Dona Neuza e o dia internacional da mulher

Hombres latinos mucho machos de Brasil: os outdoors e as homenagens em forma de propaganda nas TVs, rádios e jornais evidenciam que o dia internacional da mulher será comemorado neste domingo, dia 08 de Março. Hora de tirar uns trocadinhos da cerveja de todo o fim de semana e comprar aquele liquidificador super moderno pra patroa, não acha?

Ora, não me acusem de machismo ou insensibilidade. A saudosa revista MAD em seus bons tempos já contava essa historinha. O sujeito pergunta para a atendente de um shopping center onde é a seção de presentes, pois é o aniversário da esposa. A atendente indica as alas onde há joalherias, floriculturas e perfumarias. O cara responde que estava pensando em um liquidificador transado ( gíria antiga, axu q vc naum conhece tah ligadu?), um ferro de passar roupa moderno...um romântico incurável, não acham?

O comércio embarca nessa idéia, tão pensando o que? Uma rede de lojas aqui em Salvador anuncia grandes promoções de liquidificadores, panelas, ferro de passar e até de batedeiras com descontos a perder de vista! Eles dominam “O Segredo”. Imagina você, meu caro Manolo*, chegando no domingo com um presentão destes pra tua esposinha linda na beira da pia tratando aquele frango que, estranho, depois de descongelado encolheu...por que será?

Mas as “homenagens” ao dia internacional da mulher nos outdoors e nas propagandas de TV aqui em Salvador são ótimas. As mulheres são lindas, jovens, com cabelos revoltos ao vento, sorrisão sedutor e pernas fantásticas! “Parabéns, mulher”, estampa um outdoor gigantesco em movimentada avenida. O sorriso da modelo é tão radiante que o brilho até tirou minha atenção no trânsito e quase me envolveu numa batida!

Pena que Dona Neuza* esteja fora deste padrão de “homenagens” para este domingo. Dona Neuza é minha aluna no EJA (Educação de Jovens e Adultos) em uma escola na periferia, à noite. É negra, baixinha, gordinha, já com seus cinquentinha e trabalha na indústria têxtil. Recebe um salário mínimo – e o dono, grande empresário, reclama dos altos custos com a folha de pagamento. Esse tem saudades do chicote, tanto que na saída da fábrica, lá pelas 17:30, dona Neuza e as demais costureiras são submetidas à revista em bolsas e sacolas. Tá, é ilegal, mas sacumé, não pode dar confiança pra esse povo...
Dona Neuza chega à escola cambaleando de sono. Merenda por lá mesmo na cantina e assiste às aulas. Pega no sono às vezes, mas logo desperta. É raçuda. Já tem filho adulto e voltou a estudar depois que “o marido largou”. Maridão achava que esse negócio de mulher estudar à noite era pra “botar chifre”. Ela quer estudar pra “tirar o 2º grau e arrumar um serviço melhor”. Sonha, inclusive, com faculdade. De Artes, porque é boa em trabalhos manuais.

Hombres, não é nada contra a homenagem às mulheres lindas, loiras de seios fartos, pernas lindas e sorrisos radiantes de parar o trânsito. Amamos todas elas, não é verdade? Mas são as Donas Neuzas espalhadas por este país, excluídas, esquecidas, desprezadas, guerreiras de verdade ( viu, Pedro Bial?) que deveriam ser lembradas em outdoors, propagandas na TV, internet, revistas, jornais. E mais importante do que isso: deveriam ser lembradas e homenageadas em casa. Não precisa fazer aquela macarronada que gruda todinha no fundo da panela neste domingo, Manolo...mas dê ao menos um pouco de atenção e carinho pra tua esposa, rapaz! Ou mãe, avó, namorada, noiva, tia, sogra...não faça essa cara, a sogrinha merece!

Dona Neuza não vai ganhar um liquidificador ou uma batedeira no domingo. Mas só em não ter um hombre latino mucho macho impedindo-a de estudar e sonhar já é o melhor presente que ela poderia receber!

*Dona Neuza existe. Só o nome foi trocado. Mas você a conhece.
*Quem diabos é Manolo? Ora, Manolo é um cara comum, que você também conhece.

29 comentários:

  1. Mto legal!!! Bem humorado e inteligente.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Alguém por favor encaminha esse texto para Pedro Bialski urgente? Não aguento mais ele chamando aquela galera BBB, de besta ao cubo,de guerreiros! haeeaehaehaeh
    Muito bem lembrado, aliás, Groo. Um brinde as Donas Neuzas deste mundo! E que os Manolos aprecia-las e ama-las como elas merecem ;)

    ResponderExcluir
  4. Alguém por favor encaminha esse texto para Pedro Bialski urgente? Não aguento mais ele chamando aquela galera BBB, de besta ao cubo,de guerreiros! haeeaehaehaeh
    Muito bem lembrado, aliás, Groo. Um brinde as Donas Neuzas deste mundo! E que os Manolos aprecia-las e ama-las como elas merecem ;)

    ResponderExcluir
  5. É verdade Groo... Temos é que amar e agradecer por existir todas essas mulheres e nem minha mãe que é minha mãe gosta de receber eletrodomésticos no aniversário ou no natal. rs Ela fica possessa. Yo no soy un hombre así... rsr Sempre que posso dou um presentinho para a namorada (antes de virar ex rs) porque não se dá valor em datas comemorativas, mas se demonstra o amor todos os dias. Pode ser um beijo, um abraço forte, um Eu te amo, o que for, o que importa é o sentimento em si. Sei que existem muitos Manolos por aí e vivemos numa sociedade que está mais ligada á estirótipos do que qualquer outra coisa. Como faz falta uma boa aula de sociologia e antropoloia no Ensino Médio. rs

    Falando do dia internacional da mulher, acho estranho, porque ele começou com uma greve de mulheres (acho, não lembro bem, perdão)onde muitas morreram na fábrica do mercado têxtil (também acho. Então, comemoramos a morte das mulheres. Brincadeira, o que comemoramos mesmo é o fato de a mulher ter ganho mis espaço e ter mostrado ao mundo que ela tem alma (os gregos antigamente naõ achavam isso) e que merece respeito. Como a nossa sociedade é machista, não é? E olha que já foi pior. Quando quero zoar uma amiga eu digo que os outros 364 dias do ano são dias do hombre macho. rs Ela fica para morrer. rs

    E Groo, achei que aquela tirinhas fossem fruto da minha mente doida, nunca pensei que pudesse acontecer mesmo... Tô com medo de sair na rua agora. rsrs

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Super maneiro seu blog

    ResponderExcluir
  7. Groo, tudo a ver o seu texto e a sua homenagem à dona Neuza. O Manolo que se cuide, porque depois do seu curso a patroa pode começar a fazer equações mais elaboradas e descobrir que quer mesmo é dar um fim no casamento recheado de liquidificadores e ferros de passar transados. Tomara que seu texto convença alguns Manolos a sonhar com suas Neuzas?
    um beijo pra você e pra todas as mulheres leitoras do seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Emocionante, geralmente temos uma Dona Neuza em casa e não damos valor, damos valor a uma Neuzinha que conhecemos há pouco, mas a vida é isso, o ser humano é essencialmente interesseiro...

    Salve Neuza!

    ResponderExcluir
  9. Toda mulher tem uma Dona Neuza dentro de si.
    Parabéns pelo blog, criativo e inteligente!!!
    TE CUIDA!!!!
    BOM FIM DE SEMANA PRA TI!!!!

    ResponderExcluir
  10. Pôxa... Gostei bastante de sua forma de escrever.


    E também das fotos e tudo mais. hehe!

    Enfim, acho que tudo isso permeia questões relacionadas às imagens criadas pela sociedade e a forma com isso se articulada e confere à mulher um lugar e status social desvantajoso em relação ao homem. E o pior que isso atualmente ocorre tal como no caso do racismo. De maneira velada... sub-reptícia.


    Abraços e parabéns pelo blog.

    http;//solucomental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!!

    Adorei seu texto muito bom...
    Obrigada por passar lá no café!

    Vou anexar seu blog lá no meu, tá!

    Saudações

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, principalmente porque é em homenagem a nós, mulheres!! Amanhã é o nosso dia, mesmo!hehehe
    Comente no meu blog, ok?

    http://taiscristinasworld.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Pois bem, mas é a publicidade né! Eu quero ver mulheres bonitas, gostosas. Se eu quero ver povo, eu vou pra casa do vizinho!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela visita e pelo categórico comentário sobre o trânsito de Salvador...

    Sempre que puder me visite!!!

    http://sensitivereaction.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. bem legal..

    mas aii oh a dica..não faça posts mto longo..pq cansa..e ai normalmente ngm lê..

    fora que espanta os leitores, principalmente se visitarem de noite.

    fika a dika!

    ResponderExcluir
  16. O número de mulheres sozinhas que mantém uma lar, vem aumentando cada vez mais em nosso país. Os maridos as abandonam com os filhos ainda pequenos, fazendo com que elas tenham que se transformar em pai e mãe ao mesmo tempo. São essas lutadoras, que com a força e a coragem, conseguem sobreviver trabalhando durante todo o dia, e sozinhas, ainda darem conta de cuidar da casa e dos filhos. Muitas, com garra e determinação como D.Neuza, ainda procuram estudar a noite, tentando assim melhorar de vida. Que essas mulheres, lutadoras e guerreiras, sejam homenageadas no Dia Internacional da Mulher e que tenham melhor sorte e continuem alimentando a esperança de dias melhores.

    ResponderExcluir
  17. ¬¬'

    o dia internacional da mulher significa duas coisas pra mim:
    1ª é mais um truque dos maridos machistas se livrarem do famoso Discutir a Relação...
    2ª assim como o natal, ano novo, páscoa, dia dos namorados, serve apenas pra lucrar..
    fora isso.. é uma droga!


    bjos!

    ResponderExcluir
  18. acho o dia da mulher a maior manifestação do machismo mundial...porque não tem o dia do homem?

    ResponderExcluir
  19. a dona neuza sim que merece um outdoor...

    ResponderExcluir
  20. foi época que a mulher ficaria feliz com um liquidificador, né? hoje a mulherada é independente e quer mais uma jóia, uma roupa bonita. E que viva a dona Neuza!

    excelente post!

    ResponderExcluir
  21. e viva as mulheres Neuzas desse mundo, como disse, as verdadeiras guerreiras.
    bom texto.

    ResponderExcluir
  22. legal o post e obg pelo comentário..

    ResponderExcluir
  23. São as Donas Neuzas, Marias e Severinas que realmente deveriam ser lembradas. Pois desde cedo, provaram o duro da vida sem nunca deixarem de ser mulher.

    Grande texto meu caro ;)

    ResponderExcluir
  24. Cá entre nós, prefiro evitar um liquidificador ou uma panela na minha cabeça... Piadinhas à parte, meus parabéns a todas as mulheres! Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  25. Sabe, acho que merecemos mesmo uma data.
    Pelo menos neste nosso momento histórico, onde o feminismo, não exclui o feminino.
    Ou, não deveria excluir.
    Dona Neuza, donas Marias e a dona lua.
    Somos todas mulheres e cheias de fases.

    Beijo pra você.

    ResponderExcluir
  26. Hoje o Dia se tornou um dia para o consumo...
    Devemos sim lembrar das mulheres, as de luta, as poetas, enfim elas, elas...
    Abraços
    Everaldo Ygor
    Saudações Poéticas

    ResponderExcluir
  27. Tem um selo pra ti lá no meu blog =)

    www.poesiainconstante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Querido estou em prantos...
    escrevia um comentário aqui que já estava no patamar de um texto, quando, sem mais nem menos, o computador conspirou contra mim (que raiva!!!). Vou ver se recupero o fio da meada...

    Sobre a sua postagem:

    Acredito que todo dia deveria ser das mulheres, aliás, vou mais além, todo dia deveria ser usado, (ao menos uma fração dele) dedicado a repensar a nossa condição de seres humanos, independente de gênero.

    Mas já que resolveram dedicar um dia específico para homenagear as vulvas, recebo os parabéns de coração aberto.

    Com relação ao marketing que envolve datas como essa, acredito que não podemos ser cegos em fingir que não há uma tendência de mercado, certo? Contudo, as pessoas responsáveis pelo marketing deveriam repensar suas posturas e perceber que, se o alvo de seus investimentos é atingir a população, porque não trabalhar uma imagem mais clara e sincera? Por que não estampar nos cartazes do dia da mulher dona Maria negona, senhora Sebastiana e afins?

    Afinal, elas são tão mujeres quanto La Bündchen, não é?

    Minha mãe, assim que casou (muito jovem por sinal) parou de estudar devido ao ciúmes de meu pai. Um tempo depois do falecimento dele, ela se viu sem emprego, recebendo uma pensão miserável, com duas filhas pequenas para criar e sem formação ou direção no mercado profissional. Ela retomou sua vida, seus estudos e tenho fé de ainda vê-la fazendo um curso superior, para mim será gratificante. Assim como dona Neuza, minha madre venceu os estigmas que a sociedade impôs a condição de ser mulher, minha mãe é uma dona Neuza, assim como tantas outras, minha mãe vai longe...

    Perto da minha madre eu me sinto um caco de mulher.

    Quando eu crescer, quero ter tanta fibra quanto ela para merecer ser homenageada no dia 08 de março e nos outros 364 dias do ano.

    Kiso!!!


    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Groo,

    Obrigado pela visita no meu blog, demorei responder pois estava, "pisando literalmente nas bosta de vaca", e o meu 386 de meu serviço deu pau hoje, Estou aqui no meu casinha.....

    Cara, temos muita coisa em comum quando se trata de ver as sutilezas da simplicidade da vida.

    Parabens pelo seu artigo, queria eu ter um grande número de seguidores igual a ocê.

    Abração meu querido!!!!!!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.