A fé

Como se diz por aí, quem tem fé, tem tudo.

Fé em Deus, fé em políticos, fé nos milagres, fé no atacante perna de pau que uma hora desencanta, fé no amigo que vai te pagar aquele dinheiro emprestado, fé naquele partido político que era de esquerda...

Estou aqui com dois exemplos dos quais só a fé, misteriosa, pode explicar.

A posse do Obama é um espetáculo da fé – de todo o mundo, na verdade, e não apenas dos estadunidenses ( ou ao menos de boa parte deles). É como se todos os anseios de todos os povos fossem canalizados em um homem alçado ã condição de semi-deus. Super Obama vai retirar as tropas do Iraque. Super Obama vai dar um jeito na economia. Super Obama vai conseguir a paz entre israelenses e palestinos. Super Obama terá um olhar diferente para a África. Super Obama acabará com o embargo à Cuba. Super Obama dividirá as águas do Mar Vermelho e conduzirá o povo à terra prometida.

Eu tenho fé que Obama faça um governo bem diferente do terrorista George Bush - e tenho fé que este sujeito se isole no seu rancho no Texas e dedique-se à criação de asininos, animais dos quais ele tem muita afinidade. Se nosso brother Barack fizer isso, já está bom. Veja que minha fé é modesta...

Já o outro tipo de fé é bem mais difícil de explicar. O desabamento do teto de uma igreja Renascer em São Paulo merece todas as investigações para que se apurem as responsabilidades (sejam da igreja, da prefeitura de São Paulo, do CREA, sejam lá de quem for) e que a justiça – dos homens – seja feita, afinal foram 9 mortos e vários feridos.

Surpreendentemente, a igreja Renascer está falando em “milagre”. Sim, “milagre” pelo fato da igreja não estar lotada, o que configuraria uma tragédia ainda maior. Como é mesmo aquela frase? “Dos males, o menor”...ou o "menos pior", vai saber. Os pastores da igreja continuam suas atividades normais e dizem que a morte de 9 pessoas aconteceu “porque Deus sabe o que faz”.

Mas quando os líderes da igreja são presos nos EUA por contrabando e conspiração, aí não é com Deus, e sim com Satanás.

Satanás, por falar nele, está “criando mentiras sobre o desabamento”. E possivelmente este blog e tantos outros que se prestem a falar sobre as investigações que devem sim ocorrer na igreja estejam sendo escritos por Satanás. Repórteres da Globo tiveram seu trabalho impedido. Como sabem, a Globo é o diabo!
Mas, como o Senhor é misericordioso, o troféu que o jogador Kaká ganhou como o "melhor do mundo" em 2007 não estava na igreja. Deus sabe mesmo o que faz.

Fé é o mesmo que confiança, segundo o Aurélio ( o porteiro aqui do prédio, seu Aurélio. Gente fina!). Dá pra confiar no Obama? Quem sabe? É esperar pra ver. As expectativas são grandes. A fé, neste caso, ainda se sustenta pela esperança e pelo desejo de ver um mundo diferente, apesar de que é preciso ter muita fé para depositar em políticos.

E na igreja Renascer e seus líderes, dá pra confiar? Não estou envolvendo o divino, mas ter fé em uma instituição que utiliza a palavra de Deus e os (belos) ensinamentos de Jesus Cristo ao mesmo passo em que seus líderes estão presos nos EUA por contrabando e ainda responderão, no Brasil, por crimes como lavagem de dinheiro, ocultação de bens, formação de quadrilha e estelionato chega a ser um exagero...tanto quanto considerar o "apóstolo" Estevam como pai ( tem orkut? Dá uma olhada nessa pérola). Mas não é só a Renascer, não. O que tem de igreja por aí enrolada mas defendida a "unhas e dentes" pelos fiéis nem se conta!

E a fé se materializa:



Bem, eu tenho fé de que você, ao ler estas mal-digitadas, não  me mande pro inferno...aqui é só um blog acompanhado por 3 ou 4 leitores, calma...tenha fé, um dia eu canso desse negócio e deixo a blogosfera com um chato a menos!

14 comentários:

  1. :~

    Primeiramente, quando eu soube da notícia do teto desabado, eu estava assistindo ao Domingo Espetacular e pararam tudo, 'estilo plantão'. Não nego que primeiramente, eu dei risada. Até sabia que tinha gente na igreja. Sinceramente, é como minha mãe diz, Deus pode fazer muitas coisas, mas, outras, o pessoal facilita para que aconteça! Dizer que o teto desabou porque Deus quis, creio eu que é forçar a barra demais, não?
    Quer dizer, você viu aquela beata que roubava o donativo da Igreja e depois fazia o sinal da Cruz?
    Sinceramente, eu sou contra os donativos que o pessoal fazem nas Igrejas. Tudo bem, alguma ajuda é necessária para manter a limpeza e tudo, mas, eu sempre digo a quem doa que se quer fazer boa ação, dá o dinheiro pra alguma instituição ou pra alguém que esteja morrendo de fome porque...é né, Deus não tem conta bancária. Sei lá, fico com o pé atrás de dá parte do meu salário a Igreja, sendo que na escadaria tem um morto de fome.

    De qualquer forma, todo mundo venera Obama e estou achando isso um saco já. Já deu tudo o que tinha, já sei a biografia dele de cabo a rabo e não vamos esperar que ele mundo o mundo, né? Espero que ele resolva muitas coisas e tirar tropas estadounidenses de territórios do Oriente Médio já é um grande começo...mas, olhar diferente pra África? Tenho minhas dúvidas viu?

    Ah, eu mudei o layout do blog. E tem um post sobre isso antigo (do dia 20 sobre isso...me dá sua opinião sobre o layout depois?)

    Até! ;*

    ResponderExcluir
  2. Ah sim, quanto ao seu comentário: obrigada pelas palavras =)
    e de qualquer forma, eu não sei o que vou fazer, mesmo. Só fico chateada com comentários negativos das pessoas mais próximas, sabe? E o pior, é que nessas horas, fica uma forte impressão que o que é dito não é pelo meu bem. Jornalismo também é uma opção, mas, todo mundo dizendo que daqui há alguns anos jornalistas vão ser inúteis, que será uma profissão tão fracassada quanto a de blogueiro e eu digo o quê? Fico calada, né. E insegura também.

    ResponderExcluir
  3. HAHA!
    Boa! Barak pode ser uma esperança, mas também uma ameaça, pois querendo ou não ele está no comanado da super potência falida EUA, e é utopia, viagem total pensar que ele vai deixar os grandes empresários de lado, pra ajudar os negrinhos, os iraquianinhos e os palestininhos!
    Quanto a Igreja Renascer, blah!
    Deus aceita cartão e passe de ônibus aqui em Piracicaba. Esse dinheiro não foi invetido no teto da igreja, o teto caiu na cabeça dos pobres alienados, depressivos, ex dependentes quimicos, ex prostitutas, casais em crise, vitimas de macumba ... mas não na cabeça de quem deveria cair.
    Eu tenho fé em um Deus vivo, um Deus que gera vida através da vida, por isso não frequento igrejas, mas admiro algumas tradições e celebrações cristãs e até mesmo as religiões orientais!
    Enfim, o mundo é uma ilusão cara ...

    ResponderExcluir
  4. ps: Olá Jaime!

    Jaaaaaaaaaaaaaaaaiiime!
    O menino está com sede e não temos laraaanja!!!

    uahuahauhauhauha

    30 anos é uma idade semi geriátrica onde a criatividade se manifesta, seja pelo tricô, reforma de imóveis ou blogs tipo esse!
    hehe

    eusousemgraça.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não confio tanto assim no "Obraminha" não. ( Isso foi uma piada, sorria )Acima de qualquer espectativa que estamos criando, temos que lembrar que ele é "americano" ( leia-se estadunidense ). E isso influência muito, é óbvio que ele vai governar pro país dele, pensando no bem dos EUA e não no do mundo inteiro. E se ele governar bem, meio que por consequência o resto do mundo pode ter algumas vantagens. E sobre a igrja vou ser bem clara sobre o que eu penso. São um bando de ladrões, que enganam as pessoas, e seguidores das antigas artimanhas da igreja católica. Pois pra mim, o que eles fazem é a mesma coisa que a igreja católica fazia, vender indugências, 'pedaços do céu'. Mas vejamos o que é a tecnologia, pelo menos lá aceita cartão de crédito, você pode parcelar o seu terreninho perto de Deus. Ótimo né ?!

    Bjs, adorei o post.
    Não tô conseguindo ficar como seguidora :x

    ResponderExcluir
  6. Mais um post espetacular...
    Fala aí...vc é jornalista ou algo do ramo??
    Vai escrever bem assim longe.!

    É, acho que é o 5° post sobre Obama que eu leio hj, estou começando a achar que ele fez alguma magica pro mundo olhar pra ele com esses olhos.
    Espero sinceramente que ele mude "o mundo", ou que mude pelo menos o modo como os EUA vêem o mundo.
    Em relação à Renascer...É triste ver como o ser humano sempre tenta colocar Deus no meio das coisas que na verdade estão muito mais perto de erros de nós mortais.
    É a cabeça humana, a pequena e insuficiente capacidade de pensar correto. =/

    ResponderExcluir
  7. Desculpa, Jaime! hihi
    Já estudei esse fenômeno sim, inclusive uma menina que se formou ano passado fez o TCC sobre isso, pq ela sofreu muito pq era gordinha, e eu porque era mangrela e dentuça.
    Acontece, mas não deve acontecer!
    abraços!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia;1

    Nem pense em cumprir essa ameaça (sair da blogsfera), estais louco???

    hihihi...

    Aff, se vc sair um dia a blogsfera não será mais a mesma. Estas palavras podem soar como falsas e clichês, mas acredite em mim: - Não sou alguém de elogiar aquilo que não gosto, nem sou de fazer média, ok?

    Este texto está brilhante, do começo ao fim.

    Sobre Obama, eu, sinceramente, não o vejo como a salvação da lavoura, mas também não o odeio, afinal com relação às opiniões sobre ele, as pessoas parecem ser bem extremistas: ou amam ou o odeiam (a maioria mataria por ele!).

    Eu estou aqui na expectativa.
    Afinal, ele tem o carimbo MADE IN U.S.A. , temos que esperar para ver, neste jogo, qual bicho vai dar, sabe?

    Sobre igreja, sinceramente nem sei o que comentar, faltam-me palavras. Esta, eu passo!

    Kiso
    =*

    PS.: Muito obrigada pela visita e comentário. Sua participação é sempre bem vinda ao G.P.

    http://garotapendurada.blogspot.com/
    http://ocaoinfiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Muitíssimo obrigado a todos pelas visitas e comentários.

    A título de informação, o casal picareta da Renascer agora pede doações. A informação é do portal Terra com fonte na Folha de SP:

    Dirigindo-se aos fiéis, o apóstolo Hernandes pediu uma doação especial dos fiéis para a reconstrução do templo desabado. "Venham aqui, à frente do altar, apresentar as suas doações. Porque a quem dá, Deus não permite que falte nada", disse, de acordo com o jornal.

    Ao comentar a tragédia, Hernandes comparou-se ao personagem bíblico Jó. "Também a casa de Jó caiu com seus filhos dentro", disse. "Mas o sofrimento e a dor me glorificam", afirmou, ainda de acordo com a Folha.


    http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3464979-EI12967,00-Em+telao+fundadores+da+Renascer+pedem+doacao+especial.html

    ResponderExcluir
  10. Eu que sou de Sampa "Groo", posso dizer pra você e para seus leitores que na Renascer já se usam até as maquininhas para que o irmão ou a irmã use seu cartão de débito ou crédito para conferir seu dízimo, "chic no úrtimo", para quem gosta de entrar com dólares não declarados nos aeroportos das superpotências, maquininha de cartão não é nada, né..........Que Jesus volte logo, pois o povo está fazendo fortuna com o nome dele......hehehehehe...........já pensou se ele fosse cobrar a parte dele!?

    ResponderExcluir
  11. não confio no obama. acho ele perfeito demais. com promessas demais. sorrisos demais. ele me cria suspeitas. mas, vou ficar na minha. prefiro ter fé nele depois de algo concreto.. ta mto cedo pra dizer q ele é maravilhoso. vou sentar, acender um cigarro e esperar pra ver o q acontecer.

    vou linkar vc. adoro seus textos.. ;D

    ResponderExcluir
  12. Já te disse, né?
    Sou sim, repleta de esperança.
    Sempre.
    E não a deposito em um homem. Mas, na crença, na minha crença, de que, existem sim, pessoas com boa vontade e força. Ideias que não morrem, justiças que não tardam e vidas que não se calam.
    Eu acredito, Groo. Ainda que os meus olhos doam de ver o que a humanidade mostra.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog, passa lá no meu .
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do seu blog, os seus textos são muito bons

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.