E viva a hipocrisia e a cooperação global!

A língua lambe as pétalas vermelhas da rosa pluriaberta;
a língua lavra certo oculto botão,
e vai tecendo lépidas variações de leves ritmos.


E lambe, lambilonga, lambilenta,


a licorina gruta cabeluda,
e quando mais lambente, mais ativa, atinge o céu do céu, entre gemidos,
entre gemidos, balidos e rugidos
de leões na floresta, enfurecidos.

Quem escreveu este poema foi ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade. Você já ouviu falar sobre ele. E provavelmente na escola. Deve ter lido poemas e crônicas deste fantástico escritor brasileiro.

Pois bem, vamos imaginar a seguinte situação: Drummond é professor de literatura em um colégio particular. O professor leva uma vida normal fora de suas atribuições profissionais: gosta de receber os amigos em sua casa para longas conversas, adora filmes do Chaplin e ultimamente vinha tomando gosto pela internet, chegando a criar um blog para publicar seus textos e poemas.

Um de seus alunos descobre o blog do professor Drummond, espalha para os colegas, os pais descobrem e lêem alguns poemas eróticos escritos pelo professor de literatura de seus filhos. Indignados, pedem a demissão do professor para a direção da escola. Imagine, um professor que escreve poemas indecentes em contato diário com as crianças e adolescentes! Vai ver o tal professor Drummond fosse um pedófilo...

O professor Drummond é demitido. Mesmo afirmando que jamais utilizou seus escritos nas aulas. Não adiantou. Sabem como é, o cliente sempre tem razão.

Se meus 4 ou 5 corajosos leitores acharam essa possibilidade um absurdo, saibam que isso aconteceu. Mas não foi com Carlos Drummond de Andrade, e sim com o professor de literatura Oswaldo Martins Teixeira, que lecionava literatura em um colégio particular (Escola Parque) no Rio de Janeiro. Ele foi demitido desta escola ( que é considerada “de vanguarda”, só para citar) por ter escrito e publicado poesia erótica na internet.

Quem quiser conferir a absurda história, é só clicar AQUI.

Hipocrisia? Falso moralismo? Conservadorismo? Pensem como quiserem. Existe um aspecto nojento que acontece em parte dos colégios particulares do Brasil: o professor é apenas um peão, sem autonomia e que pode ser demitido a qualquer momento só porque um pai ou mãe reclama de uma nota baixa do filho. É a lógica de agradar ao cliente: não contrariar a família para não perder a mensalidade.

A Escola Parque, que é tratada como “vanguardista”, deu um belo exemplo para atestar a tese acima. Além de não conceder nenhuma declaração sobre o fato, o argumento apresentado ao professor para justificar sua demissão foi mais absurda ainda: a “incompatibilidade entre as profissões de poeta e professor”.

Não é genial?

O professor Oswaldo foi vítima da lógica da “satisfação do cliente ou seu dinheiro de volta”. Não rezou pela cartilha do marketing e mercado educacional privado? Não tem problema: sempre tem “peça de reposição” por aí. E até por um preço mais baixo.

Outra coisa que vitimou o professor Oswaldo foi o patrulhamento da turminha politicamente correta. Ora, se ele publica seus textos – eróticos ou não - na internet, qual é o problema? Qual é o direito que esses pais tem para exigir a demissão de um profissional sério e bem quisto pelos alunos (segundo os comentários na própria página onde a notícia é reproduzida) com base no que ele faz em sua vida particular, fora do âmbito profissional?

Devemos, então, banir de nossas escolas e livros escolares figuras como Carlos Drummond de Andrade, Eça de Queirós, Jorge Amado, Nélson Rodrigues, Bocage e outros escritores que já publicaram poesias e textos repletos de erotismo?

Certamente o argumento desses pais foi “temos que proteger nossos filhos”.


São puros e castos aos 14 e 15 anos. Nunca deram uma espiadinha naquele site pornô. Mulher-Melancia? Imagine...!

Ei, o você realmente sabe o que seu filho ou filha faz trancado no quarto no MSN com uma webcam?

Interessante como os tempos passam e, no fundo, pouca coisa muda. Lá pela década de 50 as histórias em quadrinhos eram responsáveis pela “degradação das crianças e da juventude”; logo depois, foi a vez da televisão, acusada pela destruição da instituição familiar; já pela década de 90 o perigo era o jogo eletrônico, como “Doom”, “Quake” e “Street Fighter”, que tornaria jovens violentos e desajustados sociais ( registro pessoal: este blogueiro passava HORAS atirando em tudo quanto era monstro e soldado nazista no jogo DOOM. Minha “arma” preferida era a serra elétrica. Sangue para todo o lado. Não me tornei psicopata e nem entrei em uma escola armado com um rifle atirando em colegas e professores); hoje, a culpa de todos o mal, de toda a degradação juvenil, de todos os crimes sexuais – da pedofilia, da pornografia – é da internet.

E se o sujeito tem um site ou um blog onde publica seus textos eróticos este é um depravado, um maníaco sexual que se constitui em uma ameaça para nossas crianças e jovens, certo? E se o sujeito em questão é um professor, ele deve levar uma vida regrada, bem próxima ao sacerdócio que sua profissão exige, certo? De preferência enclausurado em um mosteiro, pois professor é um referencial na vida das crianças e adolescentes, certo?

Mas, felizmente, alguns pais e alunos foram pedir satisfações a tal Escola Parque.

Professor que escreve poesia erótica como um hobby em um blog é uma péssima referência, mas o funk carioca é uma referência válida para ensinar educação sexual nas escolas.

Como cantava Raul Seixas: quando acabar, o maluco sou eu!

CRISE! PÂNICO! TSUNAMI! DESGRAÇA!!!!CAOS! CHORO!!! RANGER DOS DENTES!!!

Qualquer um que assista na grande mídia as notícias sobre a crise financeira ( que não é mais dos EUA, e sim do mundo) provavelmente entra em pânico.

Miriam Big Pig tem orgasmos quando fala sobre a crise. E, convenhamos, Miriam Big Pig gozando deve ser mais feia do que já é, imagine gozando com a desgraça alheia;

O casal do Jornal Nacional traz as notícias da crise financeira em um tom de pânico. Fátima Bernardes deve fazer exercícios de expressão facial todos os dias para tentar deixar o rosto mais sério/assustado o possível; já Bonner só não chorou ainda porque não pediram.

Arnaldo Jabor é um anta. Ponto. Cineasta frustrado com papinho pseudo-intelectual de botequim.

O presidente Lula, doido e carismático que é, tirou uma com o FMI durante a semana (as receitinhas do FMI em países da América Latina e África deram tão certo que esses países já são mestres em crises). Aliás, os “especialistas” do naipe de Jaboranta e Miriam Big Pig queriam que o presidente demonstrasse pânico e preocupação. Se a coisa toda no Brasil já não está numa boa, imagine se o presidente da República e os ministros demonstrassem pânico.

Mas é isso o que a imprensa grande quer. Pânico. Correria. Desespero. Como em 1929.

A diferença para 2008 é que muitos resgates financeiros são feitos pela internet. Portanto, a crise, em muitos aspectos, ainda não é perceptível para o zé da esquina. Ainda. Quem tem financiamento a perder de vista (imóveis e carros, por exemplo) ou tem uma tonelada de débitos no cartão de crédito adquiridos depois daquela viagem internacional está com * na mão.

Aliás, a moda agora entre os líderes dos G7 e presidentes dos bancos dos países mais ricos e afetados pela crise financeira, é pedir pela “cooperação global”.

A África também espera pela cooperação global para lutar contra a proliferação da AIDS;

A América Latina também espera pela cooperação global para reduzir a miséria em seus países e o desmatamento das florestas.

E, para completar o quadro, algo que os “especialistas liberais” jamais imaginavam: o governo britânico estatizando bancos! Puxa, mas que coisa, não? Se um Hugo Chaves ou um Evo Morales tomasse tal medida, seriam chamados de “esquerdistas retrógrados e ditatoriais”.

Mas como é o Gordon Brown, isso é uma medida elogiável!É a "mão invisível do mercado" precisando de uma mão...do estado!

Marx estaria rolando de rir agora.

10 comentários:

  1. Você disse bem, é tudo hipocrisia, escolar particular sempre jogou as sujeiras para o debaixo do tapete, sempre encobriu os horrores praticados pelos alunos para não perder a clientela, e depois ainda falam das escolas públicas.
    Passa pelo youtube ou orkut e coloque os nomes de escolas tradicionais, é de assustar os vídeos e/ou fotos postados pelos alunos.

    ResponderExcluir
  2. Já ouviu falar em tesão intelectual? Então. Se eu tivesse intelecto, estaria molhadinha. Fico no platônico mesmo. O que não me impede de exercitar. Ponto.

    ResponderExcluir
  3. Brincadeira...........chegamos ao ponto dos Governos salvarem os banqueiros.........isso é uma piada de muito mau gosto.........(foi só para não perder a deixa...), quisera eu que isto fosse piada, é a mais pura e cristalina verdade.........Lembrei-me de algo, existe um professor que desenvolveu um projeto que trata do tema "Racismo", como nossos alunos são viciados em Orkut, precisamos usar isso a nosso favor, é um trabalho de integração entre varias Escolas da cidade de São Paulo, onde os alunos participam da comunidade "Superando o Racismo", o nome do Professor é Cássio e ele desenvolve este projeto desde o ano passado, ele pediu a minha ajuda e este ano farei o trabalho com os alunos da minha Escola também, fica aqui o convite "groo" para você e para outros professores que você conheça, pois seria muito legal eles trocarem idéias com alunos de outros Estados, se estiver interessado te mando o projeto........aliás pedi aos meus alunos que não deixassem de fazer a leitura do seu blog, tá show de bola.....e tem muito coisa que bate com o que estou lecionando em sala como os gêneros textuais..........parabéns, grande abraço....

    ResponderExcluir
  4. hahaha na minha Cidade um inspetor de alunos foi mandado pra rua no Objetivo porque pegou o filho do presidente da camara de vereadores fumando maconha no banheiro da escola heheheheh,claro que o inspetor estava tolhendo o talento criativo do garoto,quem sabe ele estaria apenas ensaiando para aparecer nas filmagens de "Cabo do Medo 2",baseado a parte mandar o inspetor embora foi realmente pedagogico ao extremo.

    PS:postagens mais antigas,eu não mudei o assunto do post eu errei o lugar da postagem huahuahuahau.

    ResponderExcluir
  5. hahaha na minha Cidade um inspetor de alunos foi mandado pra rua no Objetivo porque pegou o filho do presidente da camara de vereadores fumando maconha no banheiro da escola heheheheh,claro que o inspetor estava tolhendo o talento criativo do garoto,quem sabe ele estaria apenas ensaiando para aparecer nas filmagens de "Cabo do Medo 2",baseado a parte mandar o inspetor embora foi realmente pedagogico ao extremo.

    PS:postagens mais antigas,eu não mudei o assunto do post eu errei o lugar da postagem huahuahuahau.

    ResponderExcluir
  6. Ja... quero dizer,Groo apaga esses ai de cima hauhauahauau

    hahaha na minha Cidade um inspetor de alunos foi mandado pra rua no Objetivo porque pegou o filho do presidente da camara de vereadores fumando maconha no banheiro da escola heheheheh,claro que o inspetor estava tolhendo o talento criativo do garoto,quem sabe ele estaria apenas ensaiando para aparecer nas filmagens de "Cabo do Medo 2",baseado a parte mandar o inspetor embora foi realmente pedagogico ao extremo.

    PS:postagens mais antigas,eu não mudei o assunto do post eu errei o lugar da postagem huahuahuahau.

    ResponderExcluir
  7. Groo, é a lei torta do universo: quem é de vanguarda, paga o preço.
    Por isso há tanto medo dela por aí.
    Tanta castração e hipocrisia.
    A Liberdade, meu amigo, é uma deusa exigente.
    A recompensa vem um dia. Cedo ou tarde. Mas só vem para quem persiste.
    E só então, o libertário recebe asas transparentes. E voa.
    Sozinho.
    Porque a Liberdade também é solitária.

    Beijo pra você.

    ResponderExcluir
  8. A internet, é um meio de comunicação muito bom; muitas pessoas sabem usa-lá a seu favor, não que os outros não usem, mais hoje em dia oquê mais fazem na internet é entrar em sites de relacionamento, em sites de músicas,e etc..
    A internet tem muito a nos oferecer, ela nos trás informação, entreterimento, diversão entre tantas outras coisas.
    A internet é uma revolução na vida de todos, tanto Brasileiros como resto do mundo.
    A internet é um caminho mais fácil para buscar informações no mundo inteiro, é um meio rápido de acesso, entre tantas outras coisas.
    A internet é muito interessante, basta saber usa-lá.

    ResponderExcluir
  9. carol_soares
    a internet é uma coisa muito boa que todos presisam usalas pois na net nos alunos usamos para faser trabalhos e´pesquisar etc.. pois a net nois uamos para varias coisa.a internet é uma coisa muito boa que todos iram presiasar sempre,é uma revolucão na vida de todos ,tanto brasileiros quanto o restro do mundo na internet é uma coisa mais facio de buscar informaçães é um rapido acesso para todos entre todas as coisa,só pra quem se enteressa como a anny disse basta querer usar e se enteresar

    ResponderExcluir
  10. carol_soares
    a internet é uma coisa muito boa que todos presisam usalas pois na net nos alunos usamos para faser trabalhos e´pesquisar etc.. pois a net nois uamos para varias coisa.a internet é uma coisa muito boa que todos iram presiasar sempre,é uma revolucão na vida de todos ,tanto brasileiros quanto o restro do mundo na internet é uma coisa mais facio de buscar informaçães é um rapido acesso para todos entre todas as coisa,só pra quem se enteressa como a anny disse basta querer usar e se enteresar

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.