Paulinho do Som, Deputado Federal!

(a charge tosca é de minha autoria, pra variar. Quer ver melhor? Atreva-se e clique na imagem)

- Você endoidou de vez?
- O que foi mulher?
- Que história é essa de “deputado federal”? Você vai se candidatar?
- Não vou, já estou candidato. Olha aqui o registro da minha candidatura, foi aprovada hoje.
- Meu Deus, mas isso é loucura! O que deu em você?
- Como? Pensei que fosse me apoiar. Aliás, queria até pedir uma ajuda pra escolher a foto pra eu mandar imprimir uns santinhos, umas camisetas e...
- Paulo Jorge, que negócio é esse? Santinho? Camiseta? A gente se aperta como pode com o orçamento e você ainda me aparece com essa novidade?
- Em primeiro lugar, pelos próximos meses não me chame de Paulo Jorge, e sim Paulinho do Som, pois é assim que meu nome aparecerá na urna eletrônica e os eleitores precisam estar familiarizados; em segundo lugar, não se preocupe com as finanças: instalei um som no carro do dono da gráfica e ele vai me pagar com esses 5 mil santinhos, uma mixaria, e já tô negociando com o cara das camisetas.
- Que se dane Paulinho do Som, eu me casei com Paulo Jorge e é com ele que estou tentando falar. Senta aí e me conta de onde saiu essa ideia maluca de ser candidato, ainda mais federal. Quem te conhece, Paulo Jorge?
- Não é ideia maluca coisa nenhuma. Sou alfabetizado, tenho mais de 21 anos, sou filiado a um partido. Além do mais, todo mundo aqui na comunidade me conhece!
- O povo aqui te conhece porque você vive fazendo barulho com essas instalações de som, o que já te rendeu até uma notificação! O que você entende de política, Paulo Jorge?
- Aquela notificação foi coisa de invejosos! Você sabe que eu sempre acompanhei a política e...
- ...e xingava tudo quanto era político, espumava de raiva na frente da TV e dizia que “político nenhum presta!”. E agora quer ser um deles?
- Eu confesso que radicalizava, mas isso porque eu, em toda minha inocência e ignorância, realmente achava que todos eram iguais até o momento em que me filiei ao PROLCC* e percebi que a política pode ser composta por cidadãos comprometidos com o bem-estar do povo, lutando por saúde, educação, geração de emprego e renda e além disso...
- Deixa o discurso de lado, Paulo Jorge! Você sempre dizia que o povo não sabia o que era política, pois as pessoas acham que fazer política era o mesmo que construir muro pra fulano, arrumar emprego pro filho do sicrano, essas coisas. Eu estou impressionada, Paulo Jorge! Que mudança!
- Ok, que isso fique entre nós, Norma Suely!
- Quando você me chama de Norma Suely é porque a coisa é séria...o que houve?
- Seguinte: se Tiririca, Vampeta, Kiko do KLB e Mulher Pêra podem se candidatar, eu também posso, certo? E outra: o povo não sabe mesmo o que é política, não tá nem aí, é meio boçal mesmo, então vou me candidatar pra tirar o pé da lama!
- Eu não posso acreditar no que estou ouvindo: onde está aquele homem com princípios fortes e inabaláveis que eu sempre admirei?
- Deixa disso, Norma Suely! Sabe quanto é o salário de um deputado?
- Mas você vai prometer um monte de coisas para as pessoas, vai iludi-las, vai mentir, vai fazer tudo aquilo que você mais condenava nos políticos!
- Ora, que é isso, quando tiver um asfaltozinho em uma rua aqui do bairro, mando fazer uma faixa “A comunidade do Lasca Gato agradece ao Deputado Paulinho do Som pelo asfalto em nossa rua” e pronto, o povo fica todo feliz. Querida, pense nas vantagens, não é só o salário: você sempre quis conhecer Foz do Iguaçu, né?
- Sim, e daí?
- Daí que nosso partido tem sede em Foz do Iguaçu e sempre promove reuniões em diversas capitais do país. Fortaleza, Natal e cidades como Gramado, Campos do Jordão...
- Ai, sou doida pra conhecer Campos do Jordão! E essas praias no Nordeste...
- Pois é, como deputado federal eleito poderemos frequentar as reuniões do partido, entendeu? E tudo bancado pelas verbas que os deputados recebem para viajar por aí.
- E aí poderemos ter uma lua-de-mel de verdade, em Fortaleza? Desde que nos casamos só conseguimos viajar até o Guarujá e olhe lá...
- Querida, se eleito for, teremos uma lua-de-mel por mês! Pense nisso no dia 03 de Outubro, exerça seu direito, vote naquele que vai proporcionar uma vida digna com saúde, emprego, educação e insustentatibilidade ecológica, abaixo a poluição! Vote Paulinho do Som!
- Oh, Paulo Jor...digo, Paulinho do Som! Meu deputado!

*PROLCC – Partido da Revolução Liberal Operária Cristã Comunista

Não sou candidato, minha gente! Siga-me no twitter, duela a quem duela: www.twitter.com/jaimeguimaraess

15 comentários:

  1. Daniel Bykoff, o Lord29 de agosto de 2010 às 20:15

    Paulinho do som é o cara com a cara do Brasil.

    Ao lado de Toninhos da Padaria, Joões da Funerária, Franciscos do Sindicato, constituem verdadeira aposta em votos tão inúteis quanto as propostas políticas que eles carregam: nenhuma.

    E ainda assim tiram voto de muita gente boa que, por pouco, poderia chegar lá !!!

    Valeu Groo....mas acho que vc carregou demais na lucidez de Norma Suely !!!

    Huahauhauahuahauhauahuahauha !!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Jaime,
    Pior que o processo eleitoral, desde escolha, campanha e resultados, e o próprio mandato se traduz de maneira banalizada por eleitores e candidatos, por políticos e cidadãs... ufa uma pena que ainda não temos uma conscientização sobre essas atitudes. Vamos votar vamos votar hahahahahah

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Jaimão... É mais ou menos como o amigo comentou aí em riba: há muitos Paulinhos do Som, Joões da Funerária e Zezinhos do Posto. Agora, o pior é ver Professor Fulano e Professora Sicrana supostamente defendendo os interesses da classe. Olha que eu já vi essa história. Até presidente professor a gente já teve, né? Agora, cumprir promessa são outros quinhentos...

    Abração, meu véio!

    =D

    ResponderExcluir
  4. Conseguiu retratar a realidade com perfeição. O poder (e a possibilidade de tê-lo) corrompe, isso é um fato inegável. Quando se está longe dele, se condena determinadas atitudes, mas quando surge a 'oportunidade', rapidamente se repensa tudo. Política no Brasil está virando palhaçada, qualquer um se candidata, e o pior: o povo vota, porque o fulano é popular, bem sugestivo, né! Sem contar essas promessas já manjadas e as compras de votos...e salve a desesperança, mais uma vez! =/

    ResponderExcluir
  5. "Paulinho do som, vote nele que ele é bom!"

    "Para fazer a voz do povo ser ouvida em Brasília, vote Paulinho do Som!"

    E no panfleto: "Som os homens de deus que transformarão a política nesse país. Vote Paulinho do Som, trabalhador honesto e homem de deus, agora lutando para que a sua voz seja ouvida. O candidato do pastor Cleyson Carlos!"

    Nos 4 segundos de campanha na TV, exibindo um sorriso paralisado hebecamarguiano: "Na-luta-por-saúde-educação-e-segurança-com-a-ajuda-de-deus-e-o-seu-voto-farei-a-sua-voz-ser-ouvida".

    Acho q me empolguei...


    O pior é q os Paulinhos do Som da vida acabam se elegendo por causa da legenda, entram na câmara com o ingresso de algum figurão arrebatador de votos. Afinal, pra que voto direto, não é mesmo?
    E eu tento, juro q tento, ter um motivo para acreditar na políti(ti)ca, mas tá difícil.


    bjohn-paul-george-ringo!

    ResponderExcluir
  6. Palinho do Som tá eleito, como a maioria de nossos eminentes e ilustres representantes . É assim mesmo com a maioria. Ainda vamos aprender, Jaime. Eu acho que não vou estar aqui, mas ainda vamos. Demora pra caramba, talvez séculos mais. Mas vamos aprender. Abraços consternados, meu amigo! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. Realismo extremo! O nome de todos os partidos deveria ser o que você pôs aí. Os objetivos são somente aqueles que o Paulinho do Som propõe... à família. A ideologia do favor configurada em sua campanha. As eleições são um grande concurso público para fingir que vai se trabalhar, e parte do dinheiro subtraído irá para os aspones, amigos e familiares.

    ResponderExcluir
  8. Nossa.
    Com essa eu realmente ri.
    Beijos,
    Vanessa Sagissi,
    comentandoofilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Assim como a Norminha, o povo brasileiro se deixa levar muito fácil. É cada uma que parece duas! É cada candidato que dá vontade de chorar... são motivos para uma depressão profunda. Se bater todos eles no liquidificador, não dá um copo!

    Paulinho do Som é só mais um deles. E vida que segue...

    Bjo grande e seja bem consciente ao votar nessas eleições, viu? Cuidado com a lábia do Paulo Jorge... olha, olha, olha!!!!

    ResponderExcluir
  10. No fim das contas, o dinheiro e o poder falam mais alto, passando por cima da honestidade e dos "princípios" que quem não tem julga ter.

    ResponderExcluir
  11. Groo, o pior é que é por aí mesmo.
    Aqui na minha terra, tem um que foi eleito prefeito, graças aos pirulitos e franguinhos distribuídos na periferia.
    Ele, e seu partido, fizeram maior pampeiro para que o anterior colocasse o seu candidato, pq ele faria um empréstimo de 10 milhões de dolares.
    Pois bem, ele entrou. Fez o que dizia o que o outro faria. Todos os vereadores,da época, tiveram carros zero. O dinheiro sumiu e fez umas coisinhas só para dizer que fez. Queimou-se junto a população. O dinheiro transferiu para testas-de-ferro que não devolveram, qdo solicitado. A cidade ficou endividada por anos...
    Agora, que o tempo passou e os mais antigos,alguns nem votam mais, surgiu das cinzas: candidato a deputado federal...é mole?

    ResponderExcluir
  12. Então, véio... demais, sensacional!

    Quem disse ser impossível divertir-se e pensar ao mesmo tempo?

    O pobre Paulinho quer apenas dar mais conforto à esposa.
    Quem garante que "trabalhando honestamente" ele conseguirá levá-la pra Foz?

    A política tornou-se um... um... atalho!

    ResponderExcluir
  13. A bandeirinha da UK ali sou eu Groo... pois é sumi, mas estou de volta... COmo vão as coisas na nossa terra??

    Grande abraço, aparece no Café.
    =)

    =)=)

    ResponderExcluir
  14. O interessante do texto é que o Paulinho é tão persuasivo com promessas que com poucas palabras compra sua mulher...
    Estudar, ser um cidadão consciente poucos estão dispostos a isso.
    A maioria quer mamar nas tetas do governo. Tetas essas que são por sua vez mantidas pelos impostos que pagamos.

    ResponderExcluir
  15. Parece-me que Paulinho do Som é bom na lábia mesmo! Pelo menos uma eleitora ele conseguiu, sua esposa que até a parte das viajens estava com o pé atrás! Rsrsrs... Mas é bem o que acontece, político prometendo mundos e fundos e o povo caindo e votando... As pessoas tem que parar de associar política com vantagens pessoais ganhas. Mas sinceramete tarefa quase impossível em tempos atuais, putz! Não sei realmente aonde vamos parar!!!

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.