Gripe do porco, das aves, do homem e outros bichos

(a charge tosca é de autoria do dono deste blog. Clique na imagem para vê-la em tamanho maior)


Embora eu seja um senhor avançado em anos ( ora, um sujeito com 30 anos de idade e que não acompanha os gadgets e novidades deste mundinho moderninho e utiliza o telefone celular apenas para "falar com outra pessoa" é praticamente um idoso) não costumo ser saudosista ou rancoroso com este esperado século XXI.

Mas devo confessar que sinto falta do tempo que “gripe aviária” era conversa mais reservada aos biólogos, ornitólogos, zoólogos e amantes das aves em geral preocupados com a saúde dos emplumados e que “gripe suína” era apenas um palmeirense gripado.

Como não podemos contrariar algumas leis da natureza, a gripe suína surge como mutação genética ( ah, que saudade quando eu lia isso apenas nos quadrinhos do X-MEN) entre vírus de gripes que afetam seres humanos, suínos e aves. Ou seja, como é algo novo, as vacinas atuais podem não ter efeito sobre esta mutação. Talvez o imbatível chá de alho da vovó resolva.

Alem do bombardeio de informações, entrevistas com médicos, opiniões abalizadas e sensatas de celebridades, cuidados e recomendações referentes à gripe suína, surgem também as famosas e impagáveis teorias da conspiração. Eu já falei aqui que adoro essas teorias porque abusam da criatividade e, quem não tiver cuidado, acaba “comprando” a tese. Ou, pior, clicando naquele link que traz a notícia "atriz Salma Hayek está com a gripe suína".

As melhores até agora falam sobre ataque bioterrorista sob o comando dele, o mitológico Bin Laden. Como se não bastasse, este vírus foi criado em laboratório e foi “solto” no mundo a mando do Osama ( talvez o "pequeno acidente" ocorrido nos frascos com vírus que acabaram explodindo em um trem na Suíça tenha sido coisa da Al Qaeda). Ou teria sido pela ordem dos Illuminati? Há quem diga que a culpa foi da OMS (Organização Mundial de Saúde) em um complexo jogo de interesses envolvendo FMI e o Banco Mundial, que financiariam tratamentos e remédios para os países mais pobres atingidos pelo vírus. Tudo com “programas de ajustes fiscais” (leia-se “privatização” e fim de direitos trabalhistas) e taxas de juros camaradas, é claro, afinal o mundo está em crise e chega de perder dinheiro, não é mesmo?

Deixando as teorias conspiratórias de lado, recorro novamente ao historiador norte-americano Mike Davis, já citado outras vezes neste blog. Davis escreveu em 2006 o livro chamado “O Monstro bate à nossa porta – a ameaça global da gripe aviária” , do qual o título já diz a que veio. Criticado pelo seu tom “apocalíptico”, Davis apenas se baseia em fatos extraídos de documentos oficiais e que obviamente não são de conhecimento público.

Ou seja, não é “catastrofismo” e tampouco o autor é um visionário: o confinamento de animais para abate (notadamente frangos e suínos), o desmatamento de florestas e matas para benefício de grandes fazendas, as péssimas condições de higiene em granjas industriais e "fundo de quintal", o modo como estes animais são tratados e abatidos e o contato entre seres humanos acabam criando condições para o surgimento de novas doenças ou variações virais como é o caso deste agente da gripe suína. Davis cita o exemplo de uma dessas megafazendas de criação de suínos nos EUA que produz mais esgoto do que a cidade de Los Angeles, segunda maior cidade dos Estados Unidos com quase 4 milhões de habitantes (sem contar a região metropolitana). Se pensarmos o que acontece ao redor do mundo em megafazendas, granjas industriais e em açougues clandestinos sem a mínima condição de higiene, não é difícil prever que a humanidade continua e continuará exposta a estes vírus e suas mutações.

Leptospirose, ebola, dengue, malária, gripe aviária, gripe suína...saudades da velha comida da vovó, que tinha em sua fazendinha 1 dúzia de galinhas, 3 porquinhos (não, não tinha nenhum lobo mau) e ninguém ficava doente por isso.

27 comentários:

  1. é... espero que seja como as outras epidemias que surgiram... o povo fala, fala e fala, e depois esquecem...

    ResponderExcluir
  2. Teorias conspiratórias são demais! Também curto a criatividade de como esse povo inventa as deles.

    E o cêrumano é cheio de botar a culpa nos animais, não? Nós, sim, podemos ficar doentes e passar tudo pros bichos; eles, não! Se ficam doentes, devem ser abatidos, esquartejados e queimados.

    Seja como for, pra tudo, nada é mais eficaz do que o chá de alho da vovó. Pelo menos, é o que ela sempre diz :-P

    Abraços o/

    ResponderExcluir
  3. todo o dia surje uma doença nova e uma cura pra essa doença.

    é sempre assim,você vai no fundo da amazonia fazer porcaria nenhuma e traz com você uma doença que ninguem tem imunidade.

    a maioria das doenças de hoje em dia são causadas por isso,o povo vai lá pega a doença sem saber e pow epidemia.

    ResponderExcluir
  4. Pra que se preocupar, né? Amanhã surge uma nova desgraça!
    Enquanto isso ... máscara no povo!

    ResponderExcluir
  5. brother..essa história d egripe suina é ridiculo.. a midia querendo impor o caos na sociedade. tudo bem que temso que ficar ligados, mas pqp..só pq apareceu uma doença mais na moda quer dizer que a dengue sumiu, esqueceram que a dengue ta matando uma galera no brasil, que o surto nunca foi controlado... a pelamor hein..gripe suína da mais grana.. a galera ta tão empolgada com isso..que até sobre o nome da doença estão discutindo..sinceramente é lamentável.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Groozinho!

    Você tem 30 anos?

    Mas está com um corpinho de 25, hein? rs...

    Nem posso falar muito, pois você fez o favor de colocar uma foto com algo tampando seu rosto! rs...

    Bom, vou parar de bobagem e falar da tua postagem, né?

    Hoje há outra epidemia da qual pouco se fala: Surto de loucura!

    É esta prega que gera estórias a respeito de tudo, faz as pessoas taparem o sol com a peneira e afins!

    O que será, senão o devaneio, que leva as pessoas a meterem pau no planeta achando que vão escapar ilezas da fúria da natureza?

    Lamentavelmente, eu, você e tantos outros que se ocupam em salvar a Terra, mesmo que com pequenas atitudes, somos atingidos pelas pragas...

    ... pensando bem, acho que a gripe do porco não me pega não:

    - EU SOU CORINTHIANS!!!

    rs...

    Adorei a tua abordagem!

    Kiso!

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. tirando que o texto é muito bom. as charges são demais!

    ResponderExcluir
  8. Eu não tinha ouvido falar dessas teorias conspiratórias, pelo lado surreal da coisa são bem interessantes até !!!!! o que fiquei sabendo é que já estão se espalhando os vírus de computador por conta do vírus da gripe suína.... esse vagabundos cybernéticos de plantão não perdem tempo......

    A Mídia em geral gosta desses alardes (eu também !!!) ninguém mais fala de Susan Boyle, agora é só Swine Flu ....

    PS. Obrigado pelo cometário lá no Plutão, sem dúvida estamos bem, cancelamos qualquer pouso de naves vindas da Terra em nosso Complexo Espacial Interplanetário ......

    abraço !!

    ResponderExcluir
  9. Rapaz...
    Ou, desculpe...
    Velho de trinta...
    Eu sabia que era tudo culpa daquele porco do Osama! Fez aquela sujeira em N.Y. e nem limpou a poeira. Pior! Porco que ele só, ainda por cima não come peixe. Aí, sem vitaminas provenientes do mar, fica gripado e espirra na humanidade. Porco! Nunca quis a cabeça do Bin, agora quero!
    Será na Copa do Brasil? Será no Brasileirão?

    ResponderExcluir
  10. Logo mais encontram uma passagem dizendo que Nostradamus previu isso! Tudo obra do anti-cristo!

    ResponderExcluir
  11. Achou alguma coisa no site atual da UNESCO?
    Meu avô paterno, Laffayette, morreu (em 1918?) de gripe espanhola; ele trabalhava na "conlurb" da época, e recolhia cadáveres da epidemia, até que virou um, me impedindo de conhecê-lo, e deixando minha avó Ermelinda viuva com dois filhos...
    Estórias da história...
    BJS!

    ResponderExcluir
  12. Daqui a pouco todos esquecem de tudo isso assim como esqueceram as outras epidemias. Fato é que o Lobo-Mau realmente poderia curar tudo isso.

    ResponderExcluir
  13. Olá, gripes seguindo o ritmo da informação atual, dessa modernidade que confina todos e tudo... Enfim, uma mascara para a crise economica, deslocamos a crise para o interior do homem mais uma vez... E buscamos o auto exterminio.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Adoro seu blog pelo fato de que sempre depois de lê-lo a gente tem a sensação de que saiu, pelo menos, 0,5% mais inteligente só porque entendeu tudo sobre aquele assunto que passou no jornal de manhã.

    Confesso que levei um baita susto quando soube dessa gripe. "Pandemia" esse nome tem poder, dá um medo na gente. Mas mesmo assim fiquei com uma pulga atrás da orelha: Porque tanto barulho por causa de um gripe, seja lá de que animal for.
    Ou seja, o povo gosta de drama, o jornal de notícia e os governos de um assunto bombástico que desvie a atenção das suas cagadas. Tudo certo já!

    Beijos, Groo.
    Você é impagável!

    ResponderExcluir
  15. Cara... !!
    Acho que o povo enfatiza tudo que é tragédia...
    É igual quando morre alguém na esquina... as vezes, ninguém nem conhece... corre o risco de rolar um novo tiroteio, mas ainda assim as pessoas estão lá para lamentar pelo cadáver.
    Acho que a todo dia surge uma nova doença e com isso novas curas... e digo até que comparo essa a uma "nova dengue" .. pois acho que uma variação pode matar, porém as outras o causaum uns estragos, mas vamos ver, neh ...

    Como diria meu avô(que se morasse numa caverna rodeado de livros, chamaria de sábio): É o fim dos tempos... o homem pagando pelas atrocidades a natureza!

    Té,
    beijos. xD

    ResponderExcluir
  16. adoro tuas teorias conspiratórias, essa lula deve estar odiando, afinal tira o foco de dona dilma.
    seria esta mais uma teoria? :-)

    ResponderExcluir
  17. Estou torcendo para que voce conheça logo Ouro Preto, irá adorar.
    Essa gripe tá dando o que falar rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Fala meu camarada, valeu pela visita!

    Por falar em porco, que sorte que esse timinho deu hoje. eu já comemorando a eliminação...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Groo, cumpadi, a gripe suína é coisa de gente porca mesmo. Vc mesmo exemplificou que a situação não está assim por causa do porco, mas sim por causa do homem que é um porco (lembrei do baby).

    O problema agora é conter somemte e bucar uma cura. Não deve ser tão complexo assim uma cura pra uma gripe, né? Vovó sempre sabe, né? rsrs Acho que a gente vai ter que pedir pra medicina chinese mesmo. Lá eles comem porco e bastante. rsrsr

    Abração!!

    ResponderExcluir
  20. hehe... massa sew blog
    http://drehosbourne.blogspot.com

    comente en minha enqueti

    ResponderExcluir
  21. Isso deve ser alguma doença inventada de laboratorio assim como a AIDS

    ResponderExcluir
  22. Sobre a doença, só torço para que demore bastante a chegar aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  23. suas charges são massas, e como o guri ali em cima disse: "Vc mesmo exemplificou que a situação não está assim por causa do porco, mas sim por causa do homem que é um porco".

    ResponderExcluir
  24. Bom, o que eu acho engraçado é a forma como a mídia trata o assunto. Ninguém explica ao público o que é uma virose. Eu vi na TV que "devemos nos atentar aos sintomas da gripe aviária: febre, fraqueza, dor de cabeça e dor nos olhos". Bom, toda a gripe tem basicamente os mesmos sintomas, independente do vírus que a causa. Quando fazemos um tratamento, é contra os sintomas, e não diretamente contra o vírus. Taí um passo pra deixar todo mundo desesperado pensando que está com a gripe suína. Tornar-se-à uma pandemia ANTES de ser realmente uma pandemia. Só por causa do pânico que está causando. Milhões de gripados psicologicamente.
    Beijos de uma bióloga que tá P* da vida com a TV brasileira, que, além de não ser muito instrutiva quando à gripe aviária, conta com pessoas-pérola como a nossa "querida" apresentadora Ana Maria Braga, formada em Biologia por uma grande universidade pública aqui de SP, e que consegue confundir Floresta Amazônica com Mata Atlântica. Eca.
    Out!

    Beijos,
    Stephany
    http://olhar-blase.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Tá ligado que já temos 4 suspeitas de gripe suína (ops...ela ja foi rebatizada)...gripe A...aqui na Bahia, né?
    Tão certo como o remédio caseiro de voinha é o ditado: "brasileiro só fecha a porta depois de roubado". Talvez agora eles prestem atenção nos cuidados que devem ser tomados nos criatórios.
    Até isso acontecer, vamos abastecer os armários com máscaras.

    ResponderExcluir
  26. Acho que daqui a uns anos o problema do latifundio no Brasil vai ser resolvido so pelos problemas originados por bichos criados em fazendas...gripe supina, gripe aviária...poxxa!, daqui a pouco será tosse cavalar, febre do gado...por ai vai...
    É péssimo essa mídia gripada suinamente.
    Obrigado pela visita no blog.volte sempre.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.