicel”, outros vinham com “Équicel” e havia até quem dissesse “Éssel Rouse”. Pedro Bial e Mauricío Kubrusly, repórteres da Globo que cobriam os shows, não ajudavam muito: o hoje guru dos Brothers dizia “Áquicel” e o barbudinho, no Fantástico, dizia “Équicel”.

Quando mostrei ao meu professor o nome – ou código ou sigla ou sei lá o que – do vocalista do Guns, ele também não soube responder. Não creio que desconhecesse a banda, pois até as emissoras de pagode tocavam a balada “Patience” o tempo todo e o vocalista era tema de reportagens no Fantástico. Não me lembro se também no Jornal Nacional, pois certamente Cid Moreira pronunciaria o nome de Mr. Rose direitinho.

Enfim, meu professor se embaralhou com o “Axl” e tempos depois eu me embaralhei com o nome – ou sigla ou...ah, você já sabe! - Apl.De.Ap. “Apl” de Apple? “Ap” de “Ape”? Pronuncio letra por letra incluindo os pontos? Recorri ao youtube ( viu, geraçãozinha mais nova? No meu tempo um tal “videocassete” era o máximo quando não “engolia a fita”) e vi algumas pronúncias. Não chegam a um consenso e fiquei imaginando os nomes que virão em um futuro próximo com tanta criatividade!

Provavelmente seja por isso que eu ainda hoje esteja desatualizado – que vergonha, professor! - e continue ouvindo coisas como Rolling Stones, Beatles, The Doors, Queen, Pink Floyd e outros da “velha guarda”: ao menos não há dúvidas quanto aos nomes de John Lennon, Mick Jagger, Jim Morrison, Freddie Mercury, Roger Waters... tudo bem, pode ter uma dúvida ou outra com o tal Paul “Macartinei”, mas diante de Axl e Apl.De.Ap, dá até pra cantar numa boa “you know, you know my name”...

Yo! Siga-me no twitter, yeah: www.twitter.com/jaimeguimaraess

9 comentários:

  1. Muito bom! Removeu meu baú tb na época do Rock in RIo II e MTV no ínício. O Kubrusly uahaha! Minha última questão foi sobre a pronúncia do onipresente nas capas de revistas sobre novela e adolescentes: Justin Biba, pronto, pois não sei escrever o nome desse moleque e já demonstro com essa pronúncia um possível apelido. Black Eyed Peas para mim era e ainda é a Fergie (her humps), vi os nomes ou o que os identifica numa revista e isso só reforçou minha visão reducionista da banda.

    ResponderExcluir
  2. Jaime,

    é, a gente envelhece. rs

    eu tô nem aí... tô nem aí...

    pronunciaria do meu jeito: ei pi el di ei pi.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vejo dificuldade em pronunciar Axl....

    Achei no youtuba, pelo próprio falando seu nome:
    http://www.youtube.com/watch?v=Qfp8dubh8L0

    Sabe aquele programinha de planilhas do Windows..? Pronuncia ele dando uma entonação maior no primeiro "e" e falando rápido. Tá ai. Hehe.

    Agora o do outro ai do Black Eyed Peas...oi né.....

    ResponderExcluir
  4. Você viu lá na minha crônica Adolescentes? A menina ficou brava comigo por que eu entendi o Justin Bieber como Justin Biba. hahahha! Deu uma confusão danada! Uma ofensa imperdoável! rsrs. Abração, Jaime! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  5. M'bóra ouvir Paulo Moura, gente!... KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!...(Mas que aquela musiquinha deles que ficou mais famosinha, que óbviamente eu jamais vou saber o nome, é uma DILÍÇA prá dançar, é!...)Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Putz, é assim com meus filhos também... e pior ainda quando dizem que a gente tá por fora!
    Algum tempo atrás escrevi uma crônica no blog comparando a minha adolescência nos anos 80 e 90 com a atual (chama-se A idade do exagero).
    Adorei o seu blog!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Se lascou!! Quis colocar seu professor contra a parede e levou o troco, muitos anos depois! kkkkkkk
    Eu gosto do som do grupo e também não sei falar esse nome louco!
    E sobre "Pump It", achei estranho quando ouvi pela primeira vez, pois amo "Misirlou"! Mas depois até que passei a gostar! rsrsrs
    Bom, o negócio é que, diante das coisas que andam surgindo, eu prefiro eles!
    Ah, por falar em Black Eyed Peas, tu já ouviu a versão de Cangaia de Jegue para a música deles chamada "I gotta feeling"? Podre!!! kkkkk

    ResponderExcluir
  8. Haha, adoreei o assunto!

    E não faço idéia de como se pronuncia esse nome!!! rs!!!

    Também estou me sentindo velha!
    Estou exultante, ansiosa, maravilhada, porque minha banda preferida, o Stone Temple Pilots, vai tocar em dezembro em SP, e eu vou no show... bom, tentei contar pra todo mundo, mas tirando as pessoas da minha idade, ninguém nem sabia do que eu estava falando!! Rs!!!

    É a vida!!!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  9. Pô, as minhas referências são bem anteriores as que foram apresentadas. Velhice é assim mesmo. :)

    Abraços.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios e que não prezam pelos princípios da boa convivência - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas.

Volte sempre! =)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails