sábado, setembro 24, 2005

It's evolution, baby!


Tem restaurante novo no pedaço!


Estava o velho Groo fuçando numa caixinha onde mamãe guarda suas coisas e encontra um livrinho amarelado, com umas páginas já degustadas por traças. É um livrinho de catecismo. Interessante. Entre orações e preceitos da moral cristã, há um capítulo dedicado às “obrigações”. Tem pra todo mundo: pro rico, pro pobre, pro marido, pra esposa...
E aí estão as obrigações aos rapazes e às moças. Leiam e reparem que pouca coisa mudou nestes quase 50 anos...


Obrigações dos rapazes

1. Completar sua instrução religiosa estudando o catecismo e ouvindo com interêsse a palavra de Deus.

2. Respeitar os mais velhos.

3. Evitar as diversões perigosas.

4. Fugir da ociosidade e de companhias suspeitas.

5. De noite, voltar cedo para casa.

6. Não tirar nada às escondidas, especialmente dinheiro.

7. Evitar namôros sem finalidades, cantigas profanas e a leitura de revistas ou romances indecentes.

8. Fugir das casas onde reina a impureza.

9. Respeitar as moças e só namorar com quem pode e pretende casar. (grifo deles)

10. Pedir muito a Deus para não errar na escolha do estado.



Obrigações das moças

1. Em todas as ações guardar modéstia e recato.

2. Ser a alegria da família.

3. Ser, na conversação, caridosa e pura.

4. Habilitar-se para ser boa dona de casa.

5. Trajar honestamente evitar excesso de luxo.

6. Excluir bailes, certos cinemas e namôro com quem não pode ou não se quer casar. (grifo deles)

7. Não fugir da vigilância paterna, durante o namôro e o noivado.

8. Evitar a ociosidade.

9. Levar vida de profunda piedade.

10. Pedir a Deus a graça de acertar na escolha do estado.

11. Opor-se a casar com parente.

Revista de Catecismo – 1957


Mas por que o velho Groo escreve aqui neste “blog” um trecho de uma revista de catequese de 1957? Esqueci...Ah, sim: Nesta semana que passou estava um pobre, frustrado e afônico professor saindo de uma das escolas onde leciona (ou tenta!) Ingrêis quando vê um grupo de alunos ( que deveriam estar na sua aula há 1 hora ) em volta de uma discoteca ambulante ( um desses carros onde a aparelhagem de som vale umas 3 vezes mais o valor do veículo) cantando e dançando alegremente um pagode.
“Pô, Groo, vai ser chato assim lá no Maine...o que que tem um pagodinho?” É verdade...para este apreciador de Pink Floyd, Stones (fase Brian Jones),Led, Sex Pistols, Guns n’Roses, Manic Street Preachers dentre outros, música é gosto, e gosto não se discute. Mas, ao passar próximo do grupinho, viu duas alunas com seus 15 anos dançando ao estilo...hã...bom, deixa eu colocar aqui um trecho da música que tava rolando e que hoje é grande sucesso em Salvador:

ELA É DOG ( Oz Bambas)

toda noite ela quer fazer esquema
pega um, pega geral,pra ela não é problema
no carro, no cinema, ou no meio do mato
estilo cachorra, ela fica de quatro
ela é dog(dog, dog, dog)
she is dog(dog, dog, dog)
ela é dog(dog, dog, dog)
she is dog(estilo cachorra)
minha prima, chega pra debaixo,
não se reprima encare os fatos
eu sei que você quer,
eu sei que você gosta
parede, parede, parede de costas
ela é dog(dog, dog, dog)
she is dog(dog, dog, dog)
ela é dog(dog, dog, dog)
she is dog(estilo cachorra)

Legal, né? Então... aí o professor de Inglês tentar ensinar ao menos o verbo to be e vem uns pagodeiros gente boa e detonam! Parabéns aos caras! É por isso que eu digo: vamos substituir os professores por pagodeiros e apresentadoras de TV!
Mas a letra da música é profunda e creio que seria aprovada pela revista de catecismo de 1957... Os soteropolitanos orgulham-se de terem dado ao mundo Caetano, Gil, Gal Costa, Bethânia, Caymmi, Tom Zé, João Gilberto e tantos outros. Hoje, porém, Salvador exporta este tipo de música, com suas dancinhas “sensuais” para as massas. E os shows dessa galera do pagoxé ABUNDAM pela cidade inteirinha, não deixando espaço praticamente para nenhum outro estilo musical.
Mas é isso aí mesmo...dizem que é evolução, não? Pois quando o velho Groo observa a galera simulando a cópul...digo, dançando esses ritmos, pensa um pouco alto:
- Puta merda, 4 milhões de anos de evolução pra acabar nisso aí!

MENSALÃO DO FUTEBOL

Só quem não acompanha futebol com regularidade surpreendeu-se com a denúncia de manipulação de resultados em jogos do campeonato brasileiro. Tinha um jogador aí que era artilheiro do campeonato com 09 gols. Os 09 gols de penâlti.
Nem o Rogério Cênico tem tantos.

HIGIENISMO?? OH,NÃO, APENAS “RELOCAÇÃO”...

A prefeitura do Serra está construindo rampas “anti-mendigos” na Avenida Paulista. É isso aí, prefeito! Esse cimento áspero é só o primeiro passo! Depois, basta construir umas cercas de arame farpado eletrificado no local!
Ou chamar aquela galera que andou detonando os mendigos durante a madrugada no centro de São Paulo. Vão unir o útil (pro Serra) ao agradável (para masoquistas aloprados).

sábado, setembro 17, 2005

GROO,FAMOSO ANÔNIMO...


Bob Jefferson, mártir brasileiro...


Gênio da lamparina

Gerivaldo andava na pindura, até que encontrou uma lamparina velha, enferrujada e passou a camisa para lustrá-la. E surge um Gênio.
-Oba! Oba! Então vocês existem mesmo! Vou tirar o pé da lama, agora!
-Peça o que quiseres, amo, você tem direito a um pedido!
-Um pedido??! Ué, não eram três pedidos?
-Primeiro, amo, que os tempos estão difíceis...segundo, sou um gênio brasileiro! Peça com cuidado, escolha bem o que vai pedir, pois não posso voltar atrás!
-Hmmm...tá bom, ta bom...deixa eu ver...hmmm...já sei! Quero 5 milhões de reais, gênio! E já!
-Seu pedido é uma ordem, amo...mas o que pretende fazer com o dinheiro?
-Ora, isso não é da sua conta...me dá logo meu pedido!
-Perdão, amo...mas, para realizar seu pedido eu preciso saber o que pretende fazer com ele...são novos tempos, amo!
-Ah, ta bom, ta bom...olha só, primeiro vou comprar um super carro, luxuoso, potente...e mais uma frota de veículos, pra abrir uma empresa de táxi...uma bela casa com vista pro mar...numa ilha, de preferência...vou abrir meu próprio negócio...uma faculdade, que ta dando dinheiro hoje...o que mais?Ah, uma fazenda pra criar gado selecionado! Ahnn...Ah! Um Iate! Luxuoso! Só pra visitar umas ilhas...hehehehe...O que mais? Viajar...é...é isso, gênio! Quero meu desejo realizado agora!
-Seu desejo é uma ordem, amo!
Mas, ao invés dos 5 milhões, o que Gerivaldo recebe é apenas uma cédula de 5 reais...
-Gênio! Que brincadeira é essa??! Que que é isso? Eu pedi 5 milhões, não 5 reais, apenas...
-Sim, amo...eu ouvi perfeitamente...Mas, como disse, sou um gênio brasileiro...
-E daí?
-E daí que eu fiz os cálculos: Como você vai querer um Iate, tem que pagar a Contribuição à direção de Portos e Costas...sem falar na taxa de outorga dos serviços aquaviários... E, se você pretende comprar um carro de luxo, tem o IPVA, IPI, Licenciamento, seguro obrigatório e tal...mas, como você quer também uma frota de veículos para abrir empresa, então já antecipamos e pagamos o SAT – Seguro Acidente de Trabalho...claro, você vai contratar motoristas,certo, então tem INSS,FGTS,contribuição Laboral, Patronal,SEST(serviço social dos transportes)...
-Tudo isso?
-Tem mais, amo...como você pretende comprar uma casa, tem o IPTU, taxa aos órgãos de fiscalização,TIP (taxa de iluminação pública), esgoto, água, lixo...no caso da fazenda, tem o ITR,contribuição ao INCRA,SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural),TCFA (Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental), FUNRURAL...
-Mas é tanta sigla...
-E ainda tem mais, amo: como você quer ter uma faculdade, tem que pagar as taxas do FNDCT(Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), contribuição ao FNDE, Taxa de Licenciamento para Funcionamento e Alvará Municipal, Taxa de Avaliação in loco das Instituições de Educação e Cursos de Graduação, órgãos de fiscalização,Vigilância Sanitária, MEC,CREA...
-Minha nossa...
-E ainda tem as tarifas monetárias: CPMF, IOF, IR, CADE ( 5 milhões é muito dinheiro, amo!),Tarifas do banco,cartões...
-Droga, gênio, mesmo assim sobra mais do que 5 reais...
-Ainda não acabei, amo...como você será empresário,também, ainda tem a Contribuição ao Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena Empresa (SEBRAE), Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Comercial (SENAC), Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado dos Transportes (SENAT),Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI), Contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizado Rural (SENAR),Contribuição ao Serviço Social da Indústria (SESI),
Contribuição ao Serviço Social do Comércio (SESC), Contribuição ao Serviço Social do Cooperativismo (SESCOOP), Taxa de Emissão de Documentos (níveis municipais, estaduais e federais), Taxa de Fiscalização CVM (Comissão de Valores Mobiliários), e já incluímos nisso tudo o FEAFIPARPOL...
-Que diabos é isso?
-É o Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos! Afinal, o senhor amo é um cidadão eleitor, não?

MORAL DA HISTÓRIA: Nunca peça nada a um gênio tributarista!


INCONFORMADO!

Até agora estou inconformado com a cassação do grande mártir Bob Jefferson! O congresso não deveria ter feito isso conosco! Agora, agüenta:

Em breve, o DVD! Não percam!

GROO NO JÔ SOARES!OBA!OBA!


Você viu primeiro aqui! qua qua qua!

Esta "famosa" charge (Kit Desgraça) rodou pela Internet e foi parar no programa do Jô Soares! O criador desta baboseira estava dormindo feito um anjinho e perdeu o momento "histórico". Groo é o "famoso anônimo"! Algumas dessas bobagens são publicadas em http://www.humorsantista.com onde o Groo ataca como "Ministro Veiga", tá ligado?


AH, EIS O MOTIVO...

Pesquisa “revela” que 75% dos brasileiros acham o ato de ler “muito difícil”. Deve ser por isso que:

a) pagodeiros fazem sucesso;
b) atores-modelos fazem sucesso;
c) Bob Jefferson faz sucesso ;
d) Jornal Nacional é líder de audiência;
e) Ninguém gosta deste blog. 82 visitas em duas semanas e 03 comentários. Mas, como o velho Groo não liga pra essas coisas, vou jogando essas bobagens na Intelnet. Depois de um rabisco aparecer no Jô Soares, minha ambição agora é a "Sessão do Descarrego", líder de audiência das madrugadas!


terça-feira, setembro 06, 2005


Severino chegou lá...


DOMINGO DE SOL
Domingo, 04 de setembro, foi um bom dia de opções para o soteropolitano. Além do sol em sua plenitude, convidativo para uma boa praia, a cidade ainda teria a Parada do Orgulho Gay e a VI Bienal do Livro da Bahia. E ainda teve show do Chico César. 


Amante da leitura, resolvi ir para a Bienal do Livro. É bem verdade que o tráfego foi modificado por causa da Parada Gay, mas enfrentei um congestionamento daqueles e ainda bem distante da Bienal. Uma multidão de pessoas gritava, aplaudia, tambores tocavam, baianas lavavam a calçada da rua...Mas o que seria aquilo? Uma das muitas festas religiosas de Salvador que um paulistano abestalhado ainda desconhece? Ou seria o Zezé de Cagado que estaria na cidade para o lançamento (pela janela) de seu filme?


Mas,nada...e não é que vejo uma cabeça branca no meio da multidão acenando pro povo? Minha nossa...como eu pude esquecer? O aniversário de Painho ACM! Putz! E nem um telefonema, um cartãozinho...esqueci completamente! Tive ímpetos de sair do carro, avançar dentre a multidão para ajoelhar-me diante do grande líder e pedir a benção. Mas aquele monte de gente em volta e a fila de carros buzinando logo atrás trouxeram-me à realidade. Não pude falar com Painho, que pena!


Mas nosso líder não ficará sem homenagem do Groo, aqui. Coletei algumas frases de fãs que fizeram vigília na entrada do prédio onde mora Painho e que foram publicados na nata do jornalismo baiano, um jornal acima de tudo imparcial, o “Correio da Bahia” ( do qual Painho, gentilmente, cedeu o controle aos filhos e netos! Que alma caridosa!). Vejam o quanto o líder é querido:

Nós lidamos com turistas e eles sempre nos perguntam por que Salvador está tão bonita. Nossa resposta é que tudo é fruto do trabalho de ACM, que é muito bairrista e quer tudo para o nosso melhor. Aí, eles dizem que precisam de um ACM emprestado na cidade deles.”

“Gosto mais dele (ACM) do que de meu próprio pai.”

“Tenho 52 anos e desde os 24 voto nele. Sou amigo e não quero nada em troca. Se ele me pedir todos os 10 carros de minha loja para usar em uma campanha política, eu dou na mesma hora.”

“Já havíamos ouvido falar do amor dos baianos por ACM; Mas nunca tínhamos tido a oportunidade de presenciá-lo. Quando vemos o Pelourinho como está hoje, fruto também do trabalho do senador, entendemos por que
.”
(turista de São Paulo)

Feliz aniversário, Painho! E obrigado pela ajuda de custo mensal em nome de todos os professores da Bahia.
A CONTRIBUIÇAO BRASILEIRA





E o que o Brasil, do presidente Lula, oferece? Severino Cavalcanti embarca para Nova Iorque, onde participará de um encontro de presidentes de parlamento do mundo todo. Eis a contribuição do Brasil: Os estadunidenses verão que pode, sim, existir desgraça maior que furacões e terroristas...isso servirá de conforto para nossos amigos ianques...


EU NÃO SOU CHATO!
Depois vocês pegam no meu pé, dizendo que eu demonizo a televisão brasileira. Mas leiam isso:

Amassos - Cenas calientes de
Juliana Paes e Murilo Benício em "América" têm inspirado crianças. Uma menina de dois anos tacou um beijo na boca do amigo ao ver a novela.

Pois é, pois é: quem não acredita, taí o link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u53197.shtml


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails