FORA, SARNEY! ( e depois?)

(clique na imagem para melhor visualização)

Diante dos sucessivos escândalos no digníssimo e probo senado ( de grandes e relevantes serviços prestados à população), é crescente um movimento pedindo a saída do seu presidente, o nosso agente secreto Sarney, José Sarney. É o “FORA SARNEY”, sucesso absoluto no Twitter, na imprensa, no Cãogresso e, espero, nas livrarias: que tal um "FORA SARNEY" também nas prateleiras? Dá lugar para outros escritores melhores por aí, ora!

É apenas uma questão de tempo: o vovô da Bia vai deixar a presidência do senado e, quem sabe, até mesmo o mandato, embora tenha amor à vida secreta, digo, pública. Isso deverá acontecer menos pelo clamor popular e virtual e mais por conveniências políticas.

El Bigodón vai sair. E depois, o que acontece? (leia o "papo grampeado" para ter uma pista)

Essa situação é bem semelhante ao caso do coronel e babalorixá ACM, que Deus (ou quem se interessou pelo material) o tenha. Com o escândalo da fraude do painel do senado, painho ACM renunciou à presidência da casa e ao mandato. Não se preocupou, pois sabia que voltaria nas próximas eleições nos “braços do povo”.

E foi isso o que aconteceu. ACM voltou ao senado graças aos currais eleitorais no interior. Desde o escândalo no painel do senado, os carlistas dificilmente ganharam eleições em Salvador. E com a morte de Painho, os antigos puxa-sacos abandonaram o barco de vez. É mais fácil a Ivete Sangalo eleger-se prefeita dos soteropolitanos do que o ACM Neto. ( até porque o jingle da Piriguete Sangalo em uma campanha seria "e vai rolar a festa", o que causaria grande impacto na terra da alegria)

Seria muito bom que o “FORA SARNEY” desencadeasse um movimento em prol da inelegibilidade (eita nomezinho!) de políticos envolvidos em corrupção e outros “atos secretos”. Isso deveria fazer parte de uma reforma política séria e que ajudaria a nos livrarmos do Sarney, do Collor, do Arruda, do Maluf, de inúmeros coronéis do Nordeste – sem esquecer, claro, “o povo aprender a votar”, embora qualquer tentativa de “consciência política” vá às favas quando aparece um saco de ração para o gado esfomeado nos currais.

Há quem diga que o "FORA SARNEY" é apenas uma modinha que algumas sub-celebridades lançaram pelo Twitter e que acabou "pegando". Mas eu acho uma boa ideia, afinal não podemos subestimar a internet. As pessoas têm a oportunidade de conhecer a ficha corrida do Sarney, o que foi o plano cruzado, plano verão, congelamento de preços, a esculhambação dos ministérios e como a famiglia age no Maranhão.

É informação. Mas informação que fica restrita apenas na esfera virtual não resolve muita coisa em um país cuja maioria da população fica “sabendo das coisas” através da TV. É o tipo de conversa que deve ser levada para a mesa do boteco, para caminhada no parque, recepção do consultório médico, sala de aula, fila do banco, salão de beleza, enfim, criar e disseminar “massa crítica”. Ano que vem tem...Copa do Mundo! E eleições também, não esqueça.

Ou então o #FORASARNEY vai terminar, como de praxe, em #PIZZA.
=====

20 comentários:

  1. Talvez fosse necessário a gente lançar primeiro campanhas um pouco antipáticas, tipo: "FORA POPULISMO OPORTUNISTA", ou "FORA DEMOCRACIA SEM MERITOCRACIA" (o que não tem nada a ver com "Fora Democracia com Mérito", por favor...).
    Ou mais simples, mas com apaixonado comprometimento: "POR EDUCAÇÃO E CULTURA DE QUALIDADE PARA TODOS", caso a gente não se assustasse com utopias plausíveis...

    ResponderExcluir
  2. Olá Jaime,
    Realmente, "Seria muito bom que o 'FORA SARNEY' desencadeasse um movimento em prol da inelegibilidade (eita nomezinho!) de políticos envolvidos em corrupção e outros 'atos secretos'". Nós, povo brasileiro, devemos acordar para a eficaz arma política que temos nas mãos: o voto democrático. Não podemos usá-lo como mercadoria ou como inutilidade. Pois, caso esse modo de proceder em relação ao voto não tenha um fim, não poderemos contestar o fato de que ainda existam políticos da estirpe de Sarney.
    Abraços,
    Alexandre Fortuna

    antenar-se.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vc falou tudo .. mais uma coisa que vai terminar em pizza!!!

    E já percebeu que os Brasileiros nem ficam mais tão indiguinados com esse tipo de coisa?

    parace até rontina nossa.. afffffffffff

    Abç

    ResponderExcluir
  4. Entra presidente do senada, sai pressidente do senado, entra governador, sai governados, entra senador, sai senador (...) e as coisas continuam sempre iguais para quem não faz parte da elite econômica do Brasil, a única que não paga as contas pelos mandos e desmandos do governo. Quem paga a conta é sempre a classe "média" (tradução: pobres que recebem cerca de 1,5 salário mínimo ou menos, ou seja, uma porrada de gente).

    Sinceramente, não tenho mais esperanças no Brasil não. Ou acontece um milagre, ou alguém banca Deus e faz o reeboot na cabeça desses mais de 180 milhões.

    Triste, mas é verdade. =/

    ResponderExcluir
  5. Amigo,

    Eu juro, juro mesmo, do fundo do coração, que gostaria muito de fazer um comentário "daqueles" aqui. Mas, sinceramente, falar o quê?

    Estamos na m.........

    Bjão da Vivi

    ResponderExcluir
  6. Grande Jaime!

    Quando Victor Nunes Leal escreveu o seu "Coronelismo, Enxada e Voto", lá pelos fins da década de 40, talvez, não vislumbrasse que hoje, em pleno 2009, a prática continua firme e forte, graças a homens como o ilustre presidente do Senado, Sr. Zé Sarney.

    Curiosamente, os escritos mais importantes de Nunes Leal tenham sido os dois volumes dos "Estudos de Direito Público", onde o autor, inclue a constitucionalidade da posse do mesmo Sarney, depois do passamento do Tancredão...

    Coronelismo, Caudilhismo, Caciquismo... Coronelismo Eletrônico! Tudo continua como d'antes no Quartel de Abrantes!

    Horácio de Matos? Chico Heráclio? Theodorico Bezerra?! O "hômi" mesmo é seu Zé Sarney! Esse sim, há 50 anos, manda e desmanda no Maranhão...

    Você já cantou a bola, Jaimão... Inelegibilidade já!!!

    Abração, velhinho!

    p.s.: Ei, quer dizer que eu sou um top comentarista, é? Gostei disso... Uhahahahahaaaa!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Sarney é ruim, mas ainda tem muita cobra, isso é só 0000000,0% da desgraça que existe em Brasilia.

    Toquem fogo em Brasilia talvez dê jeito.


    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir
  8. pois é a bomba estourou na mão do sarney, mas isto é coisa q acontece desde mil novecentos e bolinha, mas estorou agora e os tucanos cairam matando pra derrubar o cara que pratica as mesmas coisas dos antecessores!!! sujeira rola solta no senado não é deste milenio faz tempooooooooosss!

    saudações!!!

    ResponderExcluir
  9. Fico feliz pçor saber que vc gosta das coisas que escrevo.

    Ando sumida né?
    O trabalho consome!

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  10. Pois é, acho que vou voltar aos poucos...
    Quase não lembrava mais o endereço do meu próprio blog.
    Mas é bom escrever bobagens sérias.
    Quanto ao Sarney... BOBAGEM! Essa aí é a ponta do iceberg. Tenho é pavor do que tá mais embaixo. E a parte boa é que no final a gente come pizza. A de mussarela é em São Paulo a mais vendida, aqui na Bahia temos uma própria: a baiana.
    E assim por diante...

    Bjão!

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que toda tentativa é válida. Mas isso não quer dizer que seja eficaz.

    Beijos, Groo-Jaime.

    ResponderExcluir
  12. Agradeço mais uma vez sua paciência para acompanhar esse caso Fora Sarney, que deveria ser até meu ofício. Mas, cansado de me valer da maioria da imprensa, venho aqui ver opinião. Fora Sarney, uma campanha que me faz lembrar o e agora José? , do Carlos Drummond de Andrade, que usaram na época dele na presidência. Be, ele assumiu a presidência naquela esquisita página de nossa história, morte "natural" de Tancredo.
    E depois? Vira uma nova roupagem de coronelato?

    ResponderExcluir
  13. Estou adorando as charges, Groo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Meu amigo, Jaime... O fora Sarney é só um joguinho... como todo e qualquer que acontece na esfera política. Ele está lá por interesses, o Collor também, e por aí vai. Quando os interesses acabarem eles vão embora. Não há como acabar com a corrupção no Brasil se mentalmente no nordeste e norte (por favor não quero parecer preconceituoso) ainda existam pessoas que são apenas gado de currais eleitorais. No Rio o voto é parecido, mas é pela milícia, então que poder paralelo é esse se os bandidos são o Estado? Não faz sentido essa nomenclatura, né?

    Sobre o plano Real, verão, bresser, Collor eu vou mandar par você a matéria que fiz sobre a história da economia no BRasil. Aprendi muito e acho que consegui passar para as pessoas como o plano Real e as medidas tomadas a partir dele ajudaram o BRasil a crescer.

    E o #Pizza foi sensacional!!! hahauuh Ri muito com essa parte.

    O seu sexto parágrafo está perfeito. Não tiraria uma vírgula sequer. Disse tudo ali. Enquanto não houve incentivo à educação o país continuará sendo regido por pessoas assim.

    E valeu, Jaime!!! Só que tive que comentar porque tava alí na parte de top comentarista que tinha feito 69 comentários?! hauhau Sacanagem né? Tive que fazer o 70. uahuh

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu ia resmungar alguma coisa a ver com o povo ainda votar em sarney e família, mas nem precisa, né! Vota-se em um, e a família toda tá empregada. Ahhh, meu deus, que vergonha.
    Eu não tenho twitter, então vai aqui nos comentários do teu blog mesmo: fora sarney!
    oras, se não salvar o mundo, mal também não há de fazer.

    : )

    ResponderExcluir
  16. Então tá, atendendo a seu pedido, escreverei algo bem inteligente, coerente e igualmente pertinente:
    FORA SARNEY, CARALHO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Groo!

    Duas Coisas:

    São repetecos meus em quase todos os Blogs que passo:

    Só ele? Por que só ele? Quando começou tudo!

    Estou quase lá, mas não sou totalmente veínho. Já não tenho mais ambição por béns. Como pode o véio Sarney querer tanto? para que ele quer tanto, com tanto que já tem se ele já esta para "picar a mula"?

    Parabéns por mais essa!!!

    ResponderExcluir
  18. Acho que junto ao Sarney, tinhamos que dar uma limpa geral. Ele é apenas a ponta d iceberg ( ou a cabeça?) Só sei que ali não tem muita coisa aproveitável numa peneirada fina, não! Abração, paz e bem.

    ResponderExcluir
  19. Hi!

    #FORASARNEY é modinha?

    #FODA-SE !!!

    Acredito que é importante que haja manifestação popular. Se isso foi desencadeado por um grupo X, não é o que realmente importa.

    Responda-me a quanto tempo uma manisfestação do tipo atingiu tantas pessoas?

    Em geral, não vejo a maioria da população protestando da forma correta (se é que existe "forma correta"). O que eu quero dizer é que, em geral, ouço as pessoas afirmarem que todo político não presta e é ladrão (conte-me algo que eu não saiba, please!), mas não fazem algo de concreto para mudar, sabe?

    Acredito que essa movimentação virtual já serviu para chamar a atenção do povo, despertar um pouco da consciência política adormecida...

    Espero que Sarney saia (hehehe...) e não volte + !

    Kiso

    ResponderExcluir
  20. P.S.: DEVE ESTAR CARECA (rs...) DE SABER, MAS DEIXO REGISTRADO QUE A-D-O-R-E-I A CHARGE, vice?

    rs...

    =D

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.