A Copa de 2014 já deveria ter começado



O genial Nélson Rodrigues já dizia: “o futebol é passional porque é jogado pelo pobre ser humano”. Reclame quem quiser, mas o fato é que o futebol está incorporado na vida do brasileiro com tanta força que é impossível ficar alheio a certas discussões sobre o esporte bretão – há controvérsias sobre a origem do jogo. Minhas fontes ( que eu não revelo por dinheiro nenhum) dão conta que o futebol surgiu próximo a Roma, no ano de 451, em uma partida amistosa entre os Hunos de Átila x Romanos de Aecius. Os exércitos ficaram sem munição e começaram a chutar cabeças de prisioneiros capturados até uma meta. Ganhava quem acertasse mais cabeças em um determinado espaço no campo do adversário.  Mas essa é uma longa história.

Mas retornando ao século XXI no Brasil e a questão da paixão do brasileiro pelo futebol, todos sabemos que em 2014 teremos a sensacional Copa do Mundo aqui mesmo, no Brasil. E (quase) todos ficaram encantados com a possibilidade de assistir, pertinho de casa, um grande clássico do futebol mundial como Costa Rica X Bahrein. Mais encantados ainda ficaram os empreiteiros que vão construir/reformar estádios – e em 2016 tem Rio Olímpico, uma beleza. O brasileiro, apaixonado por futebol, festa e feriados, vai “emendar” 2015 logo de uma vez ( em Salvador é provável que o carnaval nem acabe).

Eis aqui o grande problema: todo mundo fala da festa, dos estádios, da alegria, da paixão...mas será que essa paixão toda resistirá aos pitacos daquela velha nojenta e que dá palpites em tudo chamada Dona Organização? E daquele chato (dizem que é amante da Organização) conhecido como Sr. Planejamento?

Talvez você estivesse em um tour por Plutão e Netuno, então te deixarei atualizado: o campeonato brasileiro terminou e o Flamengo, quem poderia imaginar isso, foi campeão! E o mais surpreendente de tudo: Fluminense e Botafogo NÃO foram rebaixados! Isso é realmente incrível. Sobrou pro Coritiba, que vai disputar a segundona no ano que vem.

Do campeão ao rebaixado, dois fatos dão uma boa amostra do que o Brasil ainda terá que fazer para não ficar de mal com Dona Organização e Sr.Planejamento em 2014. Na semana em que a procura de ingressos para o Maracanã foi intensa, houve muita confusão e a polícia agiu pra valer para tentar conter certos ânimos. Cambistas, correria, filas imensas, uma bagunça total; E em Curitiba, ao final da partida que rebaixou o Coritiba ( sai o CU entra o CO, estranho, não?) um quebra-quebra generalizado, a polícia com um efetivo insuficiente ( e sem muito preparo, pelo visto) e não conseguiu conter a fúria de torcedores rebaixados que por pouco não botaram fogo na cidade – e olha que torcem pro Coritiba, e não pro Botafogo.

Esses fatos apenas escancaram o que já se sabia: a Dona Organização é barrada na questão da venda de ingressos nos estádios brasileiros. Aliás, as bilheterias em boa parte deles são ótimas: um buraco na parede que mal passam os bilhetes e os ingressos. Já houve confusão parecida nos Jogos Pan-Americanos do Rio em 2007 e parece que a lição não será aprendida; e em Curitiba o sr. Planejamento não foi convidado à mesa de negociações, pois será que ninguém imaginava que no último jogo do campeonato, valendo a “vida e a morte” dos dois times, a tensão era tão grande que poderia ser necessário talvez reduzir a carga de ingressos e reforçar o efetivo de policiamento? A cidade de São Paulo, por exemplo, já é descolada nessas providências, afinal o Corinthians é de lá e...ops!

A Copa de 2014 não começa em Junho daquele ano, isso se o calendário Maia estiver errado – ei, não fiquem nessa bobagem cinematográfica de blockbusters hollywoodianos (adoro clichês que os críticos de cinema utilizam em suas colunas pseudo intelectuais, e vocês?), procurem saber que barato é a profecia Maia e não deixem de ler sobre a profecia de São Malaquias, são geniais; voltando ao plano real, para a Copa no Brasil ser um sucesso é preciso arrefecer um pouco toda essa paixão ufanista e deixar que Dona Organização e o sr. Planejamento batam uma bolinha no meio de campo. E podem chamar a Sra. Transparência, ela não pode tomar cartão vermelho.

Siga-me no twitter: http://twitter.com/jaimeguimaraess

14 comentários:

  1. Jaime, Tô feliz pelo Fluminense e Botafogo que sairam da zona, mas continuam aqui no Rio, estou feliz pelo Flamengo que ganhou o campeonato - poderia estar mais - e pelo VAsco estar na primeira divisão agora. O problema da Copa, meu amigo, é a VERDADE. Os senhores distintos sobre os quais falou são indispensáveis, mas não costumam fazer muito porque nem são convocados, olha só. Eu tenho certeza de que para os empreiteiros será maravilhoso. Eu queria ser filho deles agora. Imagina só? PS3 numa Tv Full HD3D de 80 palmos -polegadas nada.

    Jaime, você é sempre certeiro nas críticas. E tem razão sobre esses papelões que podem acontecer. E 2015? UHAhua já o primeiro ano enforcado da história. rsrs

    abração e foi mal pelo comentário curto e razoavelmente bobo. rs

    Valeu

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaime!

    Parabéns pela crítica e análise. Apesar de não acompanhar muito futebol, fico impressionado com a falta de vontade política e social de acabar com a violência nos estádios. O que aconteceu em Curitba foi mostruoso.

    Aquilo não foi feito por torcedores, mas sim por criminosos infiltrados na torcidade. Prender um ou dois não vai resolver. O fato é que o Brasil precisa usar "tolerância zero" e combater a violência de uma forma mais eficiente.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Hi!

    Depois do longo jejum eis que eu volto a comentar no seu blog. Só não demorei mais que o Flamengo para levantar a taça! hehehe...

    Pois bem, vamos aos fatos:

    Dona Organização e Senhor Planejamento - Para quê convidá-los?

    Afinal, junto com a Srs. Transparência, formam o trio das personae non gratae, em matéria de obras e eventos que envolvem a participação de multidões e o investimento de dinheiro público, não é mesmo?

    Deus queira que, nesta época, eu já não esteja morando em terras Tupiniquins; o Brasil vai virar um campo de batalha! kkkkkkk...

    Brincadeiras à parte, como brasileira, deveria estar estourando de alegria ao ver este país sediar eventos tão importantes, no entanto, a brutalidade dos torcedores me faz duvidar da capacidade que teremos de organizar o evento e de receber bem tantos atletas.

    É sentar e esperar.

    Kiso

    P.S.: Gracias pela visita ao Fully Flexible, meu blog fica feliz! =D

    ResponderExcluir
  4. O futebol não infuencia na minha vida. Torço por um time, vibro por um jogo, mas não ganho e nem perco absolutamente nada quando o meu time perde ou ganha uma merda de título.
    #prontofalei
    bjos

    ResponderExcluir
  5. essas pessoas que brigam não são torcedores são bandidos...deveriam sem presos afinal estragam a imagem do nosso futebol....a justiça quem que agir e punir os responsável..mas nada estraga o nome do futebol..parabens flamengo pelo titulo..

    ResponderExcluir
  6. Oi Jaimeeee....
    Acabei de ver seus comentários no Let's Ro!!!!! e adorei todos eles...
    Me desculpe não ter te dado um alô antes, mas fiquei sem conexão e apesar dela ter voltado agora, está meia esquisita....cai toda hora....
    Rapaz, não postei nada hoje por conta desse problema...
    Obrigada pela visita e pelos maravilhosos comentários....
    Assim que essa porcaria de conexão estiver bem firme, virei aqui pitacar nos seus posts....
    beijossssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. FOGÃO!...
    É tudo que consigo dizer sobre futebol.
    Organização, planejamento e transparência... vou ao google, pois não me lembro muito bem o que significa cada um.
    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jaime1

    De todos os textos que ja li escritos por vc este está bem crítico. Sua análise quanto a organização da copa e das olímpiadas foram acertivas e corretíssimas. Vc tocou no ponto certo.

    A população ta feliz da vida, principalmente os flamenguistas aqui no Rio. O que vi de de gente comemorando não ta no gibi. Não podemos esquecer do Botafogo e fluminense que não foram rebaixados e o meu vasco que subiu para a primeira divisão. Uma alegria para os amantes do futubel...

    Agora falando sério, o Brasil não está e nem estará preparado para sediar um evento deste porte. Não temos estrutura e nem "gente "qualificada" para isso. O que temos, falando a verdade nua e crua são: os ladrões, corruptos, aqueles que gostam de uma boa grana, principalmente nova e fresquinha, os interesseiros, dentre outros. Esses sim, para eles a copa e as olímpiadas serão uma maravilha, ja que o governo não vai poupar recursos para isso.

    Jaime, imagina a festa que não irão fazer. Vc tem idéia do que será isto?

    Pelo pouco que conheço de meu amado e adorado país, ñão acredito que dona "organização", dona "transparencia" e o senhor "planejamento" sejam bem vindos aqui.

    Quem vai imperar realmente será o senhor "dinheiro" (desviado) e a dona "ganância" (quero mais e mais). Estes serão os verdadeiros organizadores dessa grandiosa festa que será linda e bela, afinal, depois da propaganda bonita que o Brasil fez, com direito a vídeo realizado por um de nossos melhores cineastas, não teria como não ganharmos o direito a sedias as olimpíadas.

    Meu caro, aguarde e confira.

    O nosso grande mal é acharmos que podemos nos dar bem em qualquer situação. Então, porque acharmos que dessa vez será diferente.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jaime1

    De todos os textos que ja li escritos por vc este está bem crítico. Sua análise quanto a organização da copa e das olímpiadas foram acertivas e corretíssimas. Vc tocou no ponto certo.

    A população ta feliz da vida, principalmente os flamenguistas aqui no Rio. O que vi de de gente comemorando não ta no gibi. Não podemos esquecer do Botafogo e fluminense que não foram rebaixados e o meu vasco que subiu para a primeira divisão. Uma alegria para os amantes do futubel...

    Agora falando sério, o Brasil não está e nem estará preparado para sediar um evento deste porte. Não temos estrutura e nem "gente "qualificada" para isso. O que temos, falando a verdade nua e crua são: os ladrões, corruptos, aqueles que gostam de uma boa grana, principalmente nova e fresquinha, os interesseiros, dentre outros. Esses sim, para eles a copa e as olímpiadas serão uma maravilha, ja que o governo não vai poupar recursos para isso.

    Jaime, imagina a festa que não irão fazer. Vc tem idéia do que será isto?

    Pelo pouco que conheço de meu amado e adorado país, ñão acredito que dona "organização", dona "transparencia" e o senhor "planejamento" sejam bem vindos aqui.

    Quem vai imperar realmente será o senhor "dinheiro" (desviado) e a dona "ganância" (quero mais e mais). Estes serão os verdadeiros organizadores dessa grandiosa festa que será linda e bela, afinal, depois da propaganda bonita que o Brasil fez, com direito a vídeo realizado por um de nossos melhores cineastas, não teria como não ganharmos o direito a sedias as olimpíadas.

    Meu caro, aguarde e confira.

    O nosso grande mal é acharmos que podemos nos dar bem em qualquer situação. Então, porque acharmos que dessa vez será diferente.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Groo Veiga,

    A fonte que que informou você sobro o invento do futebol, tambem informou a torcida do Coritiba: Torcida x PM. Eles levaram muito a sério...hahahahaha

    Obrigado pela visita e pelas palavras... Estava com saudade.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Se tem uma coisa que eu sou totalmente alheia é pra futebol.

    Nunca torci pra time nenhum, e acho tão engraçado ver uns marmanjões chorando pq o time perdeu!

    Quanto as brigas, isso é só mais uma atitude imbecil do ser humano, que SEMPRE bota seu lado destrutivo pra funcionar em todas as ocasiões!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro futebol, sou até meio viciada, mas meu Sport caiu e eu estou em momento de meditação pra superar o baque. Não quero papo, ok? haha.
    Mas a verdade é que, por mais que eu goste de futebol, acho que o Brasil não precisava sediar uma copa e uma olimpíada, pelo menos não nos próximos 20 anos. Isso é só uma brincadeira de país desenvolvido em um país que tá lascado. Dona Organização e Sr. Planejamento têm coisas mais importantes a fazer, mas que serão deixadas de lado pra impressionar os gringos com nossa "mega estrutura".

    ResponderExcluir
  13. Acho que durante a Copa e as Olimpíadas teremos uma organização forçada para atender a milhares de turistas que irão querer conhecer o Brasil estereoripado: uma terra de gente bonita, feliz, trabalhadora e cheia de paisagens bonitas como a cidade do Rio, o Pantanal, a Amazônia, etc.

    Depois que os gringos tiverem ido embora e enchido os nossos bolsos de dólares de euros (correção, os empresários), voltaremos a nossa realidade de quebra-pau depois de qualquer jogo de futebol, falta de organização para comprar os ingressos, assistir aos jogos... Aquele Brasil que SÓ os brasileiros conhecem.

    ResponderExcluir
  14. É moço, não fico em rodas de futebol pq como já sabe, além do pouco apreço essas hipocrisias do "Esporte Rei" me cansam... Adorei a pimenta do texto, (vc apenas mora na Bahia, mas da pimenta textual sempre faz uso né? Bom! rsrs) a falta da organização é um peculiar adereço nosso, mas que bom se os torcedores dosassem um pouco essa testosterona e soubessem ser gente ao assistir um campeonato né? Desprazeres futebolísticos... rs

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.