Como Chico Bento derrubou o secretário de Educação da Bahia

Oi, pessoar! Tudo bem com ocês? Meu nome é Francisco Bento de Sousa, mais pode mi chamar de Chico Bento que todo mundo mi conhece! Mais dexa eu dizê logo: eu num sô parente do Papa, vice?

Bão, ocês mi discurpe intrometer nessa coisa toda de iscrevê, eu sei qui divia deixá isso pro Zé da Roça, que é danado de inteligente, mais a Rosinha diz qui eu sô teimoso e sô mesmo, purisso vou iscrevê pra mi defendê!

Ara, tão dizeno por aí que fui eu qui causei a demissão do secretário de educação da Bahia, um sujeito de nome ingraçado chamado Adeum Sauer. ( eita que esse povo da cidade inventa coisa, vice?) Ele deixou qui distribuísse umas revista pra professô lá na Bahia com uma historinha minha eu qui eu quase falo um palavrão.

Óia, eu já mi confessei pro padre, vice? Num sei o qui se assucedeu! Eu já rezei as dez Ave-Maria e os vinte Pai-Nosso e prometi qui nunca mais robava as goiaba do Nhô Lau, mais ocês sabe que goiaba robada é mais gostosa né? E sortá uns palavrão veisinquando acontece né?

O moço aí de nome isquisito mandô imprimi i distribuí umas 10 mil revista pros professô i quando viro o erro carimbaro alguma coisa em cima das minha palavra feia. Agora, deixa eu perguntá uma coisa procêis. A fessoa diz que eu sou preguiçoso, qui preciso istudá mais e todo mundo mi chama di burro, mais eu pergunto: será qui num tem ninguém lá na tar secretaria di educação da Bahia qui leia e revise o qui escrevem nas revista e nos livro pra sê distribuido por aí nas escola? Ara, e dispois dizem qui a culpa é minha!

Aqui mesmo nesse tar de brog (discurpem, eu num intendo muito de interneti, ouvi falá di um tal orcuti mais num sei o qui é) já falaro de uns caso parecido ni São Paulo, com uns livro didático faltando um monte de coisa e com um monte de erro! Eu acho isquisito, sô, qui ni educação com um monti de professo e dotô ninguém lê! Tão pior qui eu!

Mais dizem também qui o moço secretário tinha uns pobrema pra adiministrá a educação na Bahia. Óia, mi falaro qui tá faltano professo de tudo quanto é matéria por lá e os aluno num tem aula. Eu divia ir pra lá, sabe, mais num troco essa minha vida na roça por nada! Os professô lá é xingado, agredido e ganha mal. É porisso qui ninguém qué mais dá aula, sô!

Bão, se ocês me dão licença, eu tenho mais o qui fazê. Tenho qui dá milho pra Giserda, prendê a Mimosa no currá, tomá um banho no rio e mi encontrá com a Rosinha. Craro qui antes vô dá uma passadinha nas goiabera do Nhô Lau. Ei, devi di sê isso que chamão de pranejamento, né? Vai vê foi isso qui fartô na secretaria di educação da Bahia.

Grande abraço, pessoar!

----------
Follow me on twitter: http://twitter.com/jaimeguimaraess
Fotolog: http://www.fotolog.com/jaimeguimaraes
Menção honrosa no VI concurso de crônicas “Rubem Braga” da Academia Cachoeirense de Letras: http://www.academiacl.com.br/web/acl0981_r.html

34 comentários:

  1. Oi, Groo.

    Tive de rir do texto.
    E, pelamor, será que o Maurício sabe disso? :P

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Cara! Ri tão alto que até os vizinhos devem ter ouvido...
    Mas é verdade...a MINHA pergunta que também não consegue calar é essa:
    O Maurício de Souza, o que diz?
    Pelo que eu sei, ele é legal, não é má pessoa, não (o que denota inteligência; sempre achei que ser 'dumau' é coisa de gente meio burra)...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caraca, q decadencia essa nossa educação hein!!!!

    Me lembro de estar na 1ºsérie e a professora lendo um gibi da Turma da Monica especial q a gente tinha recebido falando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Agora hoje, revista do Chico Bento falando palavrão, aqui em SP uma revista que falava de sexo e agressoões violentas a mulher e as crianças, e muitos, muitos palavrões. E a secretaria da educação tacou a responsabilidade em cima das escolas por deixar os alunos lerem, é mole?

    E realmente, o que o Mauricio de Sousa pensa a respeito disso?

    Ótimo post. Nada como o bom e velho Chico Bento para dar o seu direito de resposta...KKKK

    Abçs!!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    Com novo post: Nove e Meia

    ResponderExcluir
  5. Verdade, a educação vem caindo bastante, como já disseram aqui nos coments mesmo.
    Parabéns pela idéia do post, bem original...

    ResponderExcluir
  6. hahahhaha e o mauricio de souza nisso?
    enfim.. é o nosso brasil! só rindo msm!

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkk, muito bom! Grande Chico Bento! Bom, eu já procurei em tudo qto foi canto mas ainda não consegui descobrir: QUAL É A TAL DA PALAVRA QUE TINHA NO LIVRO??? Tá bom que era um palavrão mas eu queria saber qual... se for "porra", aí explica-se pq "porra" na Bahia (como diz Renato Fechine) é tudo aquilo que vc ñ se lembre do nome na hora de usar, hehhehe

    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Muito inteligente o texto e extremamente engraçado.
    Ri demais!
    É um absurdo o que fazem com os livros didáticos e com a educação, em geral.
    Já vimos livros com dois Paraguais, livros que não tinham Bolívia, outros que chamavam os alunos de "macacos subindo no morro".
    É algo que nos deixa sem palavras, tamanho desrespeito.

    Abraços fraternos,
    www.descargapublica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. hauhau muito foda o texto......
    eu vi esse caso..kk o cara tomou no c.. bunito mermo..... mas porra tb hein..loucura do cara deixar essa material veicular..tinha ninguem pra conferir não?

    ResponderExcluir
  10. ahahaha muito bom!
    cara aadorei, de parabens
    aborando algo super presente e importnate
    de uma maneira muito foda XD

    muito bom!

    ResponderExcluir
  11. Sempre adorei o Chico Bento. Também gostaria de saber o que é que o Maurício de Sousa tem a dizer sobre isso. Acho que depreciaram a imagem do seu personagem.

    ResponderExcluir
  12. Como é que distribuem material didatico, sem ler sem revisar...

    A verdade é que nós brasileiros somos um dos povos que mais pagam impostos no mundo, que deveriam ser revertidos em saúde, educação, segurança, cultura, transporte, moradia, mas não recebemos nada em troca, ao contrario, quem tem condições paga escola particular para os filhos, paga um bom plano de saúde, paga empresas de segurança para seus condomínios, ou seja, paga pelos mesmo serviços duas vezes, quem leva a pio é o povão que depende do governo para tudo e vive recebendo migalhas como o bolsa família ao invés de terem seus direitos garantidos...

    http://daniel.a.s.zip.net

    ResponderExcluir
  13. Eu tava pesquisando sobre isso porque não sabia de nada, parece que foi alterada a tirinha original do Chico Bento, menos mal porque se não fosse assim o íntegro Maurício de Souza e um de seus mais célebres personagens ficariam muito prejudicados .... afinal acho que até hoje prevalece desde o meu tempo aqueles símbolos engraçados quando se quer representar um palavrão em histórias de quadrinhos ......

    o secretário se foi e os outros culpados ??? provavelmente nunca serão pegos ....

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, o Maurício de Sousa pronunciou-se apenas no Twitter sobre isso: "É óbvio, mas vou explicar: jamais cometeria uma grosseria dessas, como os meus leitores bem sabem".

    http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2009/07/31/na-bahia-chico-bento-de-boca-suja-757053867.asp

    Portanto os gênios da secretaria de educação da BA conseguiram esculhambar com tudo: com o Chico Bento, com o Maurício de Sousa e com a educação, obviamente.

    ResponderExcluir
  15. Menino, é cada coisa que aparece.
    Agora, o governo inventa de tudo quanto é bobagem pra tirar atenção do povo das coisas que realmente merecem atenção.

    Eu tenho mesmo quer dormir com um barulho destes?

    Beijo, Groo.

    ResponderExcluir
  16. Li em algum lugar que, a pessoa responsável pela colocação da "tirinha"(por assim dizer) no referido livro, copiou a HQ da internet e alegou não ter percebido a agressão visual que esta lá!
    ¬¬ Cara, é cada desculpa, que chega a ser pior que o episódio em si!! rsrs... mas, na Jungle Brazilis, é assim mesmo... aos trancos e barrancos!!
    Que Odin nos proteja!!

    ResponderExcluir
  17. Bem, eu não vou ficar falando que a educação tá horrivel e que o poder público pouco se lixa para o povo.. falar isso é chover no molhado e ninguém melhor do que você Jaime para falar de educação. Pelo menos muito melhor que eu. Vou me focar na questão do Mauricio de Sousa. O povo não percebe que seria humanamente impossivel ele fazer todas as tirinhas da Turma da Mônica, mas o que deve ter acontecido é de em algum momento um dos desenhistas ter colocado aquela frase e salvo, ou seja, pode ter sido uma brincadeira interna (não sei) que pode ter tomado proporções desastrosas. independente do portador do erro, a imagem do Mauricio é que vai ficar ruim, pois ele chegou num nivel de estrelato tão grande quanto dos seus personagens e a sua imagem se confunde com a da Turma da Mônica, assim como o Ziraldo e o Menino maluquinho. Bem, o dano maior foi à imagem do Mauricio e não do governo. Isso foi até bom pra mostrar o descaso. Eu fico irritado com isso sabe. Acho que os profissionais de educação e saúde deveriam ser melhor tratados, afinal são os profissionais que são os alicerces da sociedade. Bem, políticos não pensam, ou melhor, pensam em si mesmos...

    Abração, Jaime!!!

    http://renanbarretoonline.blogspot.com

    VALEU!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Uai, sô, dispois que colocaro o mapa com dois Paraguai e ninhum Ecuadô, isso aí é canja. Mas num é cum a carne da Giserda não, viu?

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkkkk
    Ai se o mauricio de souza dscobre


    http://outildoinutil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. A tirinha original:

    http://www.monica.com.br/cookpage/cookpage.cgi?!pag=comics/tirinhas/tira309

    Manipulação grosseira. Pobre Chico Bento!

    ResponderExcluir
  21. A educação é uma situação bastante delicada no nosso país. Há muits sugestões, muitas propostas, mas todas só ficam bem no papel e na prática acabam não funcionando.
    Desculpe-me a opinião sincera, mas já vejo grandes problemas na maneira como as pessoas falam e escrevem; ler um Blog com escrita tipicamente caracta não deve incentivar a ninguém a escrever corretamente.
    ;)

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Luís.

    Agradeço a visita e o comentário em meu blog.

    Contudo, o blog em si (já que você referiu-se ao blog e não à postagem) não tem um estilo de "escrita tipicamente caracta"(sic). Sugiro que leia os outros textos. Esta postagem em si foi uma ironia em que o autor valeu-se de um recurso linguístico.

    abs!

    ResponderExcluir
  24. Como diz um personagem do Maurício:
    Calaca Véi!
    Eu só tenho que te dar os parabéns pela criatividade e senso de humor que vc usou na postagem, não ficou uma coisa agressiva, e sim humorada mostrando coisas que realmente acontecem.
    Me faça uma visita tbm!
    Sucesso com o seu blog.
    BjOs^^

    ResponderExcluir
  25. Pessoal que não entende ironia... aff...eganistão. hahu Tá... foi frote essa, Groo! hauhuuh

    ResponderExcluir
  26. cara, nem tava sabendo dessa presepada toda... Total bizarrice, mas sinceramente, não acho motivo pra demitir o cara, palavrão e coisa muito pior vive passando na tv em qualquer horário do dia... E quanto ao post anterior, sobre o empréstimo, me lembrou um pouco a "união pelo desenvolvimento"... Vai dar na mesma, como sempre...

    ResponderExcluir
  27. Bom, eu era leitor asspiduo da turma da Mônica e Chico Bento, desde aquela época pegavam no pé dos gibis pelo uso do caipira no Chico Bento e o Cebolinha que trocava o r pelo l nas palavras. Agora tem essa do palavrão, falam do Maurício, mas o grande José Serra liberou um monte de livros "didáticos" com linguagem adulta (foi só um erro?) Mas não isento de culpa o autor e sua equipe, tá certo que agota tem a Turma da Môniva jovem, mas não precisa exagerar no lind=guajar... rsrsrss

    ´´Otimo post!

    ResponderExcluir
  28. Jaimão, meu velho, que luta pra chegar até aqui! Nem a pau eu conseguia abrir seu blog! Não sei se o problema é do Firefox, do Blogger... Finalmente funfou! Thank God!

    Bem, vamos lá! Primeiro: não fiquei sabendo do acontecido. Teve alguma repercussão ou foi algo que ficou somente aí pras terras de Todos Os Santos?! Se saiu em algum lugar, putz, tô mais alienado do que imaginava... Uahahhahaaa!!!!!

    Segundo: algo semelhante já aconteceu por aqui. Há algum tempo atrás, numa cidade do Grande Rio, um material adquirido pela Secretaria de Educação, para alfabetização de crianças, trazia uma quadrinha, que dizia mais ou menos assim:

    “Fui andando por um caminho. Eram três, comigo quatro. (...) Encontramos três burros, comigo quatro”.


    Na época, o autor do método foi questionado e o cara falou que não foi intenção dele ofender ninguém e que cabia ao professor esclarecer o aluno.

    O assunto rendeu. O Sindicato caiu de pau em cima, berrou que o material custou uma fortuna, que aluno ser chamado de burro era um absurdo; o Ministério Público, se não me engano, entrou no meio...

    Tô por fora da história, mas até onde sei, o método foi abortado e tudo ficou como "d'antes no Quartel de Abrantes"...


    Bem, deixa eu ir, velhinho...

    Abração!

    ResponderExcluir
  29. Caraca MArcelo!!! Eu sei que cidade é essa, posso contar... É a cidade de Light Beach huauhahuuh Foi realmente ridiculo, né? rfs

    Valeu!

    ResponderExcluir
  30. Marceleza, até houve alguma repercussão, sim. Não tanto quanto em SP e mesmo deste caso no RJ - ou de Light Beach, uhauhauhauhauha! Esse Renan!( eu lembro dessa história aí do RJ)

    Mas o secretário da educação daqui já estava desgastado. O Chico Bento foi o "tiro de misericórdia" ;)

    ResponderExcluir
  31. Muito bom, Jaime!
    è uma vergonha saber que ainda existe tanto descaso com a educação nesse país. Lamentável!

    ResponderExcluir
  32. Jaimão, não entre na onda do Renan não... A terra de Light Beach é conhecida por ter as mulheres mais bem apanhadas de todo o Rio de Janeiro... O Renan que o diga!

    Uahhahahhaaaaaaa!!!!!!!

    ResponderExcluir
  33. Sou educador e tenho grande preocupação com o material didático distribuído nas várias redes de ensino... não tenho dúvidas que este é mais um problema de gerência da educação brasileira. No entanto, não posso deixar de comentar que ao se tentar completar a frase dita de forma incompleta pelo personagem Chico Bento há inúmeras possibilidades que dependem da formação, da educação de berço, de vocabulário de cada um... enfim, a frase poderia ser completada de forma mais educada, menos pejorativa... apesar de se apelar sempre para o mais baixo vocabulário do país.

    ResponderExcluir
  34. diretiso autorais right now..
    é a cultura contraa cukltura.
    é o fimd a pikada..

    mto bom seu blog.
    interessante...
    primeira vez akki
    voltarei mais vezes
    grande abraço
    e será bm vind no
    www.bocadekabide.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.