Eu, o alienado!

(hic! Não liguem para a charge...eu estava num baile funk quando a desenhei! Hic!)

Confesso que me sinto envergonhado com minha própria alienação. Não sei o que é “Avatar”, “Guerra ao Terror” parece com alguma frase dita por George Bush, crepúsculo é um fenômeno meteorológico, perguntaram o que achei sobre o “Oscar” e pensei que se tratava do nosso cestinha Oscar Mão Santa e, por fim, “Dourado”, pra mim, é apenas um peixe.

Então eu preciso me atualizar. Todo mundo comentando sobre essas coisas e eu absolutamente por fora. Culpa do trabalho, essa nobre invenção que disseram “enobrecer”. No meu caso, ainda vai me “empobrecer”, sobretudo quando se trabalha no setor da educação. Então resolvi tirar um tempinho para me atualizar com algumas notícias e não sei se fiz o correto: liguei a televisão e zapeei pelos canais!

ZAP! Eu sei que dia 08 de Março foi o Dia Internacional da Mulher. Parabéns a todas as mulheres, mas quem resume bem a situação das mulheres no Brasil é o goleiro Bruno, do Flamengo. Olhem quanta sensibilidade: “Muitos que são casados sabem que, às vezes, em um relacionamento, é preciso uma discussão, ou até mesmo algo mais sério. Quem nunca brigou ou até saiu na mão com a mulher?. Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher, xará. Quando a adrenalina está alta não tem lugar”.

É melhor eu mudar de canal...ZAP! Opa, mais Flamengo? É como dizem, “uma vez Flamengo, sempre Flamengo”, o tempo todo na TV. E é o caso do jogador Adriano, mais uma vez metido em encrencas, agora em um “barraco armado” com a noiva numa favela no Rio de Janeiro. Uns dizem que o problema do “Imperador” é o alcoolismo, outros negam que o jogador seja alcoólatra. A convocação do jogador para a Copa do Mundo em Junho corre sério risco. O técnico Dunga não gosta desses comportamentos e quer evitar a “galera da balada”, como aconteceu em 2006 com Ronaldo, Roberto Carlos e cia.

ZAP! Ei, mas o que é isso? Comercial de Cerveja! E olha quem está ali...é o Dunga, técnico da seleção! E quem é aquele? É o Luís Fabiano, atacante da seleção! Puxa, que interessante! Todo mundo fala do suposto alcoolismo do jogador Adriano, mas ninguém comenta estas propagandas? Estaria com a razão o dr. Pangloss, personagem criado por Voltaire para satirizar o filósofo, cientista e matemático Leibinz no impagável “Cândido ou o Otimismo”? Segundo Pangloss, “vivemos no melhor dos mundos” e acho que eu sou um chato: a “inocente cervejinha” que é estimulada ao consumo pela propaganda incessante na TV, é uma bebida alcoólica. A seleção brasileira pode não trazer o título da África do Sul, mas Dunga e Luís Fabiano ajudarão a manter o Brasil nas primeiras posições no ranking de "trânsito assassino", já que boa causa dos acidentes envolve motoristas embriagados.

E ZAP! Hora dos comerciais. E propaganda de uma TV por assinatura, a SKY. Lembrei-me de um causo. Dia desses, na sala de aula, coloquei no quadro a palavra “SKY” e perguntei se alguém sabia o que ela significava. Um aluno tomou a palavra e respondeu, decididamente: “Significa TV!”. Ora, falantes que somos todos da língua de Shakespeare, sabemos que SKY, em português, é “céu”. O que parece apenas uma piada sem graça demonstra o quão influente e eficaz é a propaganda na TV a ponto de transformar marcas de fantasia em substantivos ou expressões correntes. Tem aí um Gillete?

Chega de comerciais! ZAP! Nossa, um massacre na Nigéria deixou centenas de mortos. Quer dizer, não se sabe se são 500 ou 55 mortos, entre mulheres e crianças. De qualquer é terrível. Dizem que o motivo é a disputa por terras e até mesmo, claro, petróleo. Mas o que foi utilizado para justificar os massacres que vem acontecendo naquele país há anos? Claro, a religião! A velha pendenga entre cristãos e muçulmanos. E mais uma vez a religião é utilizada para fins bem diferentes do que “ligar o homem ao divino”. Nessas horas me lembro do diálogo entre o Dr. Pangloss e o “herege” Tiago, sobre os homens: “Deus não lhes deu nem canhões (...) nem baionetas, mas eles fizeram baionetas e canhões para se destruírem”.

Chega, é hora de desligar a TV. Sei não, acho que tenho a sensação de que prefiro continuar “alienado” de certas coisas. Agora, se me dão licença, volto ao meu trabalho ao som de “Paradise City”, do Tio Axl Enrolose que faz turnê pelo Brasil com o Guns n’ Cover. Vai ver sou mesmo um saudosista.

Where do we go now? On twitter! www.twitter.com/jaimeguimaraess

9 comentários:

  1. É moço, pelo que sabemos vc está distante da alienação, sempre com ótimos textos dando seu pitaco e contribuindo para a reflexão de tantos temas variados, tudo bem, tirando a sua 'esquisita' distancia do gosto pelo cinema, vc escolhe bem as 'alienações' rsrs
    Eu me atualizo muito por aqui! ;)

    ResponderExcluir
  2. Não digo alienado, só um pouco desinformado sobre filmes...Rsrsrs. Poxa Jaime é a "sétima arte", "as vezes", tem algo de interessante.
    De resto não vale a pena mesmo ficar bem informado.
    Essa sua observação sobre o alcool é super interessante. É aquela velha história: Faça o que digo, mas não faça o que eu faço.Ou faça o que faço mas não o que digo(????)Nesse caso fica dúbio. Cerveja não tem nada a ver com a vida saúdavel que(deve)tem um jogador de futebol. Nada a ver fazer propagandas de cerveja com atletas. Mas é aquilo, futebol, cervejinha, mulheres... Está tudo "ligado"...Rsrsrs... A propaganda é poderosa! Exemplo você deu sobre SKY. Televisão?tstststs... Esse é alienado!
    Incentiva mesmo, principalmente as crianças. Como podemos ensinar algo de bom para uma criança se na televisão só passa porcaria. Melhor desligar essa porra e ler um livro.

    Não preciso nem elogiar, ADOREI!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Jaime, meu amigo! Quanta alienação! Você nem falou do BBB? rsrs. É, ser feliz é fácil, basta a gente deixar que pensem por nós. Assim caminha a humanidade! P.S: Vou lhe enviar um texto que mais me marcou nos últimos dias acerca da formação do senso comum via televisão. Quando tiver um tempinho, você gostará de apreciar. Um abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Comentei dia dessescom uma amigo que eu me negava a assistir Avatar!
    Tb não gosto de BBB.
    Acaba parecendo esnobismo, mas francamente, não dou a mínima pra "cultura" popular brasileira, vendo que REBOLATION, essa desgraça musical mostra bem como é o gosto da maioria dos brasileiros...

    É fogo!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Hehe. Eu assisti Avatar, Guerra ao Terror, a cerimônia do Oscar...Entre outras coisas,como fã de cinema. Mas odeio BBB e a porqueira que anda TV (Cinema e livros, já!. A-do-rei seu texto! Fique sabendo que sou duvulgadora de suas crônicas e tem colegas meus usando seus textos em salas de aula por aí (com os devidos créditos, claro). Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Jaime!

    É, a realidade é essa mesma. Eu sou uma dessas pessoas "alienadas" também. Às vezes sinto que estou ficando pra trás por não acompanhar o que anda acontecendo por aí, mas a coisa anda tão feia que não sei o que é pior: ficar alienada ou ficar a par de tudo que acontece.
    Acho que preciso achar um meio termo aí, já que sou uma futura educadora, né colega? rs

    Bom, gostei do tema e gostei da sua reflexão. E a charge ficou ótima, como sempre! rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Querido Jaime,

    Depois de ler o seu post, descobri que eu e vc somos amigos de infância, sabia? : )

    Sou tão alienada quanto você e, sinceramente, me orgulho em ser assim. É uma alienação muito positiva, não acha?

    Gosto muito de assistir filmes, por exemplo, mas só quando estou com vontade, MUITA vontade. Não sou cinéfila...

    Adorei o post e a charge (como sempre!)...

    Até breve, meu mais novo amigo de infância!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho mais é que me render as suas tiradas de mestre. SEMPRE SERÁS PARA MIM UM MESTRE!!! Preciso vir mais aqui desalienar!!!

    ResponderExcluir
  9. E a mistureba c/os traficantes,hein!conterrâneo.Dificil de explicar.Eu confesso n/entender mais o mundo.Vou abrir o baú da minha avó e resgatar meus valores.
    Agora,da TV 'tou livre.Vejo a cabo q/é menos pior.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.