A baixaria do segundo turno das eleições no Brasil


(charge feita às pressas: não me excomunguem ou digam que estou "possuído")

Houve um tempo que minha caixa de entrada do e-mail era inundada por slides de power point com lindas mensagens otimistas com um fundo musical do Kenny G, fotos de mulé pelada fazendo coisas que nem vendo se acredita e diversas piadas politicamente incorretas. Hoje, no entanto, tenho até medo de acessar o e-mail e deparar com a baixaria do segundo turno das eleições em nosso Brasil de amor eterno e paz no futuro.

Faço até um apelo aos meus amigos e spammers que voltem a enviar piadas, mulheres nuas em poses ginecológicas, mensagens de Chico Xavier, o que for, mas chega desses e-mails com “Dilma satanista”, “Mônica Serra fez aborto”, “Dilma assassina”, “Serra Nazista” e outros tantos com o mesmo teor. Esse tipo de “verdade” não vai determinar meu voto em A, B ou N de “nulo”. O que iria determinar a minha escolha, isso sim, seriam as propostas sérias e plenamente realizáveis para o país. E são estas que fazem falta neste pleito eleitoral.

Em um de seus raros momentos felizes, a colunista Eliane Cantânhede, da Folha de S.Paulo, referiu-se a estas eleições como uma espécie de Fla x Flu. E olha que isso foi escrito ainda no primeiro turno, porque agora, no segundo turno, a coisa toda chegou aos altares, aos templos, aos padres e pastores que pelo visto tem saudades da idade média. Sim, a eleição para presidente do Brasil pode ser decidida graças à religião. E você aí achando que apenas alguns países do Oriente Médio são intolerantes e fanáticos que pautam suas ações em um livro sagrado.

Já havia um direcionamento. Na propaganda política era muito comum ouvir candidatos a deputado estadual e federal utilizarem o “eu sou cristão” para angariar votos. O segundo turno começou com a questão do aborto sob o viés religioso e a partir daí entraram na parada padres, pastores e fiéis de várias denominações com panfletagem, espaço na TV, missas, cultos e etc. Até mesmo setores da direita radical e ligados à religião (mais propriamente à Igreja Católica) reapareceram de forma até surpreendente para quem prefere ficar nos "bastidores".

Muitos padres deveriam se preocupar mais com o que acontece nas sacristias, nos seminários e conventos católicos, enquanto vários pastores deveriam explicar melhor de que forma conseguem juntar tantos tesouros na terra. Dois assuntos bons para discutirem: fim do celibato e fim da imunidade de qualquer imposto sobre a renda e patrimônio das igrejas – o que inclui aí os dízimos e ofertas.

A história está aí para mostrar: igreja se metendo em negócios do Estado nunca deu muito certo. Dizem até que o Estado é laico, mas peguei uma nota de dé real ( a que restou para passar o mês) e lá pode-se ler "Deus seja louvado". Eu trocaria para "Que Deus nos ajude".

O PAPEL DA IMPRENSA

Dia desses o (considerado) novo guru, filósofo e analista político da internet, Marcelo Tas, publicou em seu twitter: “candidato a presidente que reclama da mídia é como jogador da seleção que reclama da bola, né não?”

Considero Marcelo Tas um excelente comunicador, muito inteligente e criativo, mas foi bastante infeliz nesta afirmação – e vejam que se trata de uma pessoa que vira e mexe está em alguma palestra falando do papel das novas tecnologias da informação e comunicação também no jornalismo.

Só mesmo muito ingênuo (ou achar que os outros são ingênuos) para não acreditar que a imprensa – e mídia neste novo cenário tecnológico – não influencia de alguma forma os resultados de uma eleição. A própria veiculação das famosas “pesquisas eleitorais” nas TV, jornais e revistas é um bom exemplo: como o brasileiro, em boa parte, vale-se muito pela emoção em tudo o que faz, o pleito eleitoral é tratado como uma partida de futebol. “Não voto no candidato X porque ele vai perder, tá mal nas pesquisas. Vou perder meu voto”. Certamente você já ouviu algo parecido.

Poderia citar aqui tantos outros exemplos de como a imprensa e esta nova mídia interferiram no resultado de uma eleição e nos rumos políticos do Brasil, mas não vem ao caso neste momento. A questão que fica é a seguinte: imprensa e jornalistas podem tomar partido e usar seus poderosos veículos de difusão da informação em prol de um grupo político ou candidato(a)?

Neste caso me lembro das conversas que tive com o amigo e jornalista Renan Barreto. Essas publicações e canais que fazem parte da “grande imprensa” são empresas também. E como toda empresa, tem seus interesses. Uma editora que publica revista semana também fornece livros paradidáticos para escolas públicas, apenas para exemplificar. Logo, estes jornalistas e colunistas são empregados da empresa, que traça uma linha de conduta e deve ser seguida. É falta de ética e vai contra os princípios de suposta imparcialidade que deveria existir na imprensa? Tudo isso e muito mais, só que é como a molecada diz: “o sistema é bruto e injusto, mano”.

E quem deveria resgatar e questionar todo esse sistema? Eu, você, todos os usuários da internet, que rompeu com velhos modelos, padrões e paradigmas de informação. Quem esperava que o twitter, apenas para citar esta ferramenta, desempenhasse o mesmo papel visto nas eleições dos EUA pode ter caído do cavalo, ou da baleia. Sim, aqui no Brasil o uso é bem maior - o brasileiro é fanático por redes sociais - mas para qual finalidade? Pelo o que se vê, quem acessa o microblog já tem suas posições políticas bem definidas. Sim, houve a “Onda Verde”, mas não conseguiu levar sua candidata ao segundo turno e nem superar o impressionante número de abstenções (mais de 24 milhões de eleitores) no primeiro turno. Lá, nos EUA, é bom lembrar, o voto não é obrigatório e o papel decisivo do twitter foi justamente mobilizar sobretudo jovens ao comparecimento às urnas. Deu certo. E aqui, no feriadão que cai justamente no dia da eleição, dará certo? Qual o papel do twitter e da internet nestas eleições brasileiras? Lembrando que a internet é a ferramenta, quem a utiliza é um ser humano. A não ser que o seu papagaio...

Continuamos como Star Wars: RT em quem é “do bem”, unfollow em quem é “do mal”. Confesso que não é fácil, diante do turbilhão de informações, não se deixar levar por momentos de empolgação no twitter quanto às preferências por candidato A ou B – e eu mesmo me deixei levar por alguns destes momentos, faço aqui o mea culpa.

O fato positivo, se é que podemos chamá-lo assim, é que finalmente muitos colunistas e jornalistas “mostraram a cara” para valer. Esses não enganam mais, independente de seguirem a "ordens da empresa" ou não - mas a julgar o empenho em defender A ou B, nem precisavam da ordem.

MEU POSICIONAMENTO E UM OU DOIS PITACOS

Há dois anos escrevi isso sobre José Serra: “Serra pode ser uma liderança regional mas falta muito para se tornar relevante a nível nacional”. E continuo achando a mesma coisa, apesar do segundo turno. Não gosto do modo que ele governa (vide SP) e tampouco das ideias que defende e do modelo de governo que ele propõe (vide PSDB/DEM).

Também tenho sérias críticas ao PT. E isso piorou ao sentir na pele o péssimo desempenho do governador Jacques Wagner aqui na Bahia em relação à área da educação. E Dilma Rousseff está muito distante de ser a candidata dos meus sonhos.

Mas Serra, definitivamente, não tem meu voto. Além de suas propostas que eu julgo demagógicas ( 400 km de metrô por todo o Brasil e dois professores em sala de aula, dentre outras), duas afirmações do candidato me chamaram a atenção: 1) quer construir um governo acima dos partidos – e Aécio Neves teve que “apagar o foco de incêndio” e 2) paz no campo sem o MST.

Se estamos em um país - ao menos no papel - democrático e que elege seus representantes através do voto direto, um presidente deve respeitar isso, como deve respeitar também a existência do MST. Deixar nas entrelinhas que basta exterminar o MST para se chegar à paz no campo é criminoso. Ou será que o candidato esqueceu dos inúmeros casos de conflitos envolvendo grilagem de terra, pistolagem, trabalho escravo, extermínio de índios e reservas ambientais pelos campos do Brasil e do papel da bancada ruralista ao defender certos interesses que vão contra a reforma agrária?

Isso não significa, entretanto, que meu voto já é da candidata Dilma. Ainda tenho a opção – legítima – do nulo/branco. Ainda estou decidindo e não gostaria que meu voto fosse algo do tipo “de todos os males, o menor”.

A verdade é que, parafraseando o presidente Lula ( nele eu votaria, por mais contraditório e estranho que possa parecer, mas é assunto para outra ocasião), “nunca na história deste país” tivemos uma eleição presidencial com candidatos tão inexpressivos e com tanta sujeira e baixo nível como esta.

Siga-me no twitter: www.twitter.com/jaimeguimaraess

13 comentários:

  1. Ai, Jaime, eu nunca me vi tão envolvida em política desde que comecei a entender de. No entanto, não digo uma palavra sobre. Apenas sou bombardeada todos os dias com notícias, teorias e fanatismos.
    Estou de saco cheíssimo, não vejo a hora disso terminar!

    ResponderExcluir
  2. Eu faço o resumo, meu nobre anônimo: é uma das mais viscerais crônicas políticas que tivemos até hoje; relatando do âmago do autor uma síntese, com seus pormenores subjetivos espalhados pelo objetivismo do que nos é passado pela imprensa vigente, o período político pelo qual passa nosso país (provavelmente seu país também). Leia, se desejar, mais uma vez o artigo do Jaime.

    ResponderExcluir
  3. Caro Jaime!

    Eu tenho nojo de como o BraZil está se torando uma republica das bananas definitivamente, esses malditos evangelicos!!!

    Se metem na vida das pessoas que viviem muito bem sem Deus e ainda chamam isso de "direito", direito de se intrometer onde não é chamada e nem bem vindo?

    É foda, se eu pudesse voltar no tempo teria matado Jesus no berço.

    E a imprensa, ela nunca será imparcial, ja reparo que todo jornalista, acha que tem uma "ideologia" na cabeça, mesmo as antas que sonham em serem as 'garotas do tempo' ou o novo apresentador do globo esporte.

    O Brasil é o pais da piada pronta como diria o Simão, no meio da batalha de insanidades e baixaria temos o aborto e a Eurenice "guerra".

    Que o demonio me salve disso tudo!

    ResponderExcluir
  4. Não tenho muito o que acrescentar pois pensamos de maneira parecida.

    Também acho que os dois candidatos são fracos. Meu voto no 1º turno foi para a Marina, não que ela seja uma pessoa brilhante, mas comparada aos outros candidatos, era a melhor. O Plínio também teria o meu voto pela inteligência e conhecimento político que ele possui, mas um candidato que defende o socialismo dificilmente consegue um número expressivo de votos.

    A Dilma não transparece confiança e firmeza no que fala, além de não parecer uma pessoa muito inteligente. Com a Dilma, acho que a corrupção ainda vai continuar acontecendo adoidado.

    Quanto ao Serra, ele também não têm o meu voto de jeito nenhum pelo mar de promessas e por não mostrar COMO ele vai fazer o que promete. Além disso, ele é o tipo de político que acha que criar "bolsas" vai ajudar a combater o problema da desigualdade. Eu sou totalmente contra as bolsas, assim como também sou contra as discriminatórias cotas nas universidades. E outra coisa, o PSDB é um partido que trabalha quase que exclusivamente para as elites e as classes mais pobres desempenham o papel da mão de obra barata.

    Entre os dois candidatos, voto na Dilma mais por ela ser a candidata do atual governo, que recebe minha aprovação, do que pelas propostas e pela postura dela como política.

    Ah, não comentei sobre a baixaria. Pois então, tá parecendo briga de torcida como a de Dourado x Dicésar pelo BBB.

    ResponderExcluir
  5. De pleno acordo com este excelente artigo , Jaime! Estou, no entanto aprofundando ainda mais em minha tese embrionária: A dicotomia capitalismo/socialismo depois que adormeceu(não ruiu de vez), transformou o mundo sem o que pensar(além de comprar, rsrs). E as pessoas vivem de esperanças, de sonhos de transformações, uma forma de lhes alimentar o espírito. Acho que por isso está aumentando um certo fundamentalismo religioso. Caminhamos para um terreno muito pantanoso nessa direção, no meu modo de ver. O que esta campanha está contribuindo - com esta falsa polêmica - é com gasolina numa fogueira incipiente. Meu abraço. paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jaime!!

    Nossa, essa campanha política para a eleição presidencial do segundo turno está uma vergonha. Ao invés de cada um divulgar suas propostas, ambos estão se atacando. Que vergonha!

    Beijos,
    Vanessa Sagossi
    comentandoofilme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Jaime querido!! Pois bem... desculpe-me mas tive que rir no início do seu post porque tá mesmo engraçado...

    Mas voltando para o assunto em questão e volto a repetir o que comentei no meu último post que a política tem me deixado tensa...

    Grande abraço querido...
    Deixei um comentário pra vc no café. =D

    ResponderExcluir
  8. Uahhaahaaa!!! Essa da Dilma satanista foi demais mesmo. Falar que a mulher vai morrer de câncer e o Temmer Diabão vai assumir e proclamar Lúcifer como Senhor do Brasil, foi duro de engolir. Pior foi ter que aturar colegas de trabalho, pessoas aparentemente esclarecidas, me passando essas informações e me instruindo a votar no candidato X ou Y.

    Mas prefiro a versão do meu amigo, caso a Dilma ganhe. Ficou curioso? Pula lá no "Diz" e dá uma olhada na imagem que abre o post... Nossa, que loucuraaaaa!!!

    Uahhahhaaa!!!!

    Abração, Jaimão!

    ResponderExcluir
  9. “candidato a presidente que reclama da mídia é como jogador da seleção que reclama da bola, né não?”


    Discordo de sua posição sobre o @marcelotas , eu não interpretei que: "Mídia não influencia eleitores", definitivamente influencia, ai que entra o comentário dele, canditado que não gosta da mídia é uma coisa tão sem sentido quanto um jogador de seleção não gostar de bola.
    E canais de comunicações são empresas, o velho e "careta" papo de ética profissional some quando vêem grande quantidade de dinheiro para apoiar um candidato ...
    Tirando a parte do Tás concordo plenamento contigo Jaime, abraço !


    Léo Biscassi.

    ResponderExcluir
  10. Se me perguntassem o q tenho a dizer sobre as eleições 2010, não saberia responder. O q dizer de toda essa... essa... vergonha q está aí? Me imagino em dois mil e sei lá quantos, contando como foram as eleições 2010 pros meus netos (?)!
    E já q vc falou no papel da imprensa (vou juntar dois assuntos em um só), considerando a importância (leia-se influência) dos meios de comunicação na nossa sociedade, reparou q todas as instituições religiosas q estão interferindo ferrenhamente nisso tudo são "donas" (alguém ainda lembra o q é um concessão pública?) de sistemas de comunicação de massa de médio e grande porte? Saiu, se não me engano, na New Scientist uma pesquisa q afirmava q a parte do cérebro responsável pelo ceticismo desliga qndo uma pessoa "crente" ouve/lê as palavras dos seus líderes religiosos. Se a pesquisa estiver certa, imagine vc quantas pessoas são doutrinadas diariamente por bispos, padres, pastores e missionários diversos (ou a maioria das pessoas q votou na Marina estava pensando em sustentabilidade?). Eles não estão preocupados com o q acontece dentro de seus próprios currais religiosos, estão preocupados em obter cada vez mais poder.
    Sobre o Tás, me parece questão de ponto de vista. Concordo com o carinha q comentou aí em cima, a bola faz parte do jogo, não quer dizer q a direção do chute não será afetada pela jabulani.
    Já decidi meu voto e acho q agora, infelizmente, se eu optasse pelo sr. Nulo ou pelo sr. Branco seria o mesmo q votar em quem não ganha meu voto de jeito nenhum.
    Uma eleição no dia das bruxas e às vésperas do dia dos mortos... eu devia ter alguma expectativa ou isso é um sinal?

    bjohnny!

    ResponderExcluir
  11. Oi Jaime,

    Penso a mesma coisa. Você escreveu tudo com tamanha habilidade.
    Uma coisa que me irrita muito são as pessoas bananas e ignorantes que temos nesse Brasil. E são a maioria. Não estudam a história politica e economic do Brasil, não conhecem nada. Não sabem em a taxa do dolar do dia de ontem nem a data da ultima constituição e nem sequer um misero inciso do artigo 5º, mas ficam enviando mensagens de e-mails, power points e afins. Simplesmente deleto, ou retorno dizendo: Vá estudar, se informar, depois podemos dialogar....

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Como assim, você usou a minha foto com o Serra?
    :P
    Me tira de lá.
    :/

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.